Dicas Importantes

Pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Nossa instituição tem por finalidade proteger e assistir animais carentes por meio de trabalho voluntário. Seja, você também, um voluntário da APIPA. Esperamos por você!

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Para ajudar os tutores que buscam melhorar a qualidade de vida dos pets, o especialista Alexandre Merlo indica quais são as causas mais comuns de alergias e coceiras.

Cada vez mais os cães ganham um espaço considerável nos lares das famílias brasileiras. Com este aumento de afeto, os níveis de preocupação e cuidados também se elevam. Neste sentido, as clínicas veterinárias passam a receber mais animais nos atendimentos dos mais diversos tipos de situações. Contudo, de acordo com uma pesquisa feita pela companhia global de saúde animal, Zoetis, a coceira em cães é um problema frequente e aflige, pelo menos, 40% dos animais que vão ao veterinário.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Humanos podem transmitir doenças para os animais em um processo denominado de Zoonose Reversa ou Zooantroponose.

É muito comum ouvirmos sobre as doenças que podem ser transmitidas por cachorros aos seres humanos. E o inverso? Nós, seres humanos, também podemos transmitir enfermidades para o nosso animalzinho de estimação? Sim, podemos! O homem pode transmitir doenças para os animais em um processo inverso de transmissão, cujo termo científico é Zooantroponose ou Zoonose Reversa.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Procure conhecer os estabelecimentos de hospedagem de animais em sua cidade, para deixar seu pet por um dia ou vários, sempre que, por algum motivo, precisar ausentar-se de casa.

Quem tem um cãozinho, muitas vezes evita fazer viagens para não deixar o animal sozinho, já que não é todo lugar que aceita hospedá-los. Em outros casos, alguns tutores também têm o dia cheio de tarefas e acaba não sobrando tempo para dar atenção ao bichano, que pode ficar triste e sofrer algum distúrbio emocional, como depressão e ansiedade, já que os cães gostam de conviver em grupo e por isso sofrem muito quando ficam sozinhos.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

O pet pode chorar ao chegar no novo lar, justamente pelo ambiente desconhecido. Mas, também pode ser tédio, pedido de atenção e, até mesmo, por sentir dor.

Chorar, latir, rosnar ou grunhir são formas de comunicação que um filhote dispõe para tentar conseguir algo em troca. Por isso são comportamentos extremamente comuns entre os pequenos peludos, pois estes ainda não sabem agir de outra maneira para alcançar seus desejos. Desta forma, é preciso que os tutores, principalmente os de 'primeira viagem', exercitem a paciência e tentem descobrir por qual motivo o novo morador está choramingando pelos cantos da casa.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem mais de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Mas esta realidade pode ser invertida.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,13% dos lares brasileiros possui ao menos um cão em casa. Isto significa dizer que a população de cachorros nas casas do Brasil chega a 52,2 milhões. Contudo, ainda existem mais de 20 milhões de cães abandonados pelas ruas, nas cidades brasileiras, como mostra a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, mostra como minimizar a ansiedade do cachorro, quando este fica sozinho.

Uma grande pergunta que todos querem a resposta é: o que os cachorros fazem quando estão sozinhos em casa? O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, revelou que os cães gostam de conviver em grupo e por isso choram ou deixam de comer quando ficam sozinhos.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Tida como uma das causas mais frequentes para a paralisia de cachorros, a discopatia em cães pode ser amenizada de diversas maneiras para manter o bem-estar do seu pet.

Afetando seres humanos e animais, os problemas relacionados à coluna espinhal são responsáveis por dores insuportáveis e que podem evoluir até causar uma paralisia. Relativamente comum, a discopatia em cães pode causar complicações que alteram o sistema nervoso do animal, além da diminuição de sensibilidade e dos movimentos, incontinência urinária e, principalmente, muita dor.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Na Páscoa, nada de oferecer chocolate para os pets. A teobromina, substância contida no chocolate, age como veneno no organismo dos animais. Opte por petiscos naturais para não deixá-los de fora da comemoração.

Vendo o olhar pidão do cachorro, diante da iguaria apetitosa, a vontade é presentear o melhor amigo com um ovo de chocolate, por ocasião das celebrações da Páscoa. Isso, porém, pode colocar a vida do pet em risco. Se o chocolate é uma guloseima para humanos, no organismo dos animais, ele age como veneno. “O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e mais tóxico ele é”, explica a veterinária Keila Regina de Godoy.

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Os animais também precisam de transfusão de sangue, você sabia? Neste artigo, vamos conhecer o funcionamento da doação de sangue animal.

Todo mundo sabe que doar sangue pode salvar vidas, é um ato de amor ao próximo. Provavelmente você já presenciou alguém que precisasse de doação ou pelo menos ouviu falar. Os bancos de sangue estão quase sempre vazios. Se os bancos de sangue humano quase não dão conta de manter os hospitais, já parou para pensar nos bancos dos pets?

Leia mais...

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês, precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de se adotar um animal já adulto.

Ao adotar um cão, uma escolha que precisa fazer é sobre adotar um filhote, um adolescente ou um adulto. Nem sempre é uma decisão fácil, por isso vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de adotar cães em idades diferentes. Os filhotes são encantadores. São engraçados, bonitinhos e cheios de promessas. Mas filhotes, como todos os bebês, precisam de muito cuidado e atenção, se você espera que ele cumpra as promessas.

Leia mais...

Mais Dicas

Comentários

quero adotar um pinche, se voces tiverem
Quinta, 22 Jun 2017, 8:29   
Sr. Jorge, se a situação do animal é grave e se ninguém o socorreu, provavelment...
Segunda, 19 Jun 2017, 5:45   
Preciso que alguém resgate uma cachorrinha que foi atropelada na avenida Itararé...
Domingo, 18 Jun 2017, 14:13   
Sra. RAQUEL, não perca tempo, denuncie. Junte o que puder, fotos, vídeos, testem...
Quinta, 15 Jun 2017, 5:16   
Boa tarde!
Me sentindo revoltada!
Tenho há tres anos sete gatos na minha resid...
Quarta, 14 Jun 2017, 13:43   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...