Como denunciar maus-tratos e crueldade contra animais

Sempre denuncie os maus-tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar.
2.5 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2.50 (1 Voto)

Sempre denuncie os maus-tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. Deve haver testemunha, fotos e tudo que puder comprovar o alegado. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania.

Certifique-se de que se trata de um caso de maus-tratos. Sempre que possível, procure conversar com o agressor, salientando o fato de que ele está cometendo um crime. Aja de maneira objetiva, mas com educação.

Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934

Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998

Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes.

Imagem: World Animal ProtectionImagem: World Animal Protection

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus-tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer a Lei Federal.

Lei de Crimes Ambientais

"Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º. "A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal."

Constituição Federal Brasileira

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
VII – preservar as florestas, a fauna e a flora;
Art. 225. Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.
§ 1.º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
VII – "proteger o Meio Ambiente adotando iniciativas como: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade."

A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio ambiente ou animais*. Também se pode denunciar diretamente no Ministério Público ou no IBAMA.

Como proceder nas delegacias

Cumpre à autoridade policial receber a denúncia e fazer o boletim de ocorrência. O policial que se negar a agir estará cometendo crime de prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal – art. 319 do Código Penal). Caso isso aconteça, há como queixar-se ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil.

Assim que o escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Negando-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o de que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no Art. 329 do Código Penal Brasileiro (retardar ou deixar de praticar indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). (Leve esse artigo por escrito.)

Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(s).

Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudo ou atestado veterinário, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

Dica: ao ir à delegacia, procure levar por escrito o art.32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605 de 1998) descrito acima, uma vez que, infelizmente, há policiais que não estão cientes do conteúdo dessa lei.

Saiba que você não será o autor do Processo Judicial que for aberto a pedido do delegado. O Decreto 24645/1934 reza em seu artigo 1º – "Todos os animais existentes no país são tutelados do estado", Logo, uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, ou elaborado TCO, o Delegado o encaminhará ao juízo para abertura da competente ação penal onde o Autor da ação será o Estado.

Como proceder no Ministério Público

O Ministério Público é quem tem a autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. Sendo assim, pode-se fazer a denúncia diretamente no MP, o que agiliza muito o processo.

Conheça a 'Cartilha de Defesa Animal' criada pelo Ministério Público de SP

Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(s).

Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

IBAMA

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

Endereços úteis

Note que o autor do processo judicial será o estado e não você. Sendo assim, não tema denunciar. As organizações não governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade. Porém, exerça a sua cidadania. Não se cale frente aos crimes contra os animais e o meio ambiente, e exija das autoridades responsáveis as providências previstas por lei.

Em São Paulo, você pode realizar a denuncia através da Divisão de investigações sobre Infrações de maus-tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente. Endereço: Av. São João, 1247 – 7º andar – Centro, das 9 às 19h. Tel.: (11) 3224-8208, (11) 3224-8480 e (11) 3331-8969.

No Rio de Janeiro, você pode realizar a denuncia através da DEMA – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Endereço: Rua S. Luiz, 265 – São Cristóvão. Tel.: (21) 3399-3290, (21) 3399-3298 e (21) 2589-3133. Fax.: (21) 3860-9030 e (21) 3860-3293.

Denunciar crimes contra animais em Teresina

BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental
Av. Duque de Caxias, 3520, Bairro Primavera II, Teresina - PI
Fones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684 – CEP 64006-220

Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI)
Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural
Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina - PI
Fone (86) 3216-4550 - CEP 64000-060

Pode-se também realizar a denúncia por meio das delegacias de polícia. Dirija-se à delegacia mais próxima e faça a sua denúncia. Siga as instruções apresentadas no tópico "Como proceder nas delegacias", acima.

Maus-tratos contra animais configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação.

Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais PODE e DEVE comparecer à delegacia e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos" da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

Exemplos de Maus-Tratos

  • Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar água e comida diariamente;
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Promover violência como: rinhas de galo, farra-do-boi, etc..

