Conheça as vantagens de se adotar um cão adulto

Ao adotar um cão, uma escolha que precisa fazer é sobre adotar um filhote, um adolescente ou um adulto. Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês, precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de se adotar um animal já adulto.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês, precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de se adotar um animal já adulto.

Ao adotar um cão, uma escolha que precisa fazer é sobre adotar um filhote, um adolescente ou um adulto. Nem sempre é uma decisão fácil, por isso vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de adotar cães em idades diferentes. Os filhotes são encantadores. São engraçados, bonitinhos e cheios de promessas. Mas filhotes, como todos os bebês, precisam de muito cuidado e atenção, se você espera que ele cumpra as promessas.

Filhotes dão muito trabalho

Seu filhote precisa ser treinado para que saiba que o que pode fazer e o que não pode. O filhote precisa de muitos exercícios e brincadeiras seguras para que seu corpo se desenvolva corretamente. Precisa aprender a fazer suas necessidades no jornal. Precisa também se socializar com outras pessoas e animais para que se sinta confortável no mundo. Na medida em que cresce e aprende, o filhote faz bagunça, morde coisas e sofre alguns acidentes na casa. No geral, um filhote dá um tremendo trabalho – bem mais do que muitos adotantes desavisados percebem.

Filhotes demandam mais tempo

Quando você vai pegar um filhote, precisa garantir que terá tempo de cuidar dele e de ensinar coisas básicas como as regras da casa, o que pode e o que não pode (roer seus sapatos, por exemplo), bem como o lugar certo de fazer xixi. Aconselhamos tirar pelo menos 15 dias de férias no trabalho, pra poder dar conta dos primeiros momentos de um filhote em casa. Já o cão adulto é muito mais adaptável, não tem tanta necessidade de morder, não costuma ser tão destruidor e, provavelmente, já acerta o lugar do xixi.

A saúde de um filhote é imprevisível

Filhotes disponíveis para adoção em abrigos às vezes oferecem desafios adicionais, pois eles vêm de situações abaixo do ideal. Há boas chances de que seus pais não tenham sido examinados em questões hereditárias ou problemas de temperamento, ou que o cuidado pré-natal e pós-natal tenha sido oferecido para a mamãe e seus filhotes. Portanto, podem ter sido tirados de suas mães jovens demais para um correto desenvolvimento emocional. Atenção veterinária pode ter faltado antes do filhote chegar ao abrigo ou grupo de resgate. Abrigos responsáveis fornecem assistência média, tratamento para parasitas e vacinas contra doenças infecciosas, se necessário. Porém, às vezes os filhotes adotados não apresentam sinais de doenças até que se mudem para o novo lar. Isso quer dizer que você não deve adotar um filhote de um abrigo? Claro que deve adotar! Muitos cães maravilhosos foram filhotes que não tiveram o melhor começo de vida. Mas você precisa ter consciência que mesmo um filhote tem uma história e você pode precisar oferecer cuidados extras.

Não tem como prever o tamanho de um filhote

Se você adotar um filhote, tenha certeza de estar pronto para aceitá-lo quando adulto, mesmo que ele acabe ficando muito maior do que você imaginava. Pode-se ter um acerto aproximado, caso sejam conhecidos pai e mãe do filhote, o que é muito raro no caso de cães abandonados. Saiba, também, que não é possível prever como o filhote vai amadurecer, especialmente se for uma mistura de raças.

Os cachorros adultos são emocionalmente maduros

Filhotes se transformam em adolescentes num piscar de olhos. Aquela bola de pelos que você levou pra casa vai se transformar em pernas, orelhas, focinho e energia, em quatro meses. A adolescência de um cachorro começa aos 6 meses de idade e dura até os 18 ou 36 meses de vida, dependendo da raça. Ou seja, logo logo o filhote vai virar um adolescente, e como todo bom adolescente, começa a fase de rebeldia. O filhote começa a "esquecer" o local do xixi, começa a roubar comida da mesa e outras coisinhas mais, principalmente se desejar chamar a atenção do tutor. Um cão fica maduro com 2, 3 anos de idade, ou seja, bem mais calmo. Cães pequenos tendem a amadurecer fisicamente mais rápido do que os grandes, mas todos os cães são mental e emocionalmente imaturos até que tenham pelo menos dois ou três anos de idade. Eles continuam precisando de treinamento, muito exercício e socialização, durante esse período de desenvolvimento.

