Dicas: como ajudar animais traumatizados pelo abandono

Resgatar ou adotar pets abandonados é um lindo gesto, mas requer compreensão e paciência. Confira as dicas para facilitar a adaptação dos amigos mais assustados.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Resgatar ou adotar pets abandonados é um lindo gesto, mas requer compreensão e paciência. Confira as dicas para facilitar a adaptação dos amigos mais assustados.

A maneira como tratamos os nossos animais de estimação sempre irá influenciar o comportamento e a forma como eles reagem a diversas situações cotidianas. Sempre que recebemos visitas em casa ou os levamos para passear, pode ser algo constrangedor, já que muitos animais estranham a quantidade de pessoas ao redor, o que pode resultar em comportamento agressivo e perda de controle do tutor sob o animal.

Este comportamento pode ser tanto de animais resgatados ou adotados, mas se tratando de animais que foram abandonados nas ruas, a maneira como eles se comportam pode estar ligada, principalmente, ao seu passado, que em muitos casos trazem lembranças ruins de sofrimento, violência e inúmeros maus-tratos.

Animais que são abandonados nas ruas são sempre os casos mais difíceis, em que a adaptação a um novo lar que lhe dê carinho, respeito e bons cuidados pode ser interpretada de forma errada pelo animal, que sempre viveu com medo, exigindo de seu novo tutor, paciência e conhecimento para ensinar as novas regras da casa.

Se você for adotar um cãozinho ou gatinho de centro de zoonoses ou de um abrigo, ou até mesmo retirá-los das ruas, siga nossas dicas para garantir um ambiente agradável para ele e para a família.

  • Marque uma consulta com o seu veterinário de confiança. Peça para ele checar se está tudo bem com o animal, se será necessário fazer algum exame. Se você não souber nada do histórico do animal, peça a ajuda do veterinário para determinar uma idade aproximada e quais vacinas ele pode tomar e com que frequência. A consulta com o veterinário deve ser realizada antes de colocar o animal adotado ou resgatado em contato com outros animais.
  • Se o animal apresentar comportamento agressivo ou muito retraído, não deixe de pedir a ajuda do veterinário para saber lidar com essas situações. Manter o animal preso a uma coleira ou ficar o tempo todo com ele próximo a você não fará tão bem nesta nova fase. Não deixe de se informar!
  • Em casa, avise os familiares que eles terão um novo membro e prepare o ambiente para o mais novo morador. Reserve um cantinho para colocar a caminha, comedouro e bebedouro.
  • Se na sua casa houver crianças pequenas, ensine-as a respeitar o animal, não machucá-lo. Explique o porquê de não poder puxar o rabo, bater no animal e a fazer tantas outras traquinagens. Por ter vindo das ruas, os animais podem ser dóceis o tempo todo, afinal estamos dando carinho a eles, mas eles podem se irritar pelo simples fato de uma criança estar próxima, então vá preparando o terreno para ambos aos poucos, até todos se conhecerem. Nunca deixe a criança sozinha com o animal e observe sempre onde ela vai colocar a mão e o que ela oferece ao animal.
  • Se você estiver pensando em viajar nos próximos dias, previna-se e peça ajuda de algum familiar ou vizinho para ajudar a cuidar do animal. Existem muitos hotéis para animais, mas nem sempre temos dinheiro disponível para mais esta despesa.
  • Dar carinho e atenção é a melhor maneira de conquistar a confiança do animal. O que eles mais querem é ter uma vida saudável, longe de maus-tratos e sofrimentos. Perceba a reação do animal sempre que você se aproximar para dar comida e atenção a ele. É neste momento que você verá o quanto ele está grato pela ajuda.

O período em que há mais animais abandonados nas ruas é durante o verão, e pode parecer mentira, mas muitas famílias viajam neste período e abandonam seus animais de estimação nos mais diversos locais. Muitas famílias também abandonam seus animais porque vão se mudar para uma casa menor ou apartamento, ou o incômodo com os latidos dos cães a noite, reclamações de vizinhos e até mesmo o desconhecimento das responsabilidades necessárias na hora dos cuidados básicos de saúde, higiene e alimentação.