Assista ao vídeo / Entrevista com advogada Clarissa Vencato

Com informações do World Animal Protection

Classificação Geral (3)

5 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • anonimo

    Os donos de uma pensão na rua barroso com avenida Jose dos santos em Siva ,trancaram os portões de casa e abandonaram um cachorro na calçada,faz muita pena o cachorro passa o dia querendo entrar e os ex donos não deixam

    de Centro (Sul), Teresina - PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Maria

    eu Maria comovida com a situação de um cachorro pois ele fica amarado dia e noite levando sol chuva e sereno fica localiza da rua riachuelo sem numero desde de outubro de 2016 que esse animalzinho sofre por isso estou pedindo ajuda as autoridade de bom coração que tome providencia sobre esse animal mais rapido posivel ele não pode agradecer mais Deus pode

    de Amarante - State of Piauí, 64400-000, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  Maria

    Senhora Maria, não perca tempo, vá a uma delegacia de polícia e faça a denúncia. Denunciar é um ato de cidadania, além de ser, neste caso, uma ação humanitária. O pobre animal já sofreu demais, faça alguma coisa para livrá-lo do sofrimento. A sua atitude vai salvar a vida do pobre animal. Nesta página, mais acima, a Senhora encontra as instruções de COMO PROCEDER NAS DELEGACIAS. Por favor, pratique esta boa ação pelo bem-estar deste sofrido animal.

    de Teresina - State of Piauí, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Maria do Socorro

    Bom dia quero denunciar o abandono de uma Cadela doente aqui na minha rua. Ela esta vivendo ao relento sol e chuva de calçada em calçada.
    Esta com as mamas inchadas precisando pelo menos de um abrigo. se puderem ajudar eu agradeço. Dá dó de ver ela procurando sombra aqui e ali. Não posso acolher porque não tenho um local apropriado e tenho crianças em casa. meu telefone é 86-3236-4988

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Marilani

    Olá Boa noite, toda vez q eu vou pra casa da minha madrinha na Vila bandeirante em teresina-PI ai eu vejo um cachorro amarrado em um cordão no meio do Sol quente o dia todo sem água sem comida ai disse pro meus familiares Q qualquer dia eu vou denunciar ai resolvi denunciar procurei na internet tenho 12 anos i amo animais principalmente cachorro ai queria ajudar o bichinho o nome da rua é RUA BIANOR CARVALHO NA VILA BANDEIRANTE ajudem este animal por favor

    de R. Bianor Carvalho, Teresina - PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Marilani


    respondendo para  Marilani

    O número da casa é 5275 ou 5273 pq as duas casas são quase juntas perguntem de quem é o bichinho de estimação

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Lia Raquel Barros

    A casa ao lado do meu prédio, a proprietária abandonou 4 cachorros e está com uma torneira aberta 24h ( deve ser para os cachorros), fora as pulgas, carrapatos e etc. Alguém pode denunciar por favor! Já liguei para prefeitura de duque de Caxias e nada fazem. Os bichos estão puro osso, isso me dói o coração!! Segue endereço da casa ( avenida duque de caxias 390) Não é um comentário, é um pedido de SOCORRO!!!!

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  Lia Raquel Barros

    Sra. Lia, não perca tempo, vá à delegacia de polícia mais próxima de sua casa e faça uma denúncia. Veja, acima, o tópico 'Como proceder nas delegacias'. Denunciar é um ato de cidadania. A sua atitude vai salvar os animais. :D

    de Teresina, PI, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Marcelo Timotheo

    Olá, escrevo de Niterói, Rio de Janeiro, sobre um caso que ocorre no Piauí. Jumentos deixados para morrer de sede e fome. Um horror! Vocês, por favor, podem ajudar, mobilizar alguém aí do Estado? E parabéns pela luta de vocês!
    http://www.portalsaibamais.com/novo/2016/03/prefeitura-de-jaicos-condena-jumentos-a-prisao-e-sem-direito-a-comida/

    de Niterói, Niterói - State of Rio de Janeiro, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • helbe agnes

