Passeio diário com o cachorro: a importância desta prática

Dicas úteis para você melhorar os passeios diários com o seu cachorro. Entenda a importância desta prática, para o seu amigo cão.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Dicas úteis para você melhorar os passeios diários com o seu cachorro. Entenda a importância desta prática, para o seu amigo cão.

Todos sabemos da importância do passeio diário para o nosso cão, e temos que ter a disposição necessária para fazê-lo. Na prática, ter a disciplina diária para realizar essa atividade faz toda a diferença no que diz respeito aos resultados.

Razões para fazer um passeio diário com seu cão

  • É sua fonte principal de exercício. Embora tenha espaço em casa, no quintal, nos jardins, etc., levar o cão para passear deve ser a principal fonte de exercícios de seu pet e não há outra atividade que possa substituir isso. Temos que considerar que um cão necessita de entre meia e uma hora de passeios diários para queimar a energia que ele tem acumulada e obter os benefícios do exercício. Para o tutor, os passeios também o manterão ativo, dinâmico e saudável.
  • Maior interação entre tutor e cão. A melhor forma de fazer com que seu cão e você se mantenham mais unidos é o passeio diário. Se o fizermos de forma correta, levar o pet para passear reforçará sua liderança e, embora você possa não acreditar, isso ajudará a fazer com que o seu cão confie mais em você e, portanto, que siga mais suas ordens porque ele te respeita mais.
  • Nosso amigo terá o entretenimento que necessita. O passeio diário é uma boa forma de fomentar o estímulo físico e mental de nosso pet. Um cão que se entedia diariamente tem a tendência a ter comportamentos destrutivos, a estar ansioso, a latir e, em algumas ocasiões, até a ser agressivo. A alternativa para ajudar a resolver tudo isso é o passeio diário.
  • Desenvolve a disciplina e o treinamento. A rotina do passeio diário contribui com estabilidade para seu cão e para você, como tutor. Trata-se de uma oportunidade muito importante para reforçar o treinamento, se você o fizer corretamente: caminhar juntos, adaptar-se à sua velocidade, parar e sentar antes de atravessar ruas, andar até que você lhe dê a ordem, etc. Neste sentido, você terá que saber combinar os momentos de disciplina com os de ócio.
  • Socialização com outros cães. Se seu cão tiver dificuldades para se socializar, caminhar em grupo é uma excelente opção para que ele se socialize com outros cães. Sempre é possível organizar um grupo de passeio entre vizinhos e amigos que também tenham cães.
  • Manter o peso de seu amigo. Se o nosso amigo está com sobrepeso, ele também corre mais risco de contrair muitas enfermidades. Para evitar isso, você tem que ajudá-lo a se manter em forma acompanhando-o em um passeio diário. Além de manter seu estado ideal de peso, você conseguirá, com isso, regularizar sua digestão, evitando, por exemplo, a constipação.
  • Facilidade para dormir. O cansaço que o passeio diário provoca em nossos pets fará com que eles comam e durmam melhor.

O tempo de passeio

Apesar de não haver um tempo estabelecido para o passeio, o recomendável é fazer um mínimo de três passeios por dia, dividindo-os de uma forma equilibrada ao longo do dia, para proporcionar ao animal a possibilidade de fazer suas necessidades de forma regular. Não tem sentido passear muito tempo, por exemplo, ao longo da manhã, e depois não sair mais pelo resto do dia.

Segundo a personalidade de nosso cão, deveremos dedicar mais ou menos tempo aos passeios. Se tivermos um animal muito dinâmico, que gosta de sair à rua, o melhor é investir longos momentos de passeio para proporcionar um modo de queimar sua energia. Se pelo contrário, nosso cão for tranquilo, ou de idade avançada, não serão necessárias longas caminhadas ou intermináveis passeios.

O que fazer durante o passeio?

É importante que os passeios sejam frequentes, mas também que o nosso amigo se divirta. Entre as coisas que o nosso amigo pode fazer, estão:

  • Cheirar e farejar. Como sabemos, o olfato é o sentido mais desenvolvido de nossos amigos. E precisam exercitá-lo diariamente. O melhor momento é o do passeio.
  • O contato com outros de sua espécie. Vimos as vantagens da socialização com outros cães.
  • As brincadeiras entre os tutores e os cães contribuem com importantes benefícios para ambos.
  • Assim como acontece com as pessoas, também os nossos amigos cães adoram visitar lugares novos, onde nunca estiveram antes. Novos parques, áreas ao ar livre, etc.

O destino do passeio com o nosso cão

Onde ir durante o passeio dependerá de onde você vive. Por exemplo, na montanha, na cidade, ou em uma pequena região perto da praia. Em qualquer um dos casos, é recomendável dispor de uma lista de vários lugares onde se possa levar o cão para passear. Com isso conseguiremos fazer com que o nível de estimulação do nosso amigo seja maior do que se sempre frequentarmos o mesmo local ou fizermos a mesma rota.

