All for Joomla The Word of Web Design

Medicamentos humanos são perigosos para cães e gatos

Nas clínicas veterinárias são comuns os atendimentos a animais intoxicados por medicações humanas que foram administradas por seus tutores sem orientação veterinária. Cuidado, muitas medicações são tóxicas e podem causar sérios problemas aos animais ou levá-los à morte.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Nas clínicas veterinárias são comuns os atendimentos a animais intoxicados por medicações humanas que foram administradas por seus tutores sem orientação veterinária. Muitas vezes, os tutores acham que diminuir um pouco a dose do medicamento resolverá o problema do seu cão ou gato, porém, muitas medicações são tóxicas e podem causar sérios problemas aos animais ou levá-los à morte.

Devemos ter cuidado com esse tipo de automedicação, pois ela é muito perigosa. Medicar animais exige conhecimento profissional e deve ser feito apenas pelo médico veterinário e não pelo tutor ou até mesmo pelo atendente de casas de ração ou pet shop. Às vezes, pequenas economias podem colocar em risco a vida do seu animal de estimação. Em outros casos, a intoxicação ocorre sem a intenção do tutor: os medicamentos ficam expostos ou em locais de fácil acesso e o animal come acidentalmente.

Listamos abaixo os medicamentos humanos mais comuns que são dados indiscriminadamente ou acidentalmente aos animais:

Ácido Acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Doril®, Melhoral®)

É um anti-inflamatório muito tóxico para gatos devido à deficiência de uma enzima hepática que dificulta a eliminação deste composto. Em humanos, a droga é eliminada de 3 a 4 horas. Os felinos precisam de 3 dias para eliminar o mesmo medicamento, o que favorece a intoxicação. De modo geral, seu uso é contraindicado para gatos.

Sinais de intoxicação: ausência de apetite, vômito, salivação, emagrecimento, desidratação, dificuldade para respirar, febre, depressão, inflamação do fígado, anemia, incoordenação, convulsão e morte.

Diclofenaco (Cataflan®, Voltaren®)

O medicamente é muito utilizado por humanos, mas é extremamente tóxico para animais, pois a molécula desse analgésico e anti-inflamatório não é bem metabolizada por gatos e por cães (principalmente), sendo um remédio extremamente tóxico para ambas as espécies. Seu uso é totalmente contraindicado para cães e gatos.

Sinais de intoxicação: diminuição ou ausência de apetite, vômito com sangue, fezes escuras, sensibilidade abdominal, desidratação, anemia, gastrite, úlceras gástricas, hemorragia gástrica, alterações no fígado, necrose de rins e inflamação do intestino com hemorragia.

Paracetamol (Tylenol®)

Por seu grande uso na rotina do ser humano, o Paracetamol está entre um dos mais comuns medicamentos causadores de intoxicação, principalmente em gatos. Isso porque ocorre a formação de um produto tóxico após a administração do paracetamol, causando sérios danos aos animais.

Sinais de intoxicação em cães: depressão, vômito, dores abdominais, inchaço (rosto, patas e membros dianteiros) e sinais associados à falência do coração e falência do fígado, podendo levar à morte.

Sinais de intoxicação em gatos: anemia, sangue na urina, vômito, dificuldade para respirar, depressão, queda da temperatura, fraqueza generalizada, coma, mucosas azuladas e morte.

Dipirona (Novalgina®, Anador®)

A dipirona sódica pode ser tóxica aos gatos se for administrada de forma inadequada. A intoxicação geralmente ocorre após o fornecimento de doses repetidas.

Sinais de intoxicação: gastrite, gastroenterite, úlceras com hemorragias gastrointestinais, vômito com sangue, prostração e falta de apetite.

Ibuprofeno (Advil®)

Anti-inflamatório e antipirético de uso contraindicado para cães e gatos.

Sinais de intoxicação: vômitos, diarreia, dor abdominal, sangramento gastrointestinal, dificuldade respiratória, sintomas neurológicos, coma e morte.

Antidepressivos

Antidepressivos podem causar vômitos e letargia. Certos tipos de antidepressivos podem levar à Síndrome da Serotonina, uma condição marcada pela agitação, aumento da temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão sanguínea, além de desorientação, vocalização, tremores e convulsões.

Derivados da vitamina D

Até mesmo pequenas exposições a derivados de vitamina D, como Calcipotriol (calcipotriene) e Calcitrol, podem causar ameaça de morte porque fazem com que o nível de cálcio aumente no sangue dos animais. Pequenos sinais da exposição, incluindo vômitos, perda de apetite, aumento na frequência da urina e sede (causadas pela falência dos rins) podem aparecer até mais de 24 horas após a ingestão.

A maioria dos princípios ativos dos medicamentos usados em medicina veterinária também é encontrada na medicina humana. Assim, muitas vezes, os medicamentos prescritos são encontrados tanto em “farmácias humanas” quanto em “farmácias veterinárias”, mas o uso deles deve ser feito exclusivamente sob prescrição do médico veterinário.

Sempre procure um médico veterinário quando seu animal ficar doente e não ofereça nenhum medicamento sem orientação do mesmo. Suspeitando que seu animal tenha ingerido medicação humana ou apresente algum sinal de intoxicação, conforme os citados acima, leve-o imediatamente ao veterinário para atendimento emergencial.

No vídeo, abaixo, veterinários alertam para perigo de medicamentos humanos em animais. Profissionais afirmam que prática pode levar animais à morte. Cães e gatos têm produtos próprios para tratamento de doenças. Confira reportagem da TV Diário.

Assista ao vídeo / TV Diário

Com informações do Blog Pet Care

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

ola tenho interesse em adotar um cachorro n importa o sexo q seja filhote.
Sexta, 17 Ago 2018, 11:08   
Estou doando meu cachorro Golden Retriver. Os interessados me ligue no Tel(92)99...
Quarta, 15 Ago 2018, 12:56   
Amo caes e gatos, tenho uma gatinha chamada Nina è uma princesa, tinha um um pri...
Terça, 14 Ago 2018, 12:44   
Não tem que concordar com nenhum bicho todos são iguais e eles não são perigosos...
Domingo, 12 Ago 2018, 22:27   
Boa tarde Milena. Tenho interesse em adotar um filhote macho, de raça tamanho mé...
Sábado, 11 Ago 2018, 14:41   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...