Dicas: veterinária responde sete dúvidas sobre a castração

É preciso conscientizar os tutores de animais quanto ao procedimento, já que o mesmo não deve se restringir apenas aos animais em situação de rua, mas também para os domésticos. Embora soe agressivo, a castração é um procedimento que agrega mais efeitos benéficos do que maléficos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A castração de cães e gatos é um assunto que causa muita polêmica. O procedimento, que consiste na remoção do útero e ovários da fêmea e dos testículos dos machos, é considerado, por muitas pessoas, como algo bruto e desnecessário. Entretanto, muitos médicos veterinários afirmam o contrário: além dos benefícios comprovados para a saúde do animal, a medida é efetiva para que não haja tantos animais abandonados nas ruas.

É preciso conscientizar os tutores de animais quanto ao procedimento, já que o mesmo não deve se restringir apenas aos animais em situação de rua, mas também para os domésticos. Embora soe agressivo, a castração é um procedimento que agrega mais efeitos benéficos do que maléficos. No caso das fêmeas, o procedimento elimina o cio, que ocorre a cada seis meses, evita que a cadela fique prenha e doenças, como câncer de mama e infecções uterinas. Já nos machos, evita a demarcação de território, excitação causada pelo feromônio liberado pelas fêmeas no cio, além de tumores testiculares. Para te ajudar a decidir se optará pela castração para o seu pet, a veterinária Andressa Felisbino, da DrogaVET, responde 7 mitos e verdades sobre a castração.

1. Castração faz com que o animal engorde?

Mito! O que acontece é que, após o procedimento, o apetite do animal aumenta, fazendo com que o bichano coma mais. Porém o dono deve ficar atento a essa possível mudança de comportamento e incentivar o gato ou cachorro a se exercitar mais. Além disso, já existem rações específicas para animais castrados e na quantidade correta não haverá ganho de peso exacerbado.

2. Castrar evita doenças no sistema reprodutor ou sexualmente transmissíveis?

Verdade! Assim como os seres humanos, cães e gatos também estão sujeitos a doenças, como diversos tipos de câncer e AIDS. A castração elimina quase que completamente a probabilidade de surgimento destas e outras enfermidades, tanto em machos quanto em fêmeas.

3. Animais castrados são infelizes?

Mito! O animal não precisa consumar o acasalamento para ficar mais tranquilo. Na verdade, ele fica infeliz e frustrado ao não conseguir consumá-lo. O problema é mais acentuado, inclusive, para os pets que moram em prédios que, por terem maior quantidade de possíveis "parceiros", acabam ficando ainda mais agitados em seus períodos férteis. Outra vantagem é que a castração diminui o estresse do animal, no caso de situações externas, como passeios e encontro com outros animais.

4. Machos castrados não fogem de casa

Verdade! Com a remoção dos testículos, o animal perde o instinto de buscar alguma parceira que esteja no cio fora de casa. Isso diminui o risco de fugas, acidentes, atropelamentos e brigas com outros animais, principalmente no caso de gatos.

5. O animal fica mais dócil

Verdade! Entretanto, mesmo com a remoção da testosterona, a castração não irá alterar a natureza do animal. Ele continuará protegendo o lar, assim como ficar cansado e emburrado ocasionalmente.

6. Só existe um tipo de castração

Parcialmente verdade! No caso das fêmeas, sim. O único procedimento possível é a remoção do útero e ovários, conhecido como ovariohisterectomia. Já para os machos há duas opções: orquiectomia, que consiste na retirada dos dois testículos e diminui drasticamente o apetite sexual, e a vasectomia, que interrompe a passagem de espermatozoides, permitindo com que o animal acasale, porém sem risco de procriação.

7. A castração prolonga a vida do animal

Verdade! Com o procedimento, o animal fica prevenido de diversas doenças, o que pode aumentar em até cinco anos o tempo de vida do animal. Desta maneira, também auxilia a eliminar a realização de procedimentos cirúrgicos do animal quando ele estiver idoso. Outro fator é que, com o animal mais calmo, ele acaba saindo de casa com menos frequência e se expondo a menos situações de risco.

Com informações do Animal Print

 

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

pessoal olha só cubro qualquer valor que vc tiver faço 699,00 avista e se sugir ...
Sábado, 19 Ago 2017, 20:58   
30 ml esra 780 reais .Pode ser pago a vista ou no cartão .Whatsapp (61)98489-...
Sábado, 19 Ago 2017, 20:49   
da uma olhada to fazendo esse fim de semana 799,00 reais veja no site
Sábado, 19 Ago 2017, 19:30   
30 ml 850,00 pagamento a vista ou no cartao de crédito em ate 12 parcelas. Conta...
Sábado, 19 Ago 2017, 19:15   
https://farmaciaonlinetop.com.br/
Sábado, 19 Ago 2017, 15:34   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...