All for Joomla The Word of Web Design

Especialista dá orientações sobre a Giárdia em cães

Um exemplo de zoonose que preocupa a sociedade e os tutores é a giárdia. Este problema de saúde é transmitido por um protozoário que se instala no intestino de suas vítimas e causa diversas disfunções no sistema digestivo de animais humanos e não humanos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Este problema é transmitido por um protozoário que se instala no intestino e causa diversas disfunções no sistema digestivo dos animais.

Toda doença ou infecção que passe dos animais para os seres humanos, ou vice-versa, chama-se de zoonose. Para se ter uma ideia, existem hoje 200 zoonoses reconhecidas pelos especialistas de saúde e muitas delas costumam surgir com facilidade dentro da sociedade, pois ainda há muita precariedade nos sistemas de saúde do Brasil.

Um exemplo claro é a falta de órgãos em cidades brasileiras que desempenhem o papel de controlar estas enfermidades e isto sem contar a falta de preparo que muitos centros possuem ao enfrentar estas doenças, por isso acabam matando muitos animais e não prestando o devido tratamento quando se há solução.

Um exemplo de zoonose que preocupa a sociedade e os tutores é a giárdia. Este problema de saúde é transmitido por um protozoário que se instala no intestino de suas vítimas e causa diversas disfunções no sistema digestivo de animais humanos e não humanos.

Levando em consideração as informações precárias que existem sobre a doença, o canal no Youtube “Quatro Patas” criou um conteúdo esclarecedor com a médica veterinária Enda Abdou Filha sobre este problema de saúde.

Assista ao vídeo / Quatro Patas

Giárdia: contaminação, sintomas e tratamento

A transmissão desta zoonose ocorre através do consumo de água contaminada ou o contato direto com as fezes de um animal que já esteja infectado. Assim, o protozoário presente nestes ambientes, entram no organismo da vítima e passa a viver no intestino. “A consequência mais grave, a evolução da doença, é para uma anemia”, alerta a doutora Enda Abdou.

Para reconhecer a doença, é preciso realizar exames laboratoriais, que podem ser iniciados após a observação de sintomas incomuns.

“Os sinais básicos dela [giárdia] são as fezes com muco, diarreia com sangue”, explica a veterinária. Portanto, assim que constatar a doença, é preciso dar início ao tratamento indicado pelo especialista. Há casos mais avançados que o animal precisa ficar internado para receber soro na veia, tendo em vista que tudo que ele ingere é vomitado.

Como prevenir o cão contra a giárdia?

“Para o cão tem prevenção, que é a vacina. São duas doses e depois uma por ano. É importante, antes de vacinar, fazer o exame para saber se o animal é negativo, porque se ele for positivo a vacina não age. Primeiro o animal tem que está sem giárdia, para depois ser vacinado contra a giárdia”, informa a Drª Enda Abdou.

Além disso, é importante manter o ambiente do animal limpo, bem como oferecer água potável de qualidade ao pet. Os seres humanos também precisam ter mais cuidado com a higienização dos alimentos e das mãos.

Assista ao vídeo / Andressa Suênia

Com informações do Clube Para Cachorros

Anúncio da APIPA | 04/JULHO/2018

URGENTE - Falta RAÇÃO no Abrigo da APIPA

Amigos da APIPA, nosso abrigo passa por situação de emergência, o estoque de RAÇÃO está zerado. Ajude-nos agora - a fome não espera! Sobrevivendo somente de DOAÇÕES e sem recursos para pagar funcionários e custear despesas veterinárias, a Entidade suplica por AJUDA. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
VEJA POST NO FACEBOOK

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Boa tarde! vocês funcionam aos domingos?
Quinta, 19 Jul 2018, 17:07   
Boa Tarde
Aqui na Rua Vicente Leoneti nª 70
Jardim São Marcos
Tem um cachorro...
Sábado, 14 Jul 2018, 17:06   
Preciso de ajuda com minha cadela colocando pus pela vagina
Sábado, 14 Jul 2018, 10:27   
Tenho uma.gatinha fêmea,infelizmente não posso mais ficar com ela,pois estou com...
Quinta, 12 Jul 2018, 11:11   
Boa Tarde
Morro em Soracaba Sp
Quero fazer uma denuncia de maltrato com um ca...
Segunda, 9 Jul 2018, 10:27   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...