Resgate: Protetores salvam a vida de cachorro que sofria maus-tratos no RS

Associação dos Melhores Amigos dos Animais de Frederico Westphalen (RS) – AMAA – descobriu que um cão sem raça definida chamado Bingo aparentemente não tinha direitos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Cão era mantido amarrado pelo tutor. (Foto: Divulgação / ANDA)Cão era mantido amarrado pelo tutor. (Foto: Divulgação / ANDA)A Declaração Universal dos Direitos dos Animais diz que colocar em risco a vida de qualquer animal é crime. O artigo nono diz ainda que é responsabilidade da lei dos humanos protegê-los. Mas no último final de semana, a Associação dos Melhores Amigos dos Animais de Frederico Westphalen (RS) – AMAA – descobriu que um cão sem raça definida chamado Bingo aparentemente não tinha direitos.

Respondendo a denúncia anônima, na tarde do sábado dia 11, voluntários chegaram até uma madeireira no distrito industrial da cidade para descobrir que Bingo estava preso. Não só amarrado, mas com uma das patas traseiras enrolada de tal forma em cordas que já não havia mais circulação. Ele estava contorcido numa posição absurda que dificultava sua respiração. Além disso tinha lesões de pele, bicheiras, estava magro, desidratado e enlouquecido pela dor. De acordo com a médica veterinária Luciane Dal Piva, uma das voluntárias, o tempo em que a pata ficou presa – provavelmente mais de dois dias – já havia causado necrose. "Sem tratamento urgente ele pode morrer", alertou.

Começou então a busca pela tal lei dos homens. Luciane e a voluntária da AMAA Priscila Krodi Santos buscaram apoio da Patrulha Ambiental (Patram) e da Brigada Militar, já que precisariam entrar em uma propriedade particular para auxiliar o animal. "A BM disse que não poderia nos ajudar, e passou a responsabilidade à Patram. E a Patram não atendia nenhum dos telefones. Mesmo o celular, em que deveríamos encontrar o plantão, estava desligado", conta Priscila.

Sem apoio, e com o tempo se esgotando, elas decidiram socorrer o cão de qualquer forma. "Quando cheguei já vi que era grave. Ele estava tão enrolado que não alcançava a água ou a ração", diz Luciane. A veterinária precisou sedar o animal para que pudessem manuseá-lo e soltar as cordas. Mas no momento em que se preparavam para colocá-lo na van da clínica, foram impedidas pelo chegada do proprietário do local. Muito agressivo, ele impediu a retirada e acionou a BM – que só então apareceu – para denunciar invasão de propriedade.

Bingo após o resgate. (Foto: Divulgação / ANDA)Bingo após o resgate. (Foto: Divulgação / ANDA)"Tentamos explicar que era um flagrante de maus-tratos, um crime em evolução, mas os policiais militares se negaram a registrar a ocorrência", relata Priscila. "A proposta deles foi que esperássemos até dois dias e caso o cão não fosse socorrido, fizéssemos a denúncia". Bingo não tinha todo esse tempo. Segundo a também veterinária Joana Jacomy Silveira, que participou do atendimento, "ele já apresentava fraqueza muscular, sinal grave de desnutrição".

O resgate Impedida de atender Bingo ou retirá-lo do local, a AMAA registrou Boletim de Ocorrência de maus-tratos na Delegacia da Polícia Civil de Frederico Westphalen. Depois, encaminhou um pedido ao juiz plantonista da Comarca da cidade para que autorizasse a retirada do animal do local. A resposta foi imediata. Ainda na noite do sábado, a promotora Andrea Almeida Barros determinou que o animal deveria ser removido do local para preservar sua vida e dignidade. E já na manhã do domingo a decisão do juiz José Luiz Leal Vieira deferiu o pedido, ordenando que Bingo fosse retirado dessa situação de risco.

A decisão do juiz reconheceu que existiam provas consistentes da ocorrência, em tese, da infração penal delineada no artigo 32, da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais. O artigo diz que "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" é crime e pode levar a uma pena de três meses a um ano de prisão, além de multa.

Bingo foi localizado pela Polícia Civil, acompanhada da AMAA, na casa de seu "tutor". Deitado em uma garagem escura, ainda sem nenhum tipo de medicação, ele estava coberto de óleo diesel, numa equivocada tentativa de minimizar o crescimento das bicheiras. A apreensão do animal foi tensa. Só depois de esclarecido de que a retirada de Bingo era uma decisão judicial, e que poderia inclusive ser realizada, se necessário, com apoio de força policial, o tutor concordou em entregá-lo. Nâo sem antes brindar os voluntários da AMAA com um grande repertório de adjetivos, menções de agressão física e o arremesso de um balde dágua.

