All for Joomla The Word of Web Design

Dicas: saiba o que fazer quando o cachorro tem comportamento bagunceiro

Seu cachorro tem comportamento bagunceiro? Antes de iniciar qualquer processo, o melhor a fazer é procurar compreender por que o animal age dessa maneira. Identifique os níveis de comportamento destrutivo em cães e os sinais clínicos de cada um.

5 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 5.00 (1 Voto)

Seu cachorro tem comportamento bagunceiro? Identifique os níveis de comportamento destrutivo em cães e os sinais clínicos de cada um.

Antes de iniciar qualquer processo, o melhor a fazer é procurar compreender por que o animal age dessa maneira, pois, se um cachorro pode ser tão comportado, por que será que o outro parece ser tão bagunceiro? Entender os motivos pelos quais o cão tem um comportamento destrutivo, facilita tomar as primeiras medidas e mudanças.

Sintomas e tipos de comportamento destrutivo em cães

É preciso avaliar em que nível seu cão está. Há mais de um estágio desse tipo de comportamento, podendo ser mais leve, quando o cachorro não destrói muito, ou avançado, quando a destruição torne-se bastante agressiva. Entenda os níveis de comportamento destrutivo em cães e os sinais clínicos de cada um, para identificar em qual deles está o seu amigo.

  • Comportamento destrutivo primário
    Quando o cão está nessa fase, destruirá coisas como pernas de móveis e até plantas. O ato de cavar também é um sinal do comportamento destrutivo, e o animal pode fazer isto enquanto estiver longe ou perto de seu tutor.
  • Comportamento destrutivo secundário
    O cachorro só vai destruir quando o dono estiver por perto, pois estará querendo ganhar sua atenção.
  • Comportamento destrutivo obsessivo ou compulsivo
    Quando o animal passa tempo demais mordendo ou lambendo móveis, tapetes ou até mesmo suas pernas, o comportamento pode ser compulsivo, e ocorre quando dono estiver por perto ou não.
  • Comportamento destrutivo relacionado à ansiedade ou separação
    Nesse caso, o cão irá mastigar as coisas do dono, destruir portas, móveis, tapetes e tudo o que vir pela frente. Geralmente, nesse estágio, o proprietário não está por perto quando o cão age dessa forma.
  • Comportamento destrutivo relacionado ao medo
    Quando o cão possui fobia ou medo, o ato de destruir pode ser um sinal clínico junto com o medo de trovões, por exemplo. Além disso, terá tremedeira e desenvolverá os sinais quando o dono estiver perto, agravando-os quando o proprietário sair.

Causas do comportamento destrutivo em cães

Veja causas do seu cachorro destruir tudo o que vê. As causas do comportamento destrutivo estão relacionadas ao tipo (nível de destruição) e também aos sinais clínicos desenvolvidos.

No caso do comportamento primário, a falta de supervisão ou de atividade diária são as causas mais prováveis. No caso do comportamento secundário, pode ser apenas uma questão de proteger o seu território.

Quando há uma obsessão, o comportamento está relacionado a algum tipo de distúrbio, e o médico veterinário deve ser consultado imediatamente. No caso da ansiedade ou separação, deverá ser realizado um tratamento que o trate desse mal, senão não vai parar de destruir. O mesmo vale para o medo e a fobia.

Imagens: Show de Bicho / BlogspotImagens: Show de Bicho / Blogspot

Diagnóstico do comportamento destrutivo em cães

Visite o veterinário para diagnosticar seu cão. Pode ser que você demore um pouco a perceber que aquela pequena desobediência do seu cachorro em ficar pegando seu sapato e mordendo os móveis seja um indício de comportamento destrutivo. É possível até achar que é coisa da idade. Porém, realizar um diagnóstico ao perceber esses sinais clínicos é muito importante, antes que o cão destrua a casa inteira e você acabe por pensar em dá-lo para alguém.

uma consulta para ver o que pode fazer para que o seu cachorro não seja tão destrutivo.

Será preciso contar a história do animal, bem como relatar o histórico do seu comportamento de destruição, ou outros sinais clínicos que ele aparente. Quando e como começou a destruir as coisas e se destrói quando você está perto ou longe também serão informações importantes, assim como dizer se o quadro vem evoluindo (se ele destrói cada vez mais) ou diminuindo (se ele está ficando mais sossegado).

Deverão ser realizados os exames de rotina para verificar se não há outra doença que esteja desencadeando esse comportamento. No caso de cães mais idosos, o profissional poderá pedir até mesmo uma tomografia ou ressonância para ver se o cérebro está funcionando corretamente. Se não houver nenhuma doença nos exames, o problema deverá ser tratado como comportamental.

Tratamento para o comportamento destrutivo em cães

Identificar a causa do comportamento é o primeiro passo para o tratamento. Caso seja identificado algum tipo de doença no exame clínico, a mesma deverá ser tratada de maneira adequada. Porém, se o problema não estiver na evolução de nenhuma doença, os tratamentos são feitos com instruções de comportamento e possivelmente medicamentos.

Quando há comportamento destrutivo primário, o treinamento de obediência é necessário para que seu cão aprenda que não deve morder o que não for brinquedo seu. Nesse caso, se estiver no início, não é necessário usar medicação, mas caso você tenha dificuldades em realizar o treinamento sozinho, um adestrador experiente poderá ajudar.

No caso do comportamento já estar em nível secundário, será necessário medicar e treinar o cão. O médico veterinário poderá instruir alguns exercícios para o dia a dia, mas um profissional é essencial para dar esse suporte, pois somente a medicação não surtirá efeito.

Os níveis mais avançados receberão medicação mais forte e treinamento intensivo.

Para evitar esse comportamento agressivo em cães, a prevenção é sempre o melhor remédio e é desde pequeno que deve ensinar o animal a obedecer e não morder coisas que não lhe pertencem. Isto deve ser feito sempre com muito carinho e amor e jamais com violência. Se notar que o cão tem predisposição para fazer bagunça, contrate um adestrador desde cedo.

São pequenos cuidados com seu animal desde que ele é pequeno que o ajudarão a evitar que desenvolva um comportamento destrutivo.

Abaixo, cenas engraçadas com filhotes bagunceiros (vídeo)

Assista ao vídeo

Com informações do Bolsa de Mulher

Anúncio da APIPA | 12/DEZEMBRO/2018

Compre Pedigree e Whiskas no Carvalho e ajude a APIPA ganhar RAÇÃO

Amigo da APIPA, comprando produtos da Pedigree e Whiskas no Carvalho Supermercado, você estará ajudando a JSB a doar rações para o nosso abrigo. Campanha é válida de 13 a 16 de dezembro. Participe!
Confira Post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Meu genro encontrou uma mae cm filhotes Ele trouxe para cuidar, so k minha filha...
Domingo, 9 Dez 2018, 19:50   
OLÁ,
Há um ano apareceu em casa uma gata que deu cria de 5 gatinhos acabamos ca...
Sábado, 8 Dez 2018, 20:12   
Ruan Pablo, há alguns filhotes disponíveis para adoção. Pedimos que compareça ao...
Sábado, 8 Dez 2018, 13:13   
Boa Tarde,
Gostaria de saber se nesta instituição possui cãozinhos filhotes?
Sexta, 7 Dez 2018, 14:22   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...