Seja um Voluntário da APIPA

Venha ser um Voluntário da APIPA, colocando em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes.
5 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 5.00 (2 Votos)

Venha ser um Voluntário da APIPA, colocando em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes.

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) é uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, que sobrevive de doações, contribuições de associados e do amor de amigos solidários. É uma ONG sediada em Teresina, PI, com finalidade de proteger e assistir animais carentes por meio de trabalho voluntário. Como tal, temos muitos serviços e, por sermos desprovidos de verbas, necessitamos do trabalho solidário de pessoas generosas que amam os animais. É aí que entra o voluntariado, que pode ser exercido todos os dias.

Ser voluntário é Compaixão! Solidariedade! Amor!

Entre os inúmeros serviços com os quais um Voluntário da APIPA pode operar, destacamos:

  • auxílio administrativo (etiquetas, digitação e outros);
  • coleta de doações;
  • ajuda em redes sociais e website (redação / reportagem);
  • vídeos, filmagens e fotos;
  • auxílio com venda e organização de bazar e lojinha;
  • auxílio com limpeza e manutenção da ONG;
  • banho e tosa nos animais;
  • brincadeiras e passeios com os animais;
  • orientação legal e jurídica;
  • elaboração de projetos e captação de recursos;
  • serviços gerais (pedreiro, pintor, eletricista, serralheiro, marceneiro, carpinteiro, jardineiro, paisagista, etc.);
  • supervisão pós adoção de animais;
  • apadrinhamento de animais;
  • doação de materiais ou produtos;
  • doação de medicamentos;
  • doação financeira;
  • realização de feiras externas;
  • e muitos outros.

LEIS DO VOLUNTARIADO

LEIS DO VOLUNTARIADO

Alteração na Lei nº 13.297, em 16 de junho de 2016

Lei nº 13.297, de 16 de junho de 2016

O Ato em referência altera o artigo 1º da Lei 9.608, de 18/02/98, para incluir a assistência à pessoa como objetivo de atividade não remunerada reconhecida como serviço voluntário.

Art. 1º – O caput do art. 1º da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º – Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.”

Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Michel Temer
Alexandre de Moraes
Ronaldo Nogueira de Oliveira

Brasília, 16 de junho de 2016.

 

Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998

Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências

Art. 1° – Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a Instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Art. 2° – O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de Termo de Adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

Art. 3° – O prestador de serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

Art. 4° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5° – Revogam-se as disposições em contrário.

Fernando Henrique Cardoso

Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 177º da Independência e 110º da República.

Download Leis do Voluntariado & Dicas

Arquivo: leis-do-voluntariado-dicas.pdf

SEJA SOLIDÁRIO - SEJA VOLUNTÁRIO

SEJA SOLIDÁRIO - SEJA VOLUNTÁRIO

Milhões de animais brasileiros diariamente são abandonados, sofrem maus-tratos, caçadas ilegais e muitos outros problemas provenientes da falta de conhecimento e de fiscalização adequados. A sociedade civil organizada tenta sanar essas situações das mais diversas maneiras, desenvolvendo ações de resgate, conscientização, educação e tantas outras. Para que essas iniciativas possam continuar, só falta você.

Faça a diferença!

Ainda que muitas pessoas sejam solidárias aos problemas relativos ao bem-estar animal, nem sempre é fácil saber por onde começar. As dúvidas são muitas: e se eu não tenho dinheiro para doar? E se eu não entendo de animais? E se eu moro longe?

Qualquer pessoa pode ser voluntária, pois a atividade que você vai desempenhar pode ser facilmente adaptada à sua rotina. Às vezes algumas horas do seu tempo livre podem ser suficientes para colaborar com uma organização de proteção animal. Até mesmo online é possível ser voluntário, através da divulgação de campanhas, tradução de textos, pesquisa de alternativas e contatos.

O que é ser voluntário?

O voluntariado é, antes de tudo, um exercício de cidadania. É participar direta e conscientemente da transformação do seu meio, por uma sociedade mais digna para pessoas, animais e a natureza. Motivados por valores de solidariedade os voluntários contribuem executando tarefas, multiplicando esforços e abordando novas ideias.

O que fazer e como fazer?

Independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade. Cada organização tem necessidades diferentes de acordo com a sua atuação e os seus propósitos. Cabe a você buscar aquela com a qual mais se identifica e então verificar as suas necessidades. Seja um voluntário e trabalhe pela construção de um mundo melhor.

DICAS PARA SER UM VOLUNTÁRIO

DICAS PARA SER UM VOLUNTÁRIO

  • Todos podem ser voluntários. Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas são aptas a ajudar
  • Trabalho voluntário é uma via de mão dupla. O voluntário doa sua energia, tempo e criatividade, mas ganha em troca novas experiências, contato humano e/ou animal, oportunidade de aprender coisas diferentes, e a satisfação de se sentir útil
  • Voluntariado é ação. Quem quer, faz. Não há hierarquia de atividades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades a que atendem e a criatividade do voluntário.
  • Cada um é voluntário do seu jeito. Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns sabem exatamente onde ou com o que querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente
  • Voluntariado é compromisso. Uns têm mais tempo livre, outros menos. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido.
  • Voluntariado é qualidade. Sua função não é tapar buracos. A ação voluntária é uma importante qualidade cívica e contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade e dos animais.
  • Depende de você. Conheça como a organização funciona e perceba o que ela necessita, talvez você possa sugerir e executar atividades muito úteis: organizar uma feirinha, fazer um blog, dar uma palestra, são várias as opções.
  • Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que o seu trabalho não possa ser criticado. O voluntariado exige comprometimento e responsabilidade, e não desanime se nem todos vibrarem com o seu trabalho: os animais agradecem.
  • Persista, não desista! Se não der certo com a primeira entidade, tente outra vez: a sua ajuda pode ser muito valiosa em outros lugares.

