Guarda Responsável

Guarda Responsável. Veja algumas informações úteis para você cuidar melhor de seus animais de estimação.
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Veja algumas informações úteis para você cuidar melhor de seus animais de estimação e para você expandir suas responsabilidades para com a sociedade.

Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.

Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Prefira sempre adotar a comprar um animal. Ao adotar um animal, luta-se não só contra o abandono, mas contra o comércio de animais praticado por criadores, que se perfaz à custa de extrema crueldade. É preciso ter consciência de que adquirir um animal de criador implica, necessariamente, patrocinar o abusivo comércio de animais.

Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, tamanho, peculiaridades, espaço físico. Escolha o animal que possua características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço de que dispõe e com os seus próprios hábitos.

Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.

Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Banhe-o, escove e exercite periodicamente. Vacine-o anualmente contra raiva a partir dos 4 (quatro) meses de idade. E contra as demais doenças (vacina V8), a partir dos 60 (sessenta) dias de vida.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado. Não o abandone em caso de doença, de idade avançada, de viagem, de agressividade ou em qualquer outra hipótese.

Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características. Jamais submeta-o a maus-tratos, nem sob o pretexto de educá-lo.

Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado. Passear com o animal é importante para que ele se exercite, mantendo-o sempre preso à coleira e à guia para evitar fuga, atropelamento, ataques a outros animais, etc.

Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.

Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle de procriação e não tem contra-indicações. Providencie para que seja o animal, macho ou fêmea, esterilizado a partir dos 5 (cinco) meses de idade, para evitar crias indesejadas que resultam em abandono e em superpopulação de animais.

Dê afeto e atenção ao animal. Proporcione-lhe conforto e espaço adequado. Áreas descampadas, estacionamentos e garagens não são recomendáveis para animais. Amenize-lhe a sensação de frio, por meio de roupas e cobertores. Animais sentem frio tanto quanto os humanos.

Confira, abaixo, vídeo da bióloga Luiza Cervenka, sobre campanha lançada pelo CRMV-SP contra o abandono de animais (QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA). Também conscientiza tutores de animais acerca da GUARDA RESPONSÁVEL e alerta para os problemas decorrentes do abandono.

Assista ao vídeo (por Luiza Cervenka)

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • Jose Rafael Santos

    Boa tarde, gostaria de saber como faço para registrar o meu papagaio !

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa

    Bom dia..minha gatinha teve 6 filhotinhos..a coisa mais linda..dois pretinhos ..um branco..dois branco com cinza..um branco...Estou doando se alguem tiver interesse...fico agradecida

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • lyeldaglinialinharesfagundes

    me ajude por favor meu cachorro betoven foi atropelado e esta muito mal e ele esta precisando ser internado mais nao temos condicoes financeiras de custiar o tratamento meu amado cachorrinho porfavor nao deixe ele morrrer a mingua eu nao aguento ver meu bincho sofrer tanto a moto passou por cima das costela dele e ele esta se tremendo sdemais me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • evanildes martins aguiar

    Oi me chamo evanildes sou apaixonada por cães queria adotar um como faço?já tenho um,mad morro de vontade de ter outro.moro no bairro macaúba.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • benilda

    gostaria muito de adota um cachorro de porte medio ja crio um o nome dele e mamute e dostaria de ter outro comigo casa com espaso para dar amor e carinho

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • fabiana

    Eu queria adotar um cachorro tbm de porte medio+ tenho uma duvida se quando a gente adota precisa paga alguma coisa e

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • aline reis

    Oi me chamo aline tenho 30 anos,gostaria de adotar um gato, e um cachorro de porte medio? Moro no dirceu e tenho outro cão que tem 11 anos de vida. O animal é castrado?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa


    respondendo para  aline reis

    Aline Reis tenho 6 gatinhos ..lindos...so tem dez dias de vida...todos com olhos azuis..se vc tiver interesse e so me passar um contato...estou doando...

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  aline reis

    Aline, faça uma visita ao abrigo da APIPA. Lá, existe muitos cães e gatos esperando por adoção. Veja o endereço:

    APIPA - Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais
    Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à NOVAFAPI) - Teresina-PI - CEP: 64073-167 - Fones: (86) 3081-9670 / 8846-8020 Email: apipa10@apipa10.org - CNPJ: 10.216.609/0001-56
    Horário de visitação: das 13 às 16 horas

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Rogerio lima


    respondendo para  W. Portela

    Oi bom dia...sou novo morador nesta capital e gosto muitissimo de animais ....quero tambem adotar alguns e gostaria de saber qual o procedimento...quero conhecer melhor a APIPA e saber se fica aberto todos os dias inclusive domingo...moro no bairro bom principio ..zona sudeste....gostaria de saber como chegar até o local ...De antemão agradeço.rogerio.fer.lima@hotmail.com

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa


    respondendo para  Rogerio lima

    Bom dia Rogerio tenho 6 gatinhos filhotes...dez dias de vida...se vc tiver interesse..me responda ou repasse um contato

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:

Mais Recentes

Comentários

AJ
Olá boa noite vc ainda tem os gatinhos que vc mencionou no comentário?
Segunda, 26 Jun 2017, 1:15   
ELE VAI PAGAR PELO QUE FIZER -
Sexta, 23 Jun 2017, 15:29   
Quero denunciar maus tratos contra animais Rua Luiz Durand 235 bairro João Goula...
Sexta, 23 Jun 2017, 13:09   
Boa tarde,
Tenho uma gata e estávamos esperando passar o primeiro cio para cas...
Quinta, 22 Jun 2017, 16:35   
quero adotar um pinche, se voces tiverem
Quinta, 22 Jun 2017, 8:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...