Resgate: animais em situação deplorável eram mantidos por acumulador em Campinas

Acumulador de animais mantinha mais de 60 cães e gatos em situação deplorável. Operação de resgate acontece em ação conjunta do DPBEA, Guarda Municipal de Campinas e associações de protetores de animais.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Acumulador de animais mantinha mais de 60 cães e gatos em situação deplorável. Operação de resgate acontece em ação conjunta do DPBEA, Guarda Municipal de Campinas e associações de protetores de animais.

Funcionários do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas receberam autorização, nesta terça-feira (11), para entrar em duas residências do militar aposentado que acumula dezenas de animais no Bairro Chapadão, além de outros oito imóveis em outras regiões da cidade. Eles limparam as duas casas e avaliaram cães e gatos que ainda não foram resgatados por entidades de proteção. Esta ação só foi possível porque o militar entregou as chaves.

Assista ao vídeo / EPTV

Ainda segundo a Prefeitura, cinco cães e gatos vão receber chips e passarão por análises veterinárias, e os que tiverem condições serão encaminhados para adoção. Todos serão mantidos em uma única casa no Chapadão.

A administração municipal também informou que o coronel aposentado passou por atendimento psiquiátrico e deu início a um tratamento médico. Ele foi acompanhado por um oficial do Exército.

Cães resgatados

Seis cães que já haviam sido resgatados estão em tratamento em um hospital particular. Todos apresentaram algum tipo de doença, segundo os médicos veterinários. Um filhote tem anemia e doença do carrapato.

Duas entidades de voluntários estão bancando os gastos com os tratamentos, que são caros, até eles conseguirem lares temporários para os animais de estimação.

“Conosco estão quatro animais adultos e dois filhotes. Nós precisamos de pessoas que se disponham a cuidar dos cães, nós levamos tudo que eles precisam”, declara a presidente da ONG Anjos de Rua, Luiza Grande.

Funcionário limpa uma das casas, em Campinas, onde acumulador mantinha animais. (Imagens: EPTV)Funcionário limpa uma das casas, em Campinas, onde acumulador mantinha animais. (Imagens: EPTV)

Entenda o caso

Na semana passada o caso de animais mantidos em residências veio à tona depois que entidades de proteção e a Guarda Municipal fizeram o resgate de cães e gatos de uma residência no Guarani, que também pertence ao militar aposentado.

Em outro imóvel, no Botafogo, a Justiça já havia proibido o militar aposentado de manter animais lá. Um cão morto foi encontrado em uma geladeira do apartamento.

Ao menos 60 cães e gatos foram encontrados na noite de quarta-feira (5), em condições de maus-tratos, muitos com doenças graves. O flagrante foi em uma residência na região leste da cidade entre o bairro Nova Campinas e Guarani.

Assista ao vídeo / EPTV

O dono da residência, um coronel aposentado do Exército, de 64 anos, foi conduzido à delegacia por suspeita de agressão a guardas municipais e maus-tratos a animais, alguns mortos.

Os animais ficavam em cômodos sujos, abafados e brigavam pela pouca comida, segundo os vizinhos, que denunciaram o caso à Guarda Municipal.

“Os gatos ficavam trancafiados em uma situação deplorável”, explica a presidente da Associação Late Cão, Marjorye Carvalho.

Os gatos, ao menos 50, ficavam na parte de cima da residência, e a maioria apresenta problemas oculares, informou a médica veterinária Beth Santos, que também acompanhou o flagrante após denúncias de vizinhos. Eles também fizeram apelos pelas redes sociais, com pedidos de ajuda.

Na garagem, os voluntários e guardas se depararam com muita sujeira e comida estragada. Encontraram ainda dez cães convivendo com animais mortos.

A Polícia do Exército acompanhou o depoimento do coronel aposentado no 1º Distrito Policial. De acordo com a EPTV, o detido responderá por agressão e ameaça aos guardas municipais e maus-tratos aos animais.

Como ajudar

Animais resgatados estão sendo cuidados por voluntários e devem seguir para lares temporários, até que possam ser adotados. Quem quiser ajudar os animais resgatados devem obter mais informações nas redes sociais das associações Late Cão e Anjos de Rua. A Anjos de Rua divulgou um email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Com informações do Jornal da EPTV

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

quero adotar um pinche, se voces tiverem
Quinta, 22 Jun 2017, 8:29   
Sr. Jorge, se a situação do animal é grave e se ninguém o socorreu, provavelment...
Segunda, 19 Jun 2017, 5:45   
Preciso que alguém resgate uma cachorrinha que foi atropelada na avenida Itararé...
Domingo, 18 Jun 2017, 14:13   
Sra. RAQUEL, não perca tempo, denuncie. Junte o que puder, fotos, vídeos, testem...
Quinta, 15 Jun 2017, 5:16   
Boa tarde!
Me sentindo revoltada!
Tenho há tres anos sete gatos na minha resid...
Quarta, 14 Jun 2017, 13:43   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...