Destacamos 10 dicas para melhorar os passeios com seu cão

Não há nada mais desesperador para o tutor de um cão do que não poder passear com seu animal de estimação tranquilamente, sem que o animal corra na frente, puxe a coleira com agressividade, etc. Foi pensando nisso que separamos para você 10 dicas úteis para melhorar os passeios com o seu cachorro.

1. A coleira

Esse é o elemento mais importante na hora dos passeios, já que a tranquilidade da caminhada dependerá da coleira. Entretanto, o tipo de coleira que utilizamos normalmente, envolvendo o pescoço do animal, não é o mais adequado. Ela provoca uma pressão exagerada sobre o pescoço do animal quando ele puxa ou tenta correr.

A longo prazo, o uso de coleiras não provoca somente problemas durante os passeios, mas pode ocasionar também lesões cervicais e até hérnias em nossa mascote.

2. O peitoral

As guias do tipo peitoral são muito menos perigosas que as coleiras, já que envolvem o dorso do animal e não causam traumas com tanta violência quando o cão empurra ou puxa. Controlando o peitoral, é possível deixar os passeios muito mais tranquilos.

3. O controle durante os passeios com seu cão

Manter a calma é essencial na hora de sair para passear com nosso amigo peludo e também antes do passeio. Dizer frases como “vamos passear?” apenas deixam o animal excitado com a expectativa e transformam as idas à rua em algo estressante. O cão deve enxergar o passeio com normalidade e disciplina.

4. Liberdade

Nosso animal de estimação não gosta de andar amarrado em guias e coleiras. Mas sabemos que, em alguns momentos, ele pode se comportar corretamente se ficar solto. Podemos ir a parques, campos ou lugares onde sabemos que ele estará a salvo de perigos (carros, estradas etc.) e permitir que ele corra livremente, cheirando tudo o que queria, sempre sob nossa completa vigilância. Esses momentos de liberdade são ótimos para tranquilizar nosso amigo peludo, que lembrará deles nos próximos passeios.

5. Recompensas

Os petiscos e guloseimas são a chave do aprendizado de um cão. Devemos reforçar o bom comportamento do nosso animal e com as recompensas isso fica muito mais fácil. Se o repreendermos, tudo será mais complicado.

6. Identificação

É fundamental que todo cão traga a todo momento uma placa de identificação com os telefones mais atualizados do tutor. Você também pode identificá-lo com um microchip implantado sob a pele. Assim, se o animal escapar de suas mãos, se a guia soltar ou qualquer outro imprevisto acontecer, ele terá muito mais chances de regressar são e salvo para casa. Se por algum motivo nosso animal de estimação se perder, esses dispositivos ajudarão a recuperá-lo.

7. Quando o cão se solta durante os passeios

Alguns comportamentos dos cães são muito parecidos com os das crianças pequenas. Quando eles acabam se soltando, é certo que começarão a correr. O melhor que podemos fazer em um momento como esse é segui o animal, mas sem correr e gritar, pois ele pode pensar que se trata de uma brincadeira. O melhor é ir andando calmamente e, quando o cão nos vir, devemos agachar e sentar no chão, chamando-o calmamente e oferecendo algum petisco ou seu brinquedo favorito, a fim de que ele se aproxime.

8. As necessidades

É muito importante limpar o cocô de nosso cão e não levará mais do que alguns segundos. Dessa forma, manteremos uma boa convivência com os vizinhos, o meio ambiente ficará mais limpo e evitaremos que, no passeio do dia seguinte, você ou o seu bicho de estimação pise na sujeira do dia anterior.

9. Marcando o território

Todos os cães possuem um forte instinto territorial e, portanto, sentem a necessidade de marcar território por onde passam, assim como cheirar árvores e postes para saber quais cães passaram por ali. Dessa forma, seja paciente com a sua mascote e deixe que ela cheire e marque o território à vontade, já que todos os cães fazem isso.

10. O latido

Latir para outros cães ou pessoas durante os passeios pode ser algo bastante irritante. Para evitar que isso aconteça, temos que distrair o nosso amigo. Nós, como tutores, sabemos quando estão prestes a latir. Nesses momentos, podemos distrai-los e dar-lhes um pequeno empurrão, fazendo com que se virem para nós, oferecendo uma recompensa, brinquedo ou brincando com ele. Dessa forma, eles ficarão distraídos e evitaremos que nossos vizinhos sejam incomodados com os latidos.

Seguindo todas essas dicas você verá que os passeios serão muito mais tranquilos e seu cão irá agradecer imensamente a você.

Com informações do Meus Animais

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

MAIS DICAS

Medicamentos humanos são perigosos para …

 10/07/16   792 Dicas

Nas clínicas veterinárias são comuns os atendimentos a animais intoxicados por medicações humanas que foram administradas por seus tutores sem orientação veterinária. Muitas vezes, os tutores acham que diminuir um...

