Centro de Zoonoses de São Luís (MA) é denunciado por maus-tratos

Vídeo de autoria da organização Bicho Feliz denuncia maus-tratos. Na denúncia encaminhada à polícia, ONG pede a interdição do CCZ.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Vídeo de autoria da organização Bicho Feliz denuncia maus-tratos. Na denúncia encaminhada à polícia, ONG pede a interdição do CCZ.

CCZ é acusado de sacrificar animais sadios e descartar os corpos em lixão. (Imagem: JMTV)CCZ é acusado de sacrificar animais sadios e descartar os corpos em lixão. (Imagem: JMTV)Um vídeo feito pela organização não governamental Bicho Feliz mostra cenas de maus-tratos a animais, supostamente, realizadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Luís (MA). O registro foi encaminhado à Delegacia Especial do Meio Ambiente, que apura o caso.

Segundo a ONG, todos os animais recolhidos nas ruas pelo CCZ são sacrificados, mesmo que tenham coleiras com indicação do dono e sejam saudáveis. Em um canil, uma cadela amamentando filhotes está com animais doentes. De acordo com a denúncia, os animais ficam vários dias sem água e alimentação, já que vão receber a injeção letal que provoca a morte por paralisia dos músculos.

Fotos com animais mortos em caixas ou largados ao abandono foram anexadas ao relatório. A aplicação da injeção letal seria feita irregularmente, sem anestesia nos cães e descumprindo os padrões de higiene e segurança para os funcionários. A organização relata ainda que os animais mortos são descartados no Aterro da Ribeira, sem cuidados com o risco de proliferação de doenças.

Na denúncia encaminhada à polícia, a ONG pede a interdição do CCZ, além da responsabilização da Prefeitura de São Luís, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e dos coordenadores e veterinários que trabalham no local.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que a Delegacia do Meio Ambiente já está apurando as denúncias. A reportagem entrou em contato com a prefeitura que, até o momento, não se manifestou sobre o caso.

Conselho de Veterinária vai apurar denúncia contra CCZ

Médicos veterinários envolvidos serão investigados. CCZ deverá receber vistoria nos próximos dias.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, Osvaldo Serra, afirmou que será aberto um processo ético disciplinar contra os profissionais que podem estar envolvidos ou que tenham conivência com as denúncias de maus tratos a animais dentro do Centro de Controle de Zoonoses de São Luís.

Todos os integrantes da Comissão de ética e Bem-Estar Animal estiveram reunidos no Conselho na manhã desta sexta-feira (30) para discutir o problema. A instauração de um processo administrativo disciplinar está em discussão na tarde desta sexta-feira entre a Comissão, quando também, será definida uma data para vistoria no Centro de Controle de Zoonoses. A Promotoria do Meio Ambiente participará dessa fiscalização.

Osvaldo Serra condenou, inclusive, o descarte dos animais. Segundo as provas fotográficas, encaminhadas pela Ong Bicho Feliz à Secretaria de Estado da Segurança Pública, os animais mortos são jogados no Aterro Sanitário da Ribeira ou num lixão, próximo à Universidade Estadual do Maranhão.

"Nós vamos apurar o possível envolvimento de médicos-veterinários nesse caso e tomar as medidas cabíveis. A eutanásia tem que respeitar o animal, inclusive, após sua morte, com a destinação correta do corpo", explica Osvaldo Serra.

A denúncia contra o CCZ é fundamentada em imagens gravadas na última quarta-feira dentro da unidade de saúde animal e cedidas pela Organização Não Governamental Bicho Feliz, que mostram como são tratados os animais doentes. Sem comida, sem água, em um ambiente insalubre.

"é um ambiente fora de todas as normas sanitárias. Fezes, urina, animais sujos e sem alimento, sem assistência. Encontrei animais preparados com cinco dias, no corredor da morte, para ser eutanasiado", relata a médica sanitarista Diana Serra, autora da denúncia.

A eutanásia é permitida dentro dos Centros de Controle de Zoonoses, desde que os animais ofereçam risco à saúde pública. Geralmente, são sacrificados cães portadores de doenças irreversíveis como a leishmaniose, raiva e sinomose. Mas é preciso ter critério na hora de decretar a eutanásia. O acompanhamento de um médico veterinário é fundamental. Assim prevê a legislação, que condena a ação aleatória, indiscriminada.

