All for Joomla The Word of Web Design

Dicas: proteja seu animal do barulho de fogos na virada do ano

A tradicional queima de fogos da festa de Réveillon, sempre é um problema para os cães e gatos. O barulho dos explosivos causa estresse, pânico e, em alguns casos, resulta até na morte dos animais.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Durante a queima de fogos, além dos vários cuidados que se deve ter, é importante ficar próximo ao animal para transmitir segurança.

A tradicional queima de fogos da festa de Réveillon, sempre é um problema para os cães e gatos. O barulho dos explosivos causa estresse, pânico e, em alguns casos, resulta até na morte dos animais.

Assista ao vídeo

"Devido a acuidade deles ser muito mais sensível do que a nossa, eles [os animais] têm uma dificuldade maior de lidar com isso. Então, o que pra nós é alto, para esses bichinhos, normalmente, é estrondoso", explica o veterinário Luís Carlos Demborgurski.

Para ajudar a proteger os animais nessa hora tão delicada, Demborgurski listou algumas dicas: Uma delas é deixar a televisão ou rádio ligados em volume alto para distrair os bichinhos. Também é interessante usar algodão para tampar o ouvido. Também é importante ficar próximo do animal durante os foguetórios para que ele se sinta seguro (vídeo).

Assista ao vídeo

Música pode ajudar cães durante queima de fogos

É comum que os bichinhos fiquem assustados por causa do barulho. A música e o som da TV podem distrair os animais.

Colocar música ou ligar a televisão podem ser boas estratégias para ajudar o cão a enfrentar com mais tranquilidade a queima de fogos, durante a virada do ano. É comum que nesse dia o animal fique assustado por causa do barulho. A dica é do médico veterinário Daniel Ferreira Dias.

"A ideia é distrair o cão com coisas que chamem mais a atenção dele do que os fogos. Os sons da música ou da TV podem abafar um pouco o barulho dos fogos", explica. Segundo o médico veterinário, o ideal é que nesse momento os tutores fiquem perto do animal, conversem com o animal, brinquem ou ofereçam carinho para tranquilizá-lo.

"A audição do cachorro é mais aguçada que a do ser humano e qualquer barulho fora da rotina dele pode assustá-lo. Um exemplo é o do trovão quando chove ou ainda uma chinelada forte no chão. O animal pode associar esse barulho a uma situação de perigo ou violência e até ficar traumatizado."

De acordo com Dias, para tranquilizar o animal é importante criar um ambiente onde ele se sinta seguro.

Imagem: ClickPetsImagem: ClickPets

"Durante a queima de fogos, a primeira coisa que o animal faz é procurar o tutor, mas nem sempre ele está em casa nessa data. Então o animal vai procurar se abrigar em algum lugar e é importante que ele se sinta protegido."

Além de tentar preparar um ambiente seguro e agradável para o cão, há a opção de deixa-lo em um hotel, no caso daqueles tutores que vão viajar.

"É importante ter cuidado porque os animais podem fugir ou tentar se esconder em locais não apropriados e se machucarem. Há casos mais graves em que os animais podem ser cardiopatas e acabar sofrendo uma morte súbita. O tutor pode chegar em casa e achar seu cão morto", alerta Dias.

A historiadora Maiara Muniz sabe disso. Ela tem um casal de cães e segue exatamente as recomendações dadas pelo médico veterinário.

"Aqui em casa não soltamos [os cães], mas como não dá para evitar, eles ficam em um único lugar, para não que não se desesperem ou tentem fugir. Os cachorros ficam no corredor com o portãozinho fechado e a janela que dá para o corredor fica aberta. Dá para falar e fazer um carinho até que se acalmem."

O médico veterinário faz ainda uma ressalva quanto a alternativas como colocar tampões no ouvido dos cachorros. "Não é uma estratégia eficaz e também pode causar problemas para o cão."

Assista ao vídeo

Cidade italiana usa fogos de artifício silenciosos por respeito aos animais

Quem tem cachorro sabe, é só começar as explosões dos fogos que os cães ficam desesperados por conta do barulho. Mas, na cidade de Collecchio, na Itália, isso não acontece mais. Todas as festas que acontecem por lá só podem ter FOGOS DE ARTIFÍCIO SILENCIOSOS. Como assim? Sim, é possível! Os fogos especiais, que podem ser usados em diversas ocasiões, apenas emitem luzes, sem causar explosões (silenciosos). Isso, para a felicidade geral dos cachorros que moram por lá.

Com informações do G1

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

ola tenho interesse em adotar um cachorro n importa o sexo q seja filhote.
Sexta, 17 Ago 2018, 11:08   
Estou doando meu cachorro Golden Retriver. Os interessados me ligue no Tel(92)99...
Quarta, 15 Ago 2018, 12:56   
Amo caes e gatos, tenho uma gatinha chamada Nina è uma princesa, tinha um um pri...
Terça, 14 Ago 2018, 12:44   
Não tem que concordar com nenhum bicho todos são iguais e eles não são perigosos...
Domingo, 12 Ago 2018, 22:27   
Boa tarde Milena. Tenho interesse em adotar um filhote macho, de raça tamanho mé...
Sábado, 11 Ago 2018, 14:41   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...