All for Joomla The Word of Web Design

Dicas: veterinário alerta sobre o perigo dos carrapatos

Os carrapatos são pequenos artrópodes que se fixam na pele dos cachorros, podendo causar desde problemas de pele (alergia) até a transmissão de doenças graves, como a febre maculosa, erliquiose canina, a babesiose canina e a doença de Lyme.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Os carrapatos são pequenos artrópodes que se fixam na pele dos cachorros, podendo causar desde problemas de pele (alergia) até a transmissão de doenças graves, como a febre maculosa, erliquiose canina, a babesiose canina e a doença de Lyme. Algumas dessas doenças são zoonoses, ou seja, são transmitidas dos animais para os seres humanos, e podem causar graves problemas de saúde para as pessoas.

De acordo com o Dr. Isaac Avelino Pacheco, o controle da infestação por carrapatos é muito importante para a saúde e o bem-estar dos cachorros. Para isso, o uso de um produto eficaz e seguro é a solução ideal para interromper o ciclo do carrapato, matando a forma adulta em contato com o cachorro. Existem produtos que matam carrapatos em até 48 horas após eles terem tido contato com a pele ou os pelos dos cachorros tratados, sendo recomendado seu uso mensal para a prevenção e o tratamento de tais infestações.

Entenda o ciclo do carrapato

Os carrapatos vivem de sugar o sangue dos animais, podem andar quilômetros para encontrar alimento e se alojam sem pedir licença. Além disso, os carrapatos podem transmitir doenças fatais para os animais e seres humanos. Os carrapatos também podem ser trazidos por roedores e aves, como os ratos e pombos.

Segundo Pacheco, o foco de infestação pode estar em frestas, lugares escondidos da casa, terrenos baldios ou em praças perto de sua casa.

No caso de infestação por carrapatos em cachorros, o controle tem de ser mais rigoroso e contínuo, com a aplicação mensal de carrapaticidas tópicos e seguros como Prac-tic, Frontline e Revolution.

No ciclo do carrapato, fica claro que ele passa pouco tempo no animal, e cada um dos três estágios de desenvolvimento pode ter um hospedeiro distinto, podendo ser três cachorros diferentes ou o mesmo cachorro. (Foto: Dicas boas para Cachorro)No ciclo do carrapato, fica claro que ele passa pouco tempo no animal, e cada um dos três estágios de desenvolvimento pode ter um hospedeiro distinto, podendo ser três cachorros diferentes ou o mesmo cachorro. (Foto: Dicas boas para Cachorro)

Doenças transmitidas por carrapatos

A perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As fêmeas de algumas espécies consomem mais de 8ml cada uma. Em alguns casos, as infestações por carrapatos atingem tal magnitude que os cachorros morrem por causa da perda de sangue ou por tornarem-se susceptíveis a outras doenças devido ao estado debilitado.

Conforme Pacheco, os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a babesiose canina. A babesiose canina é uma grave doença causada por um protozoário capaz de causar infecção dos glóbulos vermelhos dos cachorros e anemia grave, a erliquiose canina, uma doença transmitida por carrapatos aos cachorros, mas existem relatos de gatos e seres humanos infectados por diferentes espécies, a doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapatos aos cachorros e seres humanos, causada por uma bactéria espiroqueta chamada Borrelia burgdorferi e a febre maculosa, uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria chamada Rickettsia ricketsii.

Como prevenir estas doenças

O uso de produtos que controlem a infestação de carrapatos no meio ambiente e sobre os animais é fundamental para o controle e prevenção das doenças transmitidas por estes artrópodes. O uso mensal de carrapaticidas matam rapidamente os carrapatos que tiverem contato com os animais, cachorros e gatos. Vale ressaltar que Prac-tic, Frontline e Revolution não são repelentes, os carrapatos precisam ter contato com os animais para morrerem, e este é o grande segredo destes produtos: eles matam e não apenas repelem estes parasitas.

Os repelentes, como os piretróides, têm menor período residual, duração, sobre os animais quando comparados com os produtos que matam, são mais tóxicos, e ainda, os carrapatos repelidos podem ir picar outro animal desprotegido ou até mesmo alguém de sua casa! Estudos comprovam que o uso mensal de carrapaticidas tópicos foi extremamente eficaz na prevenção da erliquiose canina em 96,4% dos animais tratados.

Para oferecer a melhor proteção contra carrapatos ao seu animal de estimação, não deixe de proteger seu cão todo mês.

Veterinário de Campina Grande (PB) orienta sobre o perigo dos carrapatos (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Paraíba

Doença do carrapato é assunto discutido por veterinário de Uberlândia (MG). Nesta época do ano a doença se torna comum nos cachorros. Tem tratamento, mas o cuidado com o animal deve ser constante (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Integração

Assista ao vídeo / Roraima TV

Com informações do CONSERV

 

Anúncio da APIPA | 18/SETEMBRO/2018

URGENTE - Falta RAÇÃO no Abrigo da APIPA

Amigos da APIPA, nosso abrigo passa por situação de emergência, o estoque de RAÇÃO está zerado. Ajude-nos agora, a fome não espera! Sobrevivendo somente de DOAÇÕES e sem recursos para pagar funcionários e custear despesas veterinárias, a Entidade suplica por AJUDA. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
VEJA POST NO FACEBOOK

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Eu odeio cada vez mais a China e todos os que nela habitam.
Quinta, 20 Set 2018, 15:03   
Meu irmao e minha cunhada querem muito um filhote de poodle.. voces tem?
Terça, 18 Set 2018, 14:05   
Gostaria de saber se está sendo expandido esse tratamento e como faço para ter a...
Quinta, 13 Set 2018, 18:31   
Bom dia. Estou com dois cachorros em casa. Um deles é vira lata, peguei na rua h...
Quarta, 12 Set 2018, 10:34   
Tenho interesse em adotar um cachorro porte pequeno pois moro em apartamento. 86...
Segunda, 3 Set 2018, 21:27   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...