Finalmente, Bingo foi removido à Clínica Veterinária Mundo Animal. De acordo com a veterinária Luciane, a situação é grave, mas ele deve sobreviver. "Estamos tentando salvar a pata, que está muito ruim", informa. "Mas o importante é que conseguimos resgatar o Bingo e que as ações da Polícia Civil, do Ministério Público e do Poder Judiciário foram rápidas, o que nos permitiu ajudá-lo", finaliza a voluntária Priscila Krodi Souza.

O email da AMAA é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: ANDA

 

Deixe seu comentário aqui

Postar comentário

0 / 1000 Tamanho do Texto
Seu texto deve conter entre 10 e 1000 caracteres
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

ÚLTIMAS NO BRASIL

EAHBEA 2015: mil educadores recebem qual…

 12/02/16   32 No Brasil

Construindo a compaixão através da educação, por meio do programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA). O Fórum Animal tem como uma de suas principais áreas de atuação o programa...

Mais+

Casal de Imbé (RS) já resgatou mais 3 mi…

 12/02/16   18 No Brasil

Conheça a história do casal de Imbé (RS) que fundou uma ONG de proteção aos animais na cidade e hoje mantém um abrigo com mais de 400 cães que esperam...

Mais+

Cães sobreviventes de massacre no Pará p…

 10/02/16   31 No Brasil

Abrigos da Au Family, ONG que acolheu os animais sobreviventes do 'massacre de Arari', em 2013, sofre ameaça de despejo, em Belém. A população de Belém (Pará) se mobilizou e a...

Mais+

Alêbeleza: cadelinha com paralisia incen…

 09/02/16   32 No Brasil

Cadelinha Alê faz sucesso na internet, em vídeo que incentiva a adoção de animais especiais. Cadela tem página no Facebook e já é famosa por sua história de superação. O vídeo...

Mais+

Jurisprudência do STJ estabelece que vet…

 07/02/16   45 No Brasil

Conforme entendimento do STJ, veterinários podem atuar de graça, mesmo não estando vinculados a entidades sem fins lucrativos. Os conselhos regionais de Veterinária não têm autoridade para proibir que os profissionais...

Mais+

Veterinário é impedido pelo CRMV-SP de r…

 04/02/16   61 No Brasil

Veterinário desabafa na WEB após ser impedido, pelo CRMV-SP, de realizar consultas gratuitas em sua clínica, em São Carlos, SP. Um projeto que durou apenas alguns dias: no última dia 23...

Mais+

Geladeira do bem: comida e água tratada …

 03/02/16   71 No Brasil

Instalada em praça pública, 'Geladeira do Bem' oferece comida e água tratada para animais de rua, no interior de SP. Foi de um vídeo na internet que Lilian Luisa Pissolati teve...

Mais+

Dicas: saiba o que fazer quando o cachor…

 02/02/16   61 No Brasil

Seu cachorro tem comportamento bagunceiro? Identifique os níveis de comportamento destrutivo em cães e os sinais clínicos de cada um. Antes de iniciar qualquer processo, o melhor a fazer é procurar...

Mais+

Comentários

http://www.wohuu.com.br/calazaremanimaistemtratamento
Sábado, 13 Fev 2016, 14:23   
URGENTE... Uma pessoa abandonará animais em área descampada nesse final de sema...
Sexta, 12 Fev 2016, 13:36   
Sei de uma pessoa que vai abandonar animais neste final de semana 13/14 de fever...
Sexta, 12 Fev 2016, 13:31   
Apipa, Tenho um cachorrinho que não to tendo tempo suficiente para cuidar dela, ...
Quinta, 11 Fev 2016, 9:36   
Olá! Eu consegui clicando na imagem e salvando no meu dispositivo. Espero ter aj...
Quinta, 11 Fev 2016, 0:42   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Lázaro

 01/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lázaro (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Miguel

 01/07/15 Cães para adoção

O cachorro Miguel (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Juma

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Juma (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Rhiana

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Rhiana (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Panthufa

 09/12/15 Cães para adoção

A cadelinha Panthufa está disponível para adoção e anseia por um tutor amoroso. Ela é castrada, saudável e dócil, além de ser muito linda. Para adotar a Panthufa, faça contato...

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vitória

 06/05/15 Cães para adoção

Quem se lembra da história da cadelinha Vitória? Vítima de crueldade, Vitória foi resgatada pela APIPA após ter sua pata dianteira decepada por um facão. Cadela passou por cirurgia e se...

Mais+

 

Parceiros Colaboradores
agradecemos aos nossos surpreendentes queridos parceiros

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber informativos da APIPA. Cadastre-se agora !
captcha

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...