Há ainda pessoas que abandonam seus animais de estimação quando eles estão ficando velhos. Esta é uma das fases em que eles mais precisam de nossa atenção e ajuda. Parecidos com os seres humanos, os animais se tornam ainda mais dependentes nesta fase da vida, precisando de cuidados especiais, acompanhamento médico com um intervalo menor e, em alguns casos, medicação controlada. Devido a idade, alguns animais perdem todos os dentes, sendo necessária a preparação de uma alimentação diferenciada, com rações balanceadas para a idade e o porte do animal.

O número de pessoas que acolhem os animais abandonados e tentam incansavelmente conseguir um lar para nossos amigos é grande, o que nos conforta, já que sabemos que existem milhares de pessoas espalhadas por todos os lugares que querem garantir a felicidade de tantos animais e famílias.

Infelizmente, os animais de estimação não sofrem maus-tratos apenas enquanto estão nas ruas. Eles podem ter passado por situações de violência ocasionadas pela família com que conviviam também. Por isso é muito importante saber lidar com animais que tenham indícios de traumas sofridos por pessoas ou pela vida nas ruas.

Ajudar um animal acolhendo-o em casa como mais um membro da família, ou até mesmo levando ele para um centro de zoonozes e ONGs* que acolhem animais abandonados, será uma grande ajuda, tanto para a sociedade, como também, para os animais, nossos eternos amigos que serão gratos pela ajuda que você está dando.

*Antes de levar um animal para um abrigo de ONG, primeiro, certifique-se de que este abrigo tem vaga e condições para receber o animal, pois, a maioria dos abrigos, de ONGs protetoras que resgatam animais das ruas, já estão superlotados de bichos e, por isso, não podem acolher mais um. É o caso do abrigo da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), que abriga mais de 300 animais (cães e gatos) e está impossibilitado, por motivos óbvios, de acolher mais. Lembre-se disso!

INTERESSANTE: vídeo mostra a verdade por trás do abandono

Um vídeo emocionante, produzido pela DeadLens Pictures, tenta sensibilizar as pessoas sobre o abandono e a crueldade por trás deste ato. As imagens são tocantes e conscientizam sobre a importância do cuidado, carinho e responsabilidade, ao se tutelar um animal de estimação.

Assista ao vídeo / DeadLens Pictures

Para adotar animais de estimação em Teresina (PI), vá ao abrigo da APIPA.

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à NOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - Fone (86) 8846-8020
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do PetMag

 

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

MAIS DICAS

Dicas: animais cegos se adaptam e levam …

 11/03/15   1569 Dicas

Animais de estimação cegos se adaptam e podem levar uma vida normal. Médica veterinária aponta o que pode prejudicar a visão do animal. Todos nós sofremos pelos nossos animais, seja em...

Mais+

Dicas: crianças que convivem com cães sã…

 17/04/14   1383 Dicas

Estudos revelam que a convivência com cachorros influencia positivamente os desenvolvimentos emocional, físico e cognitivo da criança. Para especialistas, a convivência entre crianças e animais melhora a qualidade de vida de...

Mais+

Saiba os benefícios da cenoura para os c…

 18/03/14   1906 Dicas

Ajuda a ter pelos saudáveis e ajuda no bom estado da vista A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, e betacaroteno, e as necessidades diárias podem ser quase que...

Mais+

Hipertermia: calor excessivo pode matar …

 29/09/16   639 Dicas

Saiba como proteger seu animal do calor intenso. A hipertermia pode causar desmaios, convulsões e até a morte dos animais. A hipertermia é um aumento da temperatura do corpo acima dos...

