All for Joomla The Word of Web Design

Conheça os benefícios da convivência entre cães e humanos

Os cães são ótimos companheiros e nos trazem muita alegria. Estudos científicos agora provam que eles nos beneficiam de muitas formas.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Quem tem cachorro em casa já sabe faz tempo: os cães são ótimos companheiros e nos trazem muita alegria. Eles estão sempre dispostos e felizes com a nossa presença. Estudos científicos agora provam que eles nos beneficiam de muitas formas.

De todos os animais domésticos, os cães fazem parte da maioria e dos mais desejados, seguido de perto pelos gatos. Eles nos permitem dormir mais tranquilamente, pois sabemos que estão cuidando da nossa casa, fazem festa quando chegamos e estão sempre por perto quando precisamos de companhia.

Essa convivência traz muitos benefícios também para as crianças. Além de ensiná-las a respeitar os animais, uma pesquisa científica feita na Suécia, com 1649 crianças a partir de sete anos, concluiu que as tutoras de animais de estimação desde o primeiro ano de vida estavam menos sujeitas a asma e rinite alérgica.

Os cães também ajudam na recuperação de crianças com distúrbios psicológicos, por satisfazerem a necessidade de contato físico.

Já nos adultos, é comprovado que eles nos trazem benefícios fisiológicos e psicológicos. Um estudo publicado no American Journal of Cardiology mostrou que o convívio com animais ajuda a controlar o estresse, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares. Pacientes hipertensos com animais, quando em situações de estresse, apresentam pressão arterial mais baixa do que aqueles que não têm pets.

Ter um cão também leva a uma redução dos níveis de triglicérides, colesterol, melhor recuperação e maior taxa de sobrevivência a infartos do miocárdio, menor incidência de doenças, maior bem estar psicológico, maior taxa recuperação de doenças psiquiátricas e aumento do cuidado pessoal e da auto-estima.

Os animais também melhoram o estado emocional das pessoas, principalmente os idosos, pelo fato de se deixarem tocar e acariciar, e por aumentar a interação social dessas pessoas quando elas saem com eles para passear.

Nos EUA, um estudo concluiu que: "a convivência com animais de estimação proporciona uma oportunidade de melhorar a saúde. Um animal pode se tornar um estímulo para fazer exercícios físicos e reduzir a ansiedade. Animais de estimação também são uma fonte de contato e conforto físico e podem reduzir a solidão e a depressão. E, ao levar um animal para passear, a pessoa perde peso e melhora sua condição cardiovascular."

Existem ainda os animais terapeutas, que visitam hospitais e asilos levando alegria e todos os demais benefícios aos pacientes, auxiliando no bem-estar físico e psicológico.

Segundo um artigo publicado da revista Journal of Personality and Social Psychology, em termos gerais, pessoas que possuem cães "têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais do que as que não têm animal de estimação". Isso porque a sensação de alegria ao interagirmos com nosso cão libera neurotransmissores e hormônios capazes de relaxar, colaborar com nosso bem-estar, controlar a pressão sanguínea e até mesmo melhorar nosso sono.

E você, já acariciou seu cãozinho hoje?

Confira, abaixo, recomendações de especialista com relação aos cuidados essenciais que se deve ter na interação entre animais domésticos e pessoas (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Anhanguera

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Bom dia quero saber se vcs tem cachorro de médio a grande porte pra adoção
Terça, 12 Fev 2019, 8:40   
Que na rua da lagoa jaguaquara tem uma casa com um cachorro todo motratado o cac...
Sábado, 9 Fev 2019, 11:48   
oi gostaria de saber se vocês poderia resgata um cachorros macho de rua ele esta...
Sábado, 9 Fev 2019, 11:32   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...