Cães adultos são ótimos para tutores de primeira viagem

Se for o seu primeiro cão, ou se você não pode dedicar o tempo necessário ao treino, socialização e exercício que um filhote precisa, um cão adulto pode ser uma opção melhor pra você. Se não tem certeza, converse com pessoas que já estão criando filhotes ou tenham criado recentemente, para ter um quadro realista da situação. Se lidar com xixi de filhotes no tapete e marcas de dentes nos seus dedos do pé, por meses, parecer muito caótico pro seu gosto, adote um adulto.

Se nunca teve um cachorro, os adultos podem ser perfeitos para você. É preciso pulso firme pra educar um filhote, mantendo sempre a calma e a paciência. Se você não quer ter este trabalho, ou passar pela experiência de educar um filhote, o adulto é a melhor escolha.

Você sabe exatamente o que esperar de um adulto

Quando você escolhe um cão adulto, você já sabe mais ou menos o que está levando pra casa. Você sabe como ele é fisicamente, se tem problemas de saúde, seu temperamento (se é calmo, se é agitado, se é bravo, dependente ou independente), seu tamanho... Ainda assim existe um pequeno fator surpresa, pois cães de abrigo podem chegar em casa mais tímidos e irem se soltando com o tempo e o costume. Com calma e cuidado, você pode selecionar um cão cujo comportamento vai melhorar e florescer, assim que instalado em seu novo lar.

Os adultos também amam, tanto quanto os filhotes, talvez mais

Algumas pessoas ficam preocupadas de não criarem laços com um cão mais velho. Aí que está o erro. Os cães mais velhos apresentam uma gratidão enorme por terem sido resgatados e adotados. Além disso, existe uma empatia no momento em que se escolhe um cão que se deseja levar pra casa. O laço já se cria ali, mas tenha paciência. Às vezes o cão se adapta em questão de dias, outros podem levar semanas ou meses, dependendo do histórico de vida, se estão traumatizados, se foram agredidos, etc.. Então respeite o tempo e o espaço do seu cão e você só tem a ganhar.

Trabalhar com seu cão adotado para ajudá-lo a superar os obstáculos necessários para aproveitar a nova vida, pode ser uma experiência incrivelmente gratificante – e o resultado, em médio e longo prazo, é uma relação de amor.

Lembre-se que adotar um animal de estimação não é brincadeira. Então pense bem antes de obter a guarda de um animal, pois, uma vez o pet estando sob sua tutela, é para sempre!

A tutora Isa Ribeiro dá dicas para quem deseja adotar um cachorro, destacando os passos mais importantes no processo de adoção (vídeo).

Assista ao vídeo (por Isa Ribeiro)

Quer adotar um animal? Entre em contato com os abrigos de animais carentes ou Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da sua cidade.

A protetora Halina Medina, em visita ao CCZ de São Paulo (dezembro 2014), mostra como funciona o abrigo e o que você deve fazer para adotar um cãozinho abandonado (vídeo).

Assista ao vídeo

Entenda a importância e os benefícios da adoção de animais (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Anhanguera

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do Catraca Livre e Tudo Sobre Cachorros

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

MAIS DICAS

Pilhas e baterias: um perigo para cães e…

 04/01/17   199 Dicas

Intoxicação em cães e gatos pela ingestão de pilhas e baterias. Hoje em dia, as pilhas e baterias são muito usadas dentro de casa e seu descarte não pode ser feito...

Mais+

Cuidados básicos: alimentação adequada e…

 25/01/17   149 Dicas

Alimentação adequada e higiene bucal são dois cuidados básicos fundamentais para manter a saúde do pet. Diante da grande variedade de rações, é preciso saber qual a mais indicada. Confira...

Mais+

Comportamento animal: dicas para control…

 20/04/17   35 Dicas

Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, mostra como minimizar a ansiedade do cachorro, quando este fica sozinho. Uma grande pergunta que todos querem a resposta é: o que os cachorros fazem...

Mais+

Picadas de moscas em orelha de cachorro

 19/12/16   803 Dicas

No verão as infestações por moscas são mais frequentes, podendo tornar-se um grande problema de incômodo para as pessoas e animais, tendo como consequência, transmissão de algumas doenças. O verão está...