Mais+

Dicas: conheça quatro razões para conver…

 14/05/14   1412 Dicas

Pessoas que conversam com seus cachorros têm uma ligação mais forte com eles. Você conversa com seu cachorro? Algumas pessoas te chamam de louco por isso? Fique tranquilo, conversar com o...

Mais+

Técnicas para evitar as brigas em encont…

 19/05/16   693 Dicas

O primeiro passo é entender a linguagem corporal do animal, pois assim você pode agir antes que os cães comecem a brigar frontalmente. Os cães têm uma linguagem própria que os...

Mais+

Dicas: cães idosos precisam de cuidados …

 29/07/15   1263 Dicas

O tempo passa e a velhice também chega para os cães. E quando o animal fica velhinho, merece cuidados especiais. Com certa idade, os problemas começam a aparecer para eles...

Mais+

Dicas: cachorro tem gripe como a dos hum…

 26/11/13   1744 Dicas

Saiba como identificar e de que maneira agir quando o seu cachorro tem gripe. Muito comuns aos seres humanos, as gripes e resfriados aparecem bastante nas épocas em que as temperaturas...

Mais+

Dicas: incluir o animal de estimação nas…

 18/12/14   1639 Dicas

Veja dicas de como incluir o seu amigo de quatro patas nas suas aventuras. Viajar com animais de estimação nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas famílias optam por excluí-los, mas...

Mais+

Como preparar a casa para a chegada do c…

 12/04/16   1444 Dicas

O que fazer e o que comprar para a chegada do cachorro em casa. Trazer para casa um novo filhote é realmente uma das maiores alegrias da vida. Preparações “pré-filhote” e...

Mais+

Dicas: saiba como proteger seu animal do…

 01/03/15   1425 Dicas

O sol está cada dia mais forte e, por isso, é fundamental ter um cuidado extra com a pele. Nesta época, a maioria das pessoas faz questão de usar protetor...

Mais+

Como melhorar apetite de cães e gatos na…

 01/03/17   97 Dicas

Você notou alguma diferença no apetite do seu peludo nessa época do ano? Confira dicas para melhorar o apetite de seu pet nos períodos quentes. É comum que em dias mais...

Mais+

Comentários

Excelente explicação! gostei
http://comocuidardecachorro.com
Quinta, 27 Abr 2017, 16:11   
Olá
Estou já faz um tempo a procura de um jumento para adocao.
Alguém poderia...
Quinta, 27 Abr 2017, 15:41   
Temos frascos de Milteforan 20 MG de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex. Con...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:33   
Ja comprou, temos frascos de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex contato 18...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:32   
90 ml 1950,00, frete sedex grátis
Segunda, 24 Abr 2017, 14:31   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Paquita

 23/02/17 Cães para adoção

A Cadela Paquita tem 2 anos de idade e está disponível para adoção. Paquita esteve por vários dias internada em clínica veterinária, após ser resgatada pela APIPA. A cadela foi...

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Cadela Cacau

 12/01/17 Cães para adoção

Cacau vive nas ruas e sonha com uma chance de ter uma família. Será castrada esse fim de semana e precisa urgente de um lar. Quem tem espaço na casa...

Mais+

Filhotes para adoção

 16/01/17 Cães para adoção

Os 4 filhotes têm 45 dias de idade e estão disponíveis para adoção no Abrigo da APIPA. Eles foram resgatados do abandono, na rua, e esperam ser acolhidos por uma...

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Mascarada

 20/04/16 Cães para adoção

A cadela Mascarada está disponível para adoção e espera ansiosa por um tutor. Ela é saudável e dócil, além de ser muito charmosa. Para adotar a Mascarada, compareça ao Abrigo...

Mais+

Gatinho Castrado

 20/04/16 Gatos para adoção

Esse é o Gatinho Castrado que era tutelado por uma senhora idosa que foi internada num asilo. Ele, agora, precisa de proteção e amparo de um novo tutor e espera...

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+
Parceiros Colaboradores
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Clin Pet Veterinária
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...