gototopgototop

APIPA

Tue16092014

Atualizado07:25:40

Back Notícias Publicações da APIPA No Brasil Dicas: Aprenda a dar banho em seu cachorro em casa

Dicas: Aprenda a dar banho em seu cachorro em casa

(0 votos, média de 0 em 5)

Veterinários não recomendam banho a seco. A velha água e sabão são a melhor opção para deixar o seu cachorro limpinho. Aprenda a limpar os dentes, olhos e ouvidos.

Até o cachorro completar quatro meses de idade, deve-se evitar o banho com água e xampu. Depois disso, banho a seco não é recomendado, a não ser em casos específicos. (Imagem: Blogodorium)Até o cachorro completar quatro meses de idade, deve-se evitar o banho com água e xampu. Depois disso, banho a seco não é recomendado, a não ser em casos específicos. (Imagem: Blogodorium)Muitas pessoas tratam seus pets como se fossem seres humanos e no inverno não é diferente. É comum tutores de cachorros ficarem em dúvida quanto ao banho que devem dar no seu animal durante os dias de baixas temperaturas. Para isso, o banho a seco tem se tornado uma opção.

No entanto, o veterinário Renato E. Iazzetti, da Clínica Veterinária Med Dog, acredita que essa não seja a melhor pedida.

— Pelo menos quinzenalmente é bom dar um banho comum nele. Escovar e limpar as orelhas também é uma forma de higienizar o animal. Não há problemas com a temperatura da água nos pet shops. Normalmente, ela é aquecida.

Para Iazzetti, é claro que se deve ter uma preocupação com os filhotes que ainda não foram vacinados.

Até o quarto mês de vida, o cão está desprotegido e tem que tomar vacina para 11 doenças. Uma delas protege contra dez e, outra, a anti-rábica - que só protege contra uma -, tem que ser dada no quarto mês.

Higiene Bucal. (Imagem: R7)Higiene Bucal. (Imagem: R7)Por isso, ao longo desse período, é recomendado que se evite ao máximo o banho comum - o que não significa que ele seja proibido -, explica o veterinário.

— Por exemplo, se cai um copo de leite em um filhote de cachorro com dois meses, você não vai deixar ele "sujo" de leite por mais dois meses. O banho à seco é só uma forma de tirar o mau cheiro.

O diretor clínico do Hospital Pet Care, Dr. Marcelo Quinzani, indica em que situações o banho a seco pode se tornar uma alternativa.

— Essa alternativa é sugerida apenas em filhotes e animais mais velhos em dias frios ou animais que não se deixam banhar com água e sabão, por medo ou estresse. Também como auxiliar na limpeza de pelo e para retirar odores desagradáveis da pele, substituindo alguns banhos, diminuindo assim a frequência do banho com água e sabão, mas nunca eliminando-o.

Em suma, salvo exceções, o banho a seco não é uma boa escolha para os pets. Melhor mesmo é um bom banho à moda antiga!

Assista ao vídeo / Banho em seu cão em casa

Veterinário e adestradora ensinam como dar banho em um cachorro de porte grande em casa, no calor. (YouTube)

Aprenda a limpar os dentes, olhos e ouvidos de seu cachorro

A veterinária Tatiana Saito para mostrar como se faz a higiene dos cães. A especialista explica a importância de fazer a limpeza para a saúde do animal e faz demonstrações nos pets de Eliana Guttman e Rodrigo Capella. Fique de olho!

Assista ao vídeo / R7

Especialista explica a importância de fazer a limpeza do animal. Higiene dos dentes, olhos e ouvidos de seu cachorro. (R7 - 13/07/2012)

Com informações do R7

 

Parceiros Colaboradores

Please update your Flash Player to view content.

Proteste - Participe!

 

Seja um sócio da APIPA

ELES CLAMAM PELO SEU AMOR!

Associando-se à APIPA você vai está praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos. Faça o seu Cadastro de Sócio-contribuinte e seja mais um solidário a nos ajudar!