All for Joomla The Word of Web Design

Seu cachorro não quer comer? Conheça os motivos e o que fazer

Quem convive com cães sabe que, apesar de ser um problema bastante comum, a falta de apetite sempre é preocupante e não deve ser ignorada.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Por que os cachorros perdem o apetite? O que pode ser feito para que eles voltem a se alimentar? É o que vamos ver a seguir.

Quase todos os tutores de cães já passaram por isso: você serve o mesmo alimento, no mesmo pote, no mesmo local e...nada! Quem convive com cães sabe que, apesar de ser um problema bastante comum, a falta de apetite sempre é preocupante e não deve ser ignorada.

Motivos pro cachorro parar de comer

As principais causas da falta de apetite em cães são: altas temperaturas ambientais, saudades, dores de dente e/ou gengiva e outras doenças.

Calor: assim como os humanos, os mascotes também sofrem com dias quentes e, junto com o calor, vem a diminuição do apetite. Se o seu cão apresenta falta de apetite em dias quentes, procure oferecer alimentos gelados e água fresca. Converse com seu veterinário de confiança e veja quais frutas geladas seu pet pode comer. Para cães saudáveis, uma fruta que faz grande sucesso é a melancia, desde que em pequenas quantidades. Outra forma de aliviá-los do calor é colocar pedras de gelo dentro do recipiente de água. Uma alternativa ainda mais saudável é oferecer água de coco gelada.

Saudades: sim, eles sofrem com a ausência de quem gostam. A primeira dica nesse caso é manter uma roupa com o seu cheiro ao alcance do pet. Isto reduz o sentimento de distanciamento. Procure dar mais atenção ao pet, reserve mais tempo para ele. Brinque mais, faça mais carinho, fique ao lado dele enquanto oferece o alimento. Assim você vai deixar bem claro que ele não está sozinho.

Dores: dores de dentes ou na gengiva também estão entre as causas mais comuns de perda de apetite em cachorros. Quando são filhotes, assim como crianças, sofrem com a erupção dos dentes e trocas dentárias. Já durante a fase adulta e a velhice, os cálculos dentários, perdas de dentes e cáries podem causar muito desconforto e também ocasionar outros problemas ainda mais graves.

Paladar: alguns cachorros tem o paladar mais apurado e podem acabar enjoando da ração ou do alimento que você costuma dar. Se seu cachorro ficar mais um dia sem comer e a princípio não é nenhuma das razões citadas acima, você pode tentar fazer a troca da ração (confira abaixo).

Como fazer a troca da ração

Muitos não sabem que devemos ter muito cuidado ao trocar a ração do nosso cachorro, seja ele filhote ou adulto. O organismo dos cães é sensível e uma simples troca brusca pode acarretar em problemas na sua saúde, como diarreia, vômitos e desidratação (em casos mais graves, podendo levar o cão a precisar ficar internado).

Você pode se perguntar “por que eu iria querer trocar a ração?”. Existem vários motivos que podem te levar a querer trocar a ração do seu cachorro.

Alguns motivos que nos levam a trocar a ração do cachorro

São vários os motivos que nos fazem ter que trocar a ração do cão. Por exemplo:

  • Trocar de uma ração standard ou premium para uma super premium, que tem mais qualidade e nutrientes;
  • O cachorro estar se recusando a comer a ração atual e aí somos forçados a efetuar a troca;
  • A ração atual deixa as fezes moles ou com cheiro muito forte e queremos deixar as fezes mais sequinhas e durinhas;
  • O cachorro tem muitos gases por conta da ração;
  • O cachorro apresentou alergia ou problemas de pele devido à ração;
  • Entre outros.

Bem, você viu que são vários os motivos que podem nos levar à troca da ração, mas como fazer isso com o menor impacto possível para a saúde do cachorro? É simples, basta se programar. Não deixe a ração atual acabar antes de você ter efetuado toda a troca, ou você pode deixar o seu cão passando mal e até doente.

Independente da causa, não faça uma mudança radical na alimentação do pet, nem ofereça alimentos de humanos para seu cão. A intenção sempre é a melhor, porém você pode agravar ainda mais o caso. Muitos ingredientes que fazem parte da nossa dieta não devem ser consumidos por eles pois podem ocasionar desde alterações gastrointestinais até intoxicações graves, podendo até mesmo levar o animal a óbito.

A falta de apetite é considerada frequente entre os cães, contudo esteja sempre atento a outros sinais como vômito, diarreia, apatia, tremores, perda de pelos excessiva, desconforto abdominal, alterações na saúde ou no comportamento. Sempre que identificar algo diferente, leve-o ao seu médico veterinário de confiança. Lembre-se que eles não conseguem se expressar como nós e que somente profissionais podem examinar e diagnosticar o que realmente está acontecendo com o pet.

A saúde deles depende de nós!

Por Fabíola Monteiro - médica veterinária

Com informações do Tudo Sobre Cachorros

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.

Pessoas nesta conversa

  • jramos

    minha chorinha morreu tentei ate ver se ela comia dando algo com seringa ela teve uma melhora rapdo e morreu to muito triste

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:

Mais Dicas

Comentários

Resgatem esse cão gente . eu não aguento ver isso . ajudem a esse cão gente .
Quarta, 17 Abr 2019, 16:15   
Preciso de socorro para um cachorro que colocaram na calçada de minha casa muito...
Quarta, 17 Abr 2019, 15:59   
Estou. A. Procura. De. Um. Salsicha. Cofap. Parará. Criar. Amo. Animais. Mim. Aj...
Segunda, 15 Abr 2019, 11:44   
Antonio Wagner, no abrigo da APIPA tem filhotes de médio porte que esperam por a...
Segunda, 15 Abr 2019, 10:02   
Gostaria de saber se te filhote de cachorro pequeno ou medio porte., para aparta...
Segunda, 15 Abr 2019, 0:07   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...