    Vocês já tem conhecimento dessa matéria?
    http://www.portalsaibamais.com/novo/2016/03/prefeitura-de-jaicos-condena-jumentos-a-prisao-e-sem-direito-a-comida/
    Não tenho como entrar em contato por telefone e não há email disponível para denúncia junto ao MP do Piauí. Busquemos denunciar. Há verba para tudo. Inclusive muito se enquadra na lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998.
    VAMOS DENUNCIAR, NINGUÉM MERECE MORRER DE FOME, TRANCAFIADO, ACOMETIDO DE DOENÇAS SIMPLES QUE SE AGRAVAM E SEDE.

    de Araripina, Araripina - PE, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • rafaela de queirós melo santos

    oi boa noite nao é a 1 vez que peco ajuda tem uma vizinha na minha rua que cria duas cadelas elas passam o dia todo e noite toda na rua pegando sol e chuva e elas duas estao no cil elas ficam em porta em porta pedindo comida e quando botam pra dentro de casa é amarada passando sede e fome e um rapaz ainda bate nelas tem uma que tem até trauma de chegar perto por tanto estou aqui fazendo uma denuncia anonima o endereco da casa e da rua é quadra 09 casa 12 setor A mocambinho 2 teresina piaui

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Roneida Vieira

    URGENTE... Uma pessoa abandonará animais em área descampada nesse final de semana, 13/14 fevereiro/2016, em CANOAS/RS. Tentei achar alguém que me ajudasse a impedir tal atitude, mas não estou achando. A quem devo recorrer?

    de R. Doná Marília, 55 - Nossa Sra. das Gracas, Canoas - RS, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Roneida Vieira

    Sei de uma pessoa que vai abandonar animais neste final de semana 13/14 de fevereiro/2016 em local descampado. Em Canoas/RS. Estou tentando impedir essa atitude e não sei como proceder. É URGENTE...

    de R. Doná Marília, 55 - Nossa Sra. das Gracas, Canoas - RS, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • maria das graas

    moro em pombal, interior da paraíba. aqui os direitos dos animais não são respeitados diariamente abandonam animais nas ruas. temos um centro de zoonoses que quase não funciona. como não temos uma política de controle populacional, os animais soltos nas ruas são em grande numero.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Ola, gostaria de ajuda, tem dois cachorros abondonados pelos seus donos, meus vizinhos, pegaram os cachorros e jogaram os na rua e agora eles ficam o tempo todo na calçada fazendo suas necessidades e eu não aguento mais, gostaria de sabe o que eu faço.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Juliana Lira Pires

    gente preciso de ajuda pra denunciar meu vizinho que não cuida da cachorra como fazer denúncia estou em São Paulo

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Amelia

    Como faço para denunciar um vizinho daqui do Mocambinho I da quadra 11, setor A que pegou meu gatinho de estimação só por que ele andava no telhado da casa dele.

    Eu sei que foi ele que pegou meu animalzinho um gatinho branco, pois esta desaparecido a vários dias,abandonado pelas ruas de Teresina. Fez isso só por que não gosta dos donos e desconta a sua maldade nos animais que são indefeso, Homem covarde.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Barbara

    aqui do lado de casa tem um cachorro tadinho passa o dia todo latindo, so vive preso pegando chuva e sol.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Larissa Ricelly

    perto da minha casa existem vários cachorros sofrendo de maus tratos. Os "donos" não se importam com eles, deixando eles expostos ao sol, chuva e perigosa constantes como doenças e até atropelamentos. Preciso de ajuda pois me dá uma dó de ver todos morrendo e eu não poder fazer nada pois os donos não se importam mas se fizermos algo ou tentar ajudar eles não deixam. Já presenciei caso em que um estava amarrado em uma árvore e chovia muito , ele estava tremendo de frio e chorando muito. Preciso de ajuda pra resgatar esses amiguinhos eles não podem morrer dessa maneira abandonados e sem direito a defesa . meu email para um possível contato : larissa.ricelly2015@outlook.com

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • ROSELIA MARILIA P. DOS SANTOS

    Boa noite como faço para denunciar uma pessoa que pegou um cachorro ai na pipa quando era bebe e agora depois que o cachorro esta adulto ele jogou na rua não quer mais o animal e quando o animal ver ele corre atras dele e lele joga banda de tijolo o animal esta jogado no meio da rua aqui no vale do gavião este rapaz e o pai dele são evangelicos eu ontem falei com o pai dele e ele me disse que o filho dele avia pego o cachorro na pipa e agora não quer mais o que eu faço.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
Carregar Mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

APIPA pede ajuda para concluir obra no a…

 23/03/17   36 No Piauí

Amigos, falta pouco! A APIPA ainda precisa de alguns materiais para concluir a obra do depósito, no abrigo de animais. Por favor, ofereça a sua ajuda! Amigo da APIPA, ainda falta...