Se você tiver interesse em alguma das atividades acima elencadas, ou, de alguma outra forma, deseja ajudar, mas tem dúvidas e deseja obter mais informações, envie-nos uma mensagem por meio do nosso formulário de contato, manifestando o seu desejo de ser Voluntário da APIPA e fazendo suas indagações. Sendo um voluntário da APIPA, você vai colocar em prática as suas habilidades e o seu talento em benefício dos animais carentes, e vai descobrir o quanto é gratificante contribuir com essa nobre causa, que é a defesa, proteção e o bem-estar dos animais, entes inocentes e indefesos, merecedores do nosso amor.

Abrir Formulário de Contato

Quero ser voluntário. O que devo fazer?

Para ser voluntário da APIPA, o pretendente precisa ser maior de idade e fazer a solicitação por meio de um Termo de Adesão, que disponibilizamos para download, abaixo, em dois formatos (DOC e PDF). Este Termo de Adesão, após ser devidamente preenchido em duas vias (à mão ou no computador), deve ser assinado e entregue na sede da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - APIPA. Ao Termo de Adesão, o pretendente deve anexar as cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto.

Faça download do Termo de Adesão (PDF ou DOC), abaixo. O formato DOC é indicado para quem vai usar o computador, para inserir os dados.

Download Termo de Adesão - PDF

Arquivo: Voluntariado-na-APIPA-termo-de-adesao.pdf

Download Termo de Adesão - DOC

Arquivo: Voluntariado-na-APIPA-termo-de-adesao.doc

Ansiosos, esperamos por você!

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA

    BOAS TARDES!
    ACABEI DE LIGAR PARA O N Q VI AQUI DA APIPA E DEU FORA DE ÁREA OU DESLIGADO,É Q TEM POR MINHA REDONDEZA UM CÃO ABANDONADO E SOFRENDO MUITO,MAGREZA EM ALTO GRAU,BASTANTE DEBILITADO E EU SEM SABER O Q FAZER POR SER DOMINGO TENTANDO AJUDA LÓ P Q N VENHA Á ÓBITO RESOLVI LIBAR PARA VCS SEM EXITO FAVORÁVEL. N SEI O Q FAZER PQ DEIXA LÓ MORRER ASSIM ME DOE MUITO.
    N TENHO TRANSPORTE PARA CONDUZI LÓ AO HOSPITAL VETERINÁRIO
    ME CHAMO MARIA DO SOCORRO 99898326

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Ellen

    eu gostaria de ser voluntária, mas é muito longe da minha casa. Vocês têm algum transporte para os voluntários?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  Ellen

    ELLEN, converse com o pessoal da APIPA, talvez você consiga uma carona. Quem sabe? Mais acima, você encontra endereço e telefone.

    de Teresina, PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • isabela

    queria ser voluntaria mas só tenho 12 anos. Amo muito cachorros por mim pegaria todos os cachorros da rua mais já tenho um pit bull em casa e meus pais não me deixam ter só quando o nosso cachorro morrer.

    de Uruçuí, PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Ayana

    Poxa ! Eu gostaria msm de ajudar , mas é que eu ainda não sou maior de idade , tenho 13 anos , mas acredito que poderia ajudar a divulgar mais essa associação , ou pedindo doações também , entre outras coisas , na verdade eu só queria ajudar ... ❤️

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Júnior

    Boa tarde pessoal, sou Dj e quero ajudar....Por isso me proponho a tocar (quando disponível) em alguma ocasião necessária ...
    Obs.:Só tenho note e mix (control) .
    Ok. PQ qualquer ajuda sempre é bem vinda...

    de Teresina, PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Eliane

    Gostaria de ajudar de alguma forma .
    Rua juvencio carvalho 120. Bairro monte castelo

    de R. Juvêncio Carvalho - Monte Castelo, Teresina - PI, 64017-170, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • cléa

    quero ser uma voluntaria ! como faço?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  cléa

    Cléa, por gentileza, faça contato por meio dos telefones, abaixo.
    Isabel: (86) 99951-0201 / Jane: (86) 99924-1818

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:

Mais Recentes

Comentários

quero adotar um pinche, se voces tiverem
Quinta, 22 Jun 2017, 8:29   
Sr. Jorge, se a situação do animal é grave e se ninguém o socorreu, provavelment...
Segunda, 19 Jun 2017, 5:45   
Preciso que alguém resgate uma cachorrinha que foi atropelada na avenida Itararé...
Domingo, 18 Jun 2017, 14:13   
Sra. RAQUEL, não perca tempo, denuncie. Junte o que puder, fotos, vídeos, testem...
Quinta, 15 Jun 2017, 5:16   
Boa tarde!
Me sentindo revoltada!
Tenho há tres anos sete gatos na minha resid...
Quarta, 14 Jun 2017, 13:43   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...