Manual Jurídico de Proteção Animal do Deputado Tripoli

Na maioria das vezes, as pessoas que tomam conhecimento das agressões praticadas contra animais não sabem como denunciar os crimes. Daí, consciente dessa carência de informação, o Deputado Federal Ricardo Tripoli criou o seu Manual Jurídico de Proteção Animal.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Na maioria das vezes, as pessoas que tomam conhecimento das agressões praticadas contra animais não sabem como denunciar os crimes. Daí, consciente dessa carência de informação, o Deputado Federal Ricardo Tripoli criou o seu Manual Jurídico de Proteção Animal.

Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) lançou, em agosto de 2013, o primeiro Manual Jurídico de Proteção Animal. A publicação exclusiva foi compilada pelo gabinete do parlamentar paulista em parceria com o Movimento de Proteção Animal.

Tripoli apresenta seu Manual Jurídico de Proteção Animal (vídeo).

Assista ao vídeo / Ricardo Tripoli

Ações fundamentadas

Foram elencadas as principais peças jurídicas e administrativas para instrumentalizar as recorrentes demandas envolvendo crimes e maus tratos contra animais. O Manual disponibiliza modelos de ofícios, notícia-crime, representação, ação civil pública, estatuto e outros necessários para instruir as atividades dos defensores dos animais.

Apresentação do Manual Jurídico de Proteção Animal

“Nestes mais de 30 anos de vida pública, imbuído de um sentimento de mudança e de não conformismo, abracei a causa ambiental e a defesa dos animais. O pioneirismo das primeiras iniciativas transformou-se em sucessivas conquistas ao longo destes anos, em prol da vida. Neste período fiz parte e acompanhei a evolução crescente dos patamares de respeito e ética, que vêm fundamentando as ações sociais, a legislação, a atuação do poder público e o fortalecimento do terceiro setor, – da sociedade civil organizada -, em favor do meio ambiente e de nossa fauna doméstica, domesticada, silvestre nativa e silvestre exótica.

A salvaguarda dos animais e a exigência de atendimento aos preceitos da ciência do bem-estar animal são hoje norteadores dos passos de toda nação, que se curva ao reconhecimento do direito animal e da senciência animal: a capacidade de os animais não humanos serem dotados de sentimentos, sensações, respostas fisiológicas, de ordem física e mental.

Mas a defesa dos animais depende de estratégia, de conhecimento técnico e de brava luta. E estes requisitos se assemelham àqueles que impulsionam a dedicação do trabalho dos inúmeros protetores independentes e das associações de proteção animal por todo país.

Da parceria que se estabeleceu entre o Movimento de Proteção Animal e meu gabinete, solidificada pelas ações diárias em defesa dos animais, que parecem nos testar, surgiu a necessidade de compilar as principais peças jurídicas e administrativas para instrumentalizar tais demandas. E em atendimento as solicitações que cotidianamente recebo, decidi elaborar o Manual Jurídico da Proteção Animal, e disponibilizar modelos de ofícios, notícia-crime, representação, ação civil pública, estatuto e outros tão necessários para instruir as atividades dos defensores dos animais.

Importa ressaltar que as peças podem ser utilizadas para defesa dos animais em inúmeros casos e não somente para os quais se sugeriu nos modelos a titulo ilustrativo.

É com satisfação que concluo este manual por saber o quão útil será para a luta pela preservação da nossa biodiversidade e proteção dos animais.

Bom trabalho a todos!

Um abraço fraterno, Ricardo Tripoli.

Crueldade? Abandono? Maus-tratos? Saiba como agir consultando o Manual Jurídico de Proteção Animal.

Conheça o Manual Jurídico de Proteção Animal (visualização online)

Disponibilizamos uma versão do Manual Jurídico de Proteção Animal no formato DOC (Word), para download, abaixo.

Download (PDF)

Arquivo: Manual Jurídico Proteção Animal.pdf

Dep. Ricardo Trípoli fala de seu Manual Jurídico de Proteção Animal, em entrevista concedida à TV Câmara, em 06 de setembro de 2013 (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Câmara

Saiba como denunciar crimes ambientais, maus-tratos e crueldade contra animais.

Com informações da Assessoria do Dep. Tripoli

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

AJ
Olá boa noite vc ainda tem os gatinhos que vc mencionou no comentário?
Segunda, 26 Jun 2017, 1:15   
ELE VAI PAGAR PELO QUE FIZER -
Sexta, 23 Jun 2017, 15:29   
Quero denunciar maus tratos contra animais Rua Luiz Durand 235 bairro João Goula...
Sexta, 23 Jun 2017, 13:09   
Boa tarde,
Tenho uma gata e estávamos esperando passar o primeiro cio para cas...
Quinta, 22 Jun 2017, 16:35   
quero adotar um pinche, se voces tiverem
Quinta, 22 Jun 2017, 8:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...