Quem ama cuida: check-up em animais de estimação

Os animais de estimação também necessitam fazer check-ups periódicos. O check-up, além de prevenir doenças, também é importante para identificar algumas enfermidades graves que podem levar à morte do animal.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Assim como nós humanos, que para cuidarmos bem da nossa saúde, fazemos check-up regularmente, os animais de estimação também necessitam desse cuidado. O check-up, além de prevenir doenças, também é importante para identificar algumas enfermidades graves que podem levar à morte do animal.

Com qual idade meu pet pode realizar um check-up?

O check-up pode ser realizado em qualquer idade do seu animal, desde filhotes a animais idosos. O importante é levá-lo à uma consulta e passar pela avaliação do médico veterinário.

Em filhotes e animais jovens, são realizadas orientações de protocolos de vacinação, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, além do diagnóstico precoce de doenças congênitas (aquelas doenças que o animal já nasce com ela). Para animais de meia idade a idosos, a importância está relacionada à prevenção ou diagnóstico de doenças já instaladas.

Qual a frequência das consultas?

A frequência das consultas com o veterinário varia de acordo com a idade do animal, entretanto, reforços vacinais devem ser realizados anualmente. Com isso, mesmo que seu animal seja jovem e não apresente nenhuma doença, você deve levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para as vacinas. Já em casos de animais acima de 7 anos de idade, a consulta deve ser a cada 6 meses, no mínimo.

Exames realizados no check-up

No check-up são realizados exames físicos com avaliação do peso do animal (se está com obesidade ou com peso abaixo do normal), saúde bucal, temperatura, hidratação, mensuração da pressão arterial, avaliação cardíaca e pulmonar.

Dependendo do caso, é necessário realizar alguns exames de sangue, tais como hemograma e bioquímicos, testes hormonais, exames de Raio-X ou Ultrassom de abdômen, além dos exames cardiológicos como eletrocardiograma ou ecocardiograma.

Doenças silenciosas

Lembre-se de que há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes.

Onde realizar o check-up?

O check-up deve ser feito em clínica veterinária que tenha estrutura para realizar os exames no seu animal. Em alguns casos, o pet encaminhamento para veterinários especialistas, tais como dermatologistas, oftalmologista, oncologista, endocrinologistas, gastroenterologista, nutricionista, cardiologista, nefro e urologista, medicina felina, neurologista ou ortopedista.

Entre em contato com uma clínica veterinária de sua confiança, e agende o check-up do seu animal!

Check-up em animais idosos

Um animal é considerado adulto a partir do seu primeiro ano de vida e um sênior (idoso) a partir da metade da vida estimada para ele (tabela abaixo).

TEMANHO PESO LONGEVIDADE (média)
Gigante Acima de 50 kg 10 anos
Grande Entre 25 e 50 kg 10 a 12 anos
Médio Entre 12 e 25 kg 12 anos
Pequeno Entre 1 e 12 kg 13 a 15 anos

Regra: quanto maior o tamanho do cão, menos tempo ele vive.
Os gatos vivem, em média, 18 anos.

Fatores agravantes na senilidade (velhice)

  • Obesidade: favorece o surgimento de diabetes, hipertensão, problemas de infiltração gordurosa no fígado, problemas locomotores, dificuldade respiratória. Problema pode começar a aparecer após castração tardia, propensão racial, secundário a hipotireoidismo ou animais sedentários com alimentação inadequada.
  • Osteoartrite: problemas articulares muitos de origem congênita como displasia coxofemoral (bacia) e escapulo umerais (ombros e cotovelos), problemas de joelho e coluna. Sintomas que não apareceram quando o animal era jovem começam a aparecer após os cinco anos de idade.
  • Doença periodontal: infecção causada pelo acumulo de placa bacteriana nos dentes que pode se agravar migrando para outros órgãos como coração, fígado, rim e bexiga. Comum em animais a partir de 3 anos de idade.
  • Câncer de mama, próstata e testículo: comum em animais não castrados acima de 6 anos de idade.