"Atualmente, a prática é feita por funcionários da limpeza, que não têm nenhuma qualificação técnica, e não tem conhecimento", conta a denunciante Diana Serra.

Com informações do G1

 

Deixe seu comentário aqui

Postar comentário

0 / 1000 Tamanho do Texto
Seu texto deve conter entre 10 e 1000 caracteres
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

ÚLTIMAS NO BRASIL

Jurisprudência do STJ estabelece que vet…

 07/02/16   16 No Brasil

Conforme entendimento do STJ, veterinários podem atuar de graça, mesmo não estando vinculados a entidades sem fins lucrativos. Os conselhos regionais de Veterinária não têm autoridade para proibir que os profissionais...

Mais+

Veterinário é impedido pelo CRMV-SP de r…

 04/02/16   44 No Brasil

Veterinário desabafa na WEB após ser impedido, pelo CRMV-SP, de realizar consultas gratuitas em sua clínica, em São Carlos, SP. Um projeto que durou apenas alguns dias: no última dia 23...

Mais+

Geladeira do bem: comida e água tratada …

 03/02/16   58 No Brasil

Instalada em praça pública, 'Geladeira do Bem' oferece comida e água tratada para animais de rua, no interior de SP. Foi de um vídeo na internet que Lilian Luisa Pissolati teve...

Mais+

Dicas: saiba o que fazer quando o cachor…

 02/02/16   41 No Brasil

Seu cachorro tem comportamento bagunceiro? Identifique os níveis de comportamento destrutivo em cães e os sinais clínicos de cada um. Antes de iniciar qualquer processo, o melhor a fazer é procurar...

Mais+

Sites reúnem 'babás de pets' que hospeda…

 01/02/16   35 No Brasil

Perfis de anfitriões garantem atenção e carinho para o pet em tempo integral. Tutores pagam entre R$ 25 a R$ 45 por noite de hospedagem. Quando chegam as férias, quem tem...

Mais+

Lei incentiva adoção de animais dando de…

 28/01/16   104 No Brasil

Tutores recebem o benefício depois de um ano com o animal. O desconto pode chegar a 20%, se forem adotados dois animais. No primeiro trimestre de 2016 deve começar a funcionar...

Mais+

ONG denuncia incêndio criminoso em abrig…

 25/01/16   98 No Brasil

Incêndio criminoso carboniza cerca de 20 animais que estavam abrigados, de forma improvisada, à porta de um hospital desativado, em Bayeux, PB. Pelo menos 20 animais, entre cães e gatos, morreram...

Mais+

Dicas: como encontrar gatos perdidos

 21/01/16   129 No Brasil

É difícil, porém, não impossível, recuperar gatos que se perderam, às vezes, semanas ou meses depois. O que complica o processo de recuperação do animal é o mito de que "os...

Mais+

Comentários

Parabéns pelo trabalho de vcs!! Lutando sempre pelos nossos amigos animais!!!
Sexta, 5 Fev 2016, 17:25   
Eu entendo, obrigado pela atenção, espero que as coisas melhorem ai
Sexta, 5 Fev 2016, 17:24   
Se a a briga de galo que tem regulamentos e normas é proibido sendo um esporte m...
Sexta, 5 Fev 2016, 16:27   
ola mi chamo luis felipe estou dando este comentario em forma de denucia minha...
Sexta, 5 Fev 2016, 11:04   
preciso de ajuda tenho uma cachorra que esta sofrendo muito me ajude por favor
Quarta, 3 Fev 2016, 16:34   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Lázaro

 01/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lázaro (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vitória

 06/05/15 Cães para adoção

Quem se lembra da história da cadelinha Vitória? Vítima de crueldade, Vitória foi resgatada pela APIPA após ter sua pata dianteira decepada por um facão. Cadela passou por cirurgia e se...

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Rhiana

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Rhiana (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Juma

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Juma (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Miguel

 01/07/15 Cães para adoção

O cachorro Miguel (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Panthufa

 09/12/15 Cães para adoção

A cadelinha Panthufa está disponível para adoção e anseia por um tutor amoroso. Ela é castrada, saudável e dócil, além de ser muito linda. Para adotar a Panthufa, faça contato...

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

 

Parceiros Colaboradores
agradecemos aos nossos surpreendentes queridos parceiros

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber informativos da APIPA. Cadastre-se agora !
captcha

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...