Mais+

Dicas: conheça a oncologia veterinária e…

 11/05/14   1353 Dicas

Saiba de que maneira a oncologia veterinária tem trabalhado para salvar os cães e gatos com câncer. Assim como no universo dos seres humanos, o câncer é uma doença bastante presente...

Mais+

Dicas: cachorro tem gripe como a dos hum…

 26/11/13   1744 Dicas

Saiba como identificar e de que maneira agir quando o seu cachorro tem gripe. Muito comuns aos seres humanos, as gripes e resfriados aparecem bastante nas épocas em que as temperaturas...

Mais+

Dicas: animais de estimação trazem benef…

 18/05/15   1920 Dicas

Em um primeiro momento, ter um animal de estimação é uma ideia que parece assustadora para muitos pais. A recusa normalmente é justificada pela expectativa de que o animal de...

Mais+

Dicas: veterinário alerta sobre câncer d…

 21/10/15   1824 Dicas

'É uma doença perigosa exatamente por ela ser silenciosa', diz veterinário. Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. A campanha Outubro Rosa chama a atenção de mulheres do mundo todo para...

Mais+

Dicas: primeiros cuidados após adotar ou…

 28/11/14   1434 Dicas

Se adotar ou resgatar um animal, não se esqueça de levar ao veterinário para exames e primeiras orientações. Quando adotamos ou resgatamos filhotes ou animais adultos, muitos podem trazer algumas surpresas...

Mais+

Quem ama cuida: check-up em animais de e…

 28/06/16   1308 Dicas

Assim como nós humanos, que para cuidarmos bem da nossa saúde, fazemos check-up regularmente, os animais de estimação também necessitam desse cuidado. O check-up, além de prevenir doenças, também é...

Mais+

Dicas: saiba o que é 'micose canina' e c…

 13/06/14   1633 Dicas

Entenda como ocorre a contaminação dos cachorros pela micose e de que forma este problema pode ser tratado. Quem tem um cachorro como parte da família sabe que as coceiras em...

Mais+

Dicas: evite fugas e saiba como agir em …

 08/11/12   2255 Dicas

Por descuido ou acidente, o seu cãozinho ou gatinho sumiu da sua casa. Hora de se acalmar e saber algumas informações úteis que podem aumentar as chances de você reencontrar...

Mais+

Comentários

Excelente explicação! gostei
http://comocuidardecachorro.com
Quinta, 27 Abr 2017, 16:11   
Olá
Estou já faz um tempo a procura de um jumento para adocao.
Alguém poderia...
Quinta, 27 Abr 2017, 15:41   
Temos frascos de Milteforan 20 MG de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex. Con...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:33   
Ja comprou, temos frascos de 30,60,90 ml a pronta entrega via sedex contato 18...
Segunda, 24 Abr 2017, 14:32   
90 ml 1950,00, frete sedex grátis
Segunda, 24 Abr 2017, 14:31   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Gatinho Castrado

 20/04/16 Gatos para adoção

Esse é o Gatinho Castrado que era tutelado por uma senhora idosa que foi internada num asilo. Ele, agora, precisa de proteção e amparo de um novo tutor e espera...

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Cacau

 12/01/17 Cães para adoção

Cacau vive nas ruas e sonha com uma chance de ter uma família. Será castrada esse fim de semana e precisa urgente de um lar. Quem tem espaço na casa...

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Mascarada

 20/04/16 Cães para adoção

A cadela Mascarada está disponível para adoção e espera ansiosa por um tutor. Ela é saudável e dócil, além de ser muito charmosa. Para adotar a Mascarada, compareça ao Abrigo...

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Filhotes para adoção

 16/01/17 Cães para adoção

Os 4 filhotes têm 45 dias de idade e estão disponíveis para adoção no Abrigo da APIPA. Eles foram resgatados do abandono, na rua, e esperam ser acolhidos por uma...

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Paquita

 23/02/17 Cães para adoção

A Cadela Paquita tem 2 anos de idade e está disponível para adoção. Paquita esteve por vários dias internada em clínica veterinária, após ser resgatada pela APIPA. A cadela foi...

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+
Parceiros Colaboradores
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Clin Pet Veterinária
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...