Mais+

IDENTIPET: registro de declaração de gua…

 22/03/17   61 No Brasil

O IDENTIPET é um documento que comprova a identidade do animal e ainda ajuda na busca, em caso de perda ou fuga, além de servir nas disputas por guarda. Os cartórios...

Mais+

Morre tartaruga que ingeriu quase mil mo…

 22/03/17   36 No Mundo

Morre a tartaruga que ingeriu 915 moedas (5kg) jogadas por visitantes de um parque, na Tailândia. Animal era mantido como escravo, explorado para entreter turistas. A tartaruga marinha que havia engolido...

Mais+

Brasileiros são apaixonados por cachorro…

 18/03/17   26 No Brasil

Reportagem destaca a paixão dos brasileiros pelos animais domésticos, cães e gatos. Pesquisa do IBGE, de 2013, aponta que o estado brasileiro com mais gatos tutelados é o Piauí, sendo...

Mais+

Vídeo: o preocupante problema do abandon…

 17/03/17   98 No Piauí

O quadro 'Pra Onde Vamos', com a repórter Eli Lopes, vai ao abrigo da APIPA para mostrar o trabalho da Entidade, em reportagem que aborda o abandono de animais em...

Mais+

PETIÇÃO: participe e diga 'NÃO à PEC das…

 16/03/17   48 No Brasil

Mobilização online contra a PEC das Vaquejadas (agora, PEC 304/2017), que pretende acabar com a proteção animal no Brasil. O objetivo da PEC 304/2017, conhecida como PEC das vaquejadas, é legalizar...

Mais+

14 de Março - Dia Nacional dos Animais

 14/03/17   91 No Piauí

O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente, no Brasil, em 14 de março. Em Teresina, ativistas conscientizam a sociedade, com ato em defesa dos animais. Esta data tem o objetivo...

Mais+

PLs proíbem extermínio e garantem castra…

 09/03/17   170 No Brasil

Câmara aprova projeto que proíbe extermínio de cães e gatos por órgãos públicos. Outro projeto, votado esta semana, estabelece regras para o controle de natalidade. O Plenário da Câmara dos Deputados...

Mais+

Cirurgiões removem 915 moedas de estômag…

 09/03/17   44 No Mundo

Tartaruga marinha mantida em cativeiro e explorada para entretenimento de turistas, na Tailândia, é submetida a cirurgia para retirada de 915 moedas de seu estômago. Veterinários de Bangcoc operaram, nesta segunda-feira...

Mais+

Domingo 12 de março: show beneficente co…

 07/03/17   125 No Piauí

A APIPA convida você para show beneficente com a Banda Top Gun, que acontece em Teresina, próximo domingo, 12 de março. A Banda Top Gun apresenta, no próximo domingo (12), show...

Mais+

APIPA terá apoio do Estado para construi…

 07/03/17   239 No Piauí

O governador Wellington Dias diz que sua equipe preparou um projeto para construir o Centro Cirúrgico da APIPA. A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), convidada especial do...

Mais+

Governador Wellington Dias homenageia AP…

 06/03/17   2767 No Piauí

O governador Wellington Dias escolheu a APIPA, como entidade homenageada em seu aniversário de 55 anos. Wellington Dias realiza festas beneficentes, há 15 anos, para celebrar seu aniversário, sempre apoiando...

Mais+

Coreia do Sul fecha maior mercado de car…

 04/03/17   66 No Mundo

Em resposta às críticas mundiais ao consumo de carne de cães, Coreia do Sul decide acabar com a prática antes de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. O maior mercado de...