Sugestão de exames no check-up anual, além da vacina

  • Avaliação odontológica a partir do primeiro ano de vida (75% dos animais acima de 6 anos precisam de tratamento dentário).
  • Exame de mama para fêmeas, testículo e próstata para machos em animais não castrados a partir dos 4 anos de idade.
  • Ultrassonografia abdominal anual para animais acima de 6 anos de idade.
  • Pressão arterial e eletrocardiograma para animais acima de 6 anos de idade.
  • Ecocardiograma nas alterações de pressão arterial, presença de sopro cardíaco ou cansaço, pré cirúrgicos e outras situações que o veterinário achar necessário.
  • Exames de sangue: hemograma, ureia, creatinina, colesterol, glicose e enzimas hepáticas são geralmente os mais pedidos a partir dos 6 anos de idade.
  • Exame de urina e de fezes anualmente a partir do primeiro ano de vida.
  • Avaliação para Síndrome Metabólica - prevenção da obesidade.

Doenças mais comuns (alguns itens já mencionados)

  • Colesterol alto: é mais comum nos cães principalmente nos obesos, nos animais com problema de tireoide.
  • Diabetes: é uma doença relativamente comum em cães e gatos idosos.
  • Problema de coração: são comuns em cães e gatos idosos principalmente por mau funcionamento das válvulas e doença do músculo cardíaco. Infarto de miocárdio não é comum em cães e gatos como no homem.
  • Obesidade: muito comum em cães e gatos que moram em apartamento e em certas raças com propensão a obesidade com alimentação inadequada e falta de exercício físico ou animais que foram castrados após o primeiro ano de vida. (a castração ideal deve ser feita antes dos seis meses de idade.
  • Doença renal: alta incidência em gatos e comum em cães acima de 10 anos de idade.
  • Doença periodontal: muito comum em cães e gatos de forma moderada a grave a partir dos seis anos de vida.
  • Câncer: maioria dos em animais acima de sete anos de idade. No cão tem muita predisposição racial. No gato tem o fator predisponente viral quando infectado pelo vírus da Leucemia ou da AIDS felina. E em ambas as espécies o câncer de mama em fêmeas não castradas.
  • Catarata: mais comum em certas raças de cães, a partir dos 6 anos de idade.

Quem ama cuida: faça avaliações periódicas do seu animal de acordo com a orientação do seu veterinário.

Com informações do Blog Pet Care

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.

MAIS DICAS

Dicas: como evitar problemas com animais…

 19/12/15   1428 Dicas

Conciliar a decoração de Natal com os animais não é uma tarefa fácil. Outro desafio é acalmá-los durante a queima de fogos de artifício. O Natal está chegando! Essa é uma...

Mais+

Dicas: cuidados básicos com filhotes pro…

 19/06/14   1516 Dicas

Saiba que tipo de precaução é fundamental para que o seu cachorro de estimação possa ter uma vida longa e saudável. Como muitos tutores de animais já sabem, a prevenção é...

Mais+

Dicas: cães idosos precisam de cuidados …

 29/07/15   1203 Dicas

O tempo passa e a velhice também chega para os cães. E quando o animal fica velhinho, merece cuidados especiais. Com certa idade, os problemas começam a aparecer para eles...

Mais+

Como diminuir o estresse do cachorro dur…

 03/03/16   1090 Dicas

Conheça 5 maneiras de minimizar o estresse do cachorro durante o divórcio. Os cachorros percebem as mudanças e podem sofrer nesse momento delicado. A separação de um casal nunca é fácil...

Mais+

Dicas: saiba quais são os cuidados com o…

 04/02/15   1665 Dicas

Mais um feriadão de Carnaval está chegando: folia, festa e diversão não vão faltar! Mas se você tutela um animal doméstico e vai pegar a estrada, é preciso ficar atento...