Mais+

Guia Vegetariano Gratuito com Plano Sema…

 01/04/16   2703 Dicas

Este guia vem com receitas rápidas, fáceis e deliciosas. São 30 refeições sem carne. Prepare-se! Você vai dar o primeiro passo para começar a realmente mudar o mundo. Soa grandioso? Pois...

Mais+

Dicas: cuidados básicos com filhotes pro…

 19/06/14   1589 Dicas

Saiba que tipo de precaução é fundamental para que o seu cachorro de estimação possa ter uma vida longa e saudável. Como muitos tutores de animais já sabem, a prevenção é...

Mais+

Picadas de moscas em orelha de cachorro

 19/12/16   803 Dicas

No verão as infestações por moscas são mais frequentes, podendo tornar-se um grande problema de incômodo para as pessoas e animais, tendo como consequência, transmissão de algumas doenças. O verão está...

Mais+

Dicas: primeiros cuidados após adotar ou…

 28/11/14   1434 Dicas

Se adotar ou resgatar um animal, não se esqueça de levar ao veterinário para exames e primeiras orientações. Quando adotamos ou resgatamos filhotes ou animais adultos, muitos podem trazer algumas surpresas...

Mais+

Cartilha do Pet: publicação online para …

 08/09/15   1311 Dicas

A 'PROTESTE Associação de Consumidores' lança cartilha online que orienta a quem tutela ou deseja tutelar animais de estimação. Os animais domésticos cada vez ganham mais destaque na vida das famílias...

Mais+

Manual Jurídico de Proteção Animal do De…

 16/03/16   812 Dicas

Na maioria das vezes, as pessoas que tomam conhecimento das agressões praticadas contra animais não sabem como denunciar os crimes. Daí, consciente dessa carência de informação, o Deputado Federal Ricardo...

Mais+

Técnicas para evitar as brigas em encont…

 19/05/16   693 Dicas

O primeiro passo é entender a linguagem corporal do animal, pois assim você pode agir antes que os cães comecem a brigar frontalmente. Os cães têm uma linguagem própria que os...

Mais+

Dicas: saiba o que fazer quando encontra…

 12/05/14   1815 Dicas

Milhões de animais: cães, gatos, cavalos e outros vivem abandonados pelas cidades do Brasil e do mundo. O controle de natalidade destes animais através da castração é uma alternativa para...

Mais+

Dicas: o calor pode ser perigoso para cã…

 15/01/14   2431 Dicas

A hipertermia pode causar desmaios, convulsões e até a morte aos animais. Saiba como protegê-los do calor intenso. "A hipertermia é o problema mais comum — e o mais grave —...

Mais+

O processo da dentição dupla em cachorro…

 23/03/16   3395 Dicas

A dentição dupla ocorre quando o cachorro apresenta, ao mesmo tempo, os dentes decíduos e os permanentes, até um ano de idade. Raças de pequeno porte são mais propensas. Assim como...

Mais+

Como melhorar apetite de cães e gatos na…

 01/03/17   97 Dicas

Você notou alguma diferença no apetite do seu peludo nessa época do ano? Confira dicas para melhorar o apetite de seu pet nos períodos quentes. É comum que em dias mais...

Mais+

Comentários

Excelente explicação! gostei
http://comocuidardecachorro.com
Quinta, 27 Abr 2017, 16:11   
Olá
Estou já faz um tempo a procura de um jumento para adocao.
Alguém poderia...
Quinta, 27 Abr 2017, 15:41   
Temos frascos de Milteforan 20 MG de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex. Con...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:33   
Ja comprou, temos frascos de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex contato 18...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:32   
90 ml 1950,00, frete sedex grátis
Segunda, 24 Abr 2017, 14:31   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Cadela Paquita

 23/02/17 Cães para adoção

A Cadela Paquita tem 2 anos de idade e está disponível para adoção. Paquita esteve por vários dias internada em clínica veterinária, após ser resgatada pela APIPA. A cadela foi...

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Mascarada

 20/04/16 Cães para adoção

A cadela Mascarada está disponível para adoção e espera ansiosa por um tutor. Ela é saudável e dócil, além de ser muito charmosa. Para adotar a Mascarada, compareça ao Abrigo...

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Filhotes para adoção

 16/01/17 Cães para adoção

Os 4 filhotes têm 45 dias de idade e estão disponíveis para adoção no Abrigo da APIPA. Eles foram resgatados do abandono, na rua, e esperam ser acolhidos por uma...

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gatinho Castrado

 20/04/16 Gatos para adoção

Esse é o Gatinho Castrado que era tutelado por uma senhora idosa que foi internada num asilo. Ele, agora, precisa de proteção e amparo de um novo tutor e espera...

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Cacau

 12/01/17 Cães para adoção

Cacau vive nas ruas e sonha com uma chance de ter uma família. Será castrada esse fim de semana e precisa urgente de um lar. Quem tem espaço na casa...

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+
Parceiros Colaboradores
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Clin Pet Veterinária
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...