Mais+

Aniversário de Wellington Dias será com …

 02/03/17   307 No Piauí

O governador Wellington Dias vai comemorar seu aniversário com festa beneficente para ajudar a animais carentes. O governador Wellington Dias (PT) costuma comemorar seu aniversário promovendo eventos beneficentes em prol de...

Mais+

Os 'elefantes pintores' e a imbecilidade…

 27/02/17   80 No Brasil

A escritora e crítica de arte Sheila Leirner repudia post publicado no Facebook, que faz difusão da cruel exploração de elefantes, na Tailândia, para fins de entretenimento para turistas. Uma pessoa...

Mais+

Comentários

Liguem neste número 11 2790-4693, é um hospital veterinário em São Paulo.

Ele...
Sexta, 24 Mar 2017, 9:29   
Boa tarde! tenho dois frascos de Milteforan 60 ml, comprados diretamente em farm...
Quarta, 22 Mar 2017, 16:28   
Ana
Morrer sofrendo mt antes. Chineses raça desgraça. Chineses, coreanos, td uma des...
Terça, 21 Mar 2017, 22:18   
Ana
Raça maldita. Nem filhos de Deus eles são. Podem ver que na Bíblia Deus não se d...
Terça, 21 Mar 2017, 22:17   
gostaria de adotar um cachorrinho de porte pequeno de preferência vira-lata meu ...
Terça, 21 Mar 2017, 21:05   

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Gatinho Castrado

 20/04/16 Gatos para adoção

Esse é o Gatinho Castrado que era tutelado por uma senhora idosa que foi internada num asilo. Ele, agora, precisa de proteção e amparo de um novo tutor e espera...

Mais+

Cadela Vani

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Vani está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Lobo

 04/07/15 Cães para adoção

O cachorro Lobo (adulto) está disponível para adoção. Ele ainda será castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Caramelo

 01/07/15 Cães para adoção

Caramelo está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Cacau

 12/01/17 Cães para adoção

Cacau vive nas ruas e sonha com uma chance de ter uma família. Será castrada esse fim de semana e precisa urgente de um lar. Quem tem espaço na casa...

Mais+

Gata Yumi

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Yumi (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA. Yumi é deficiente visual e precisa de cuidados.

Mais+

Gata Xuxu

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Xuxu (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gato Romeu

 01/07/15 Gatos para adoção

O Gato Romeu (adulto) está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Lucinha

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lucinha (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Esmeralda

 30/04/15 Cães para adoção

Heterocromia ocular é uma alteração genética rara que faz com que um indivíduo tenha um olho de cada cor. E esta é Esmeralda, uma bela cadela SRD, que nasceu assim! Ela...

Mais+

Cadela Amora

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Amora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Benjamin

 01/07/15 Cães para adoção

Benjamin está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Pandora

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Pandora (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Mascarada

 20/04/16 Cães para adoção

A cadela Mascarada está disponível para adoção e espera ansiosa por um tutor. Ela é saudável e dócil, além de ser muito charmosa. Para adotar a Mascarada, compareça ao Abrigo...

Mais+

Filhotes para adoção

 16/01/17 Cães para adoção

Os 4 filhotes têm 45 dias de idade e estão disponíveis para adoção no Abrigo da APIPA. Eles foram resgatados do abandono, na rua, e esperam ser acolhidos por uma...

Mais+

Cadela Lili

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Lili (adulta) está disponível para adoção. Ela ainda será castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Gata Melissa

 01/07/15 Gatos para adoção

A Gata Melissa (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Paquita

 23/02/17 Cães para adoção

A Cadela Paquita tem 2 anos de idade e está disponível para adoção. Paquita esteve por vários dias internada em clínica veterinária, após ser resgatada pela APIPA. A cadela foi...

Mais+

Neguinho

 01/07/15 Cães para adoção

Neguinho está disponível para adoção. Ele é castrado e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+

Cadela Valentina

 01/07/15 Cães para adoção

A Cadela Valentina (adulta) está disponível para adoção. Ela é castrada e espera por você, no abrigo da APIPA.

Mais+
Parceiros Colaboradores
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • Clin Pet Veterinária
  • Hotel Pet Arca de Noé
  • JC Adestrador

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...