Mais+

Dicas: Aprenda a dar banho em seu cachor…

 15/07/12   10438 Dicas

Veterinários não recomendam banho a seco. A velha água e sabão são a melhor opção para deixar o seu cachorro limpinho. Aprenda a limpar os dentes, olhos e ouvidos. Muitas pessoas...

Mais+

Adote um vira-lata: 10 motivos para adot…

 20/03/17   38 Dicas

No Brasil existem milhões de cachorros abandonados e outros milhares acolhidos em abrigos, à espera de adoção. Tudo que eles querem é uma caminha quente, comidinha no pote e o...

Mais+

Conheça as vantagens de se adotar um cão…

 21/03/17   34 Dicas

Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês, precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de se adotar um animal já...

Mais+

Dicas: como encontrar gatos perdidos

 21/01/16   1905 Dicas

É difícil, porém, não impossível, recuperar gatos que se perderam, às vezes, semanas ou meses depois. O que complica o processo de recuperação do animal é o mito de que "os...

Mais+

Dicas: mitos e verdades sobre conviver c…

 10/09/13   2322 Dicas

Conviver com animais é benéfico para as pessoas em todas as fases da vida. Veja mitos e verdades. Qual criança nunca sonhou em ter um cachorro de estimação? Ou um gato?...

Mais+

Seu cachorro morde sapatos e chinelos? S…

 11/03/17   39 Dicas

Há uma turminha canina muito levada que não pode ver um sapato, tênis ou chinelo, que já cai em cima para morder. Os calçados acabam ficando babados, rasgados, completamente inúteis...

Mais+

Dicas: criança que convive com os pets é…

 13/02/13   2087 Dicas

Pimpolhos que convivem com animais desde cedo têm menos chances de desenvolverem alergias, além de entenderem melhor o conceito de respeito e cuidado com o próximo. Seu filho pediu de presente...

Mais+

Comentários

Liguem neste número 11 2790-4693, é um hospital veterinário em São Paulo.

Ele...
Sexta, 24 Mar 2017, 9:29   
Boa tarde! tenho dois frascos de Milteforan 60 ml, comprados diretamente em farm...
Quarta, 22 Mar 2017, 16:28   
Ana
Morrer sofrendo mt antes. Chineses raça desgraça. Chineses, coreanos, td uma des...
Terça, 21 Mar 2017, 22:18   
Ana
Raça maldita. Nem filhos de Deus eles são. Podem ver que na Bíblia Deus não se d...
Terça, 21 Mar 2017, 22:17   
gostaria de adotar um cachorrinho de porte pequeno de preferência vira-lata meu ...
Terça, 21 Mar 2017, 21:05   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gatinho Castrado

 20/04/16 Gatos para adoção

Esse é o Gatinho Castrado que era tutelado por uma senhora idosa que foi internada num asilo. Ele, agora, precisa de proteção e amparo de um novo tutor e espera...

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Mascarada

 20/04/16 Cães para adoção

A cadela Mascarada está disponível para adoção e espera ansiosa por um tutor. Ela é saudável e dócil, além de ser muito charmosa. Para adotar a Mascarada, compareça ao Abrigo...

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Filhotes para adoção

 16/01/17 Cães para adoção

Os 4 filhotes têm 45 dias de idade e estão disponíveis para adoção no Abrigo da APIPA. Eles foram resgatados do abandono, na rua, e esperam ser acolhidos por uma...

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Paquita

 23/02/17 Cães para adoção

A Cadela Paquita tem 2 anos de idade e está disponível para adoção. Paquita esteve por vários dias internada em clínica veterinária, após ser resgatada pela APIPA. A cadela foi...

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Cacau

 12/01/17 Cães para adoção

Cacau vive nas ruas e sonha com uma chance de ter uma família. Será castrada esse fim de semana e precisa urgente de um lar. Quem tem espaço na casa...

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+
Parceiros Colaboradores
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Clin Pet Veterinária
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...