All for Joomla The Word of Web Design

Câncer de próstata no cão pode ser prevenido com exames de rotina

Os seres humanos não são os únicos que precisam prevenir-se do câncer de próstata. Os cachorros também precisam passar por todos os procedimentos enfrentados pelos tutores.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Cães devem passar por exames de rotina para prevenir câncer de próstata. Cachorros devem ser levados ao veterinário com frequência.

O câncer de próstata, apesar de ter cura, é uma doença que gera preocupação nos homens. A partir dos 50 anos, pessoas do sexo masculino precisam fazer exames de prevenção para evitar que o problema seja descoberto em estado avançado. Os seres humanos, porém, não são os únicos a sofrerem com a doença. Os cachorros também precisam passar por todos os procedimentos enfrentados pelos tutores.

De acordo com o médico veterinário Luiz Biondi, coordenador do curso de veterinária na UNIMES, o processo de desenvolvimento do câncer de próstata em homens e em cães é o mesmo. “O aumento da próstata em seres humanos acontece com o aumento da idade. Nos animais, acontece a mesma coisa, só que em uma escala mais rápida, pois eles envelhecem mais rapidamente”, explica.

Ainda segundo o médico, os tumores em cães, pela semelhança da próstata com o humano, é utilizado em estudos para combater a doença. “A próstata é um órgão que está em todos os mamíferos masculinos. Mas o animal que mais se aproxima do homem é o cão, e, por isso, são utilizados em estudos para que a cura seja obtida de uma maneira mais fácil”, conta.

Apesar da semelhança no desenvolvimento, segundo Biondi, o aparecimento de um tumor em cães é mais raro do que nos seres humanos. “A ocorrência de tumor é, em média, dez vezes menor em cães do que em homens, mas acontece e as pessoas devem ficar atentas a todos os riscos”, completa.

De acordo com a médica veterinária de Uberlândia, Sirlei Manzan, é necessário conscientizar sobre o câncer de próstata em pets, que não é comum, mas é mortal e atinge cerca de 4% dos cães com mais de sete anos.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo do homem, cães e em outros animais do sexo masculino. Nos animais a incidência é menor do que nos humanos, no entanto poucos bichos resistem ao tratamento quando a doença está em fase avançada. Sirlei explica que nos cães é necessário que a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo é realizar o acompanhamento no cão anualmente.

"Os tutores dos animais precisam acompanhar a saúde do pet anualmente, pelo menos. É o famoso check-up que nós, humanos, também fazemos. A doença ainda não é muito conhecida nos cachorros, por uma questão cultural, mas é bom aproveitar esse clima de 'Novembro Azul' e também incentivar as pessoas a acompanharem o desenvolvimento dos cachorros, principalmente dos idosos", recomendou.

Prevenção

Segundo o médico, os tutores de animais precisam ter cuidado com a doença e que, assim como os homens, precisam passar por exames regularmente. “As ocorrências de câncer de próstata em cachorros acontecem entre sete e 17 anos nos cães. Às vezes, as pessoas vão ao veterinário somente quando existe um problema de saúde, mas precisam ficar alertas, pois o animal também precisa fazer exames de rotina”, relata.

Sintomas

A veterinária Sirlei Manzan explica que animal com câncer de próstata lambe excessivamente o pênis, apresenta secreção com sangue ou esverdeada, tem dificuldade para defecar, dores, anormalidade para andar e perda de peso.

“O proprietário (tutor) do animal pode notar também durante a palpação, que os testículos estão aumentados e irregulares, com consistência mais firme que o normal. Se perceber estes sintomas é indicado levar o cão o mais rápido ao veterinário para ser realizado o exame de toque retal, além de exames de imagens e de sangue”, afirmou.

Tratamento

Em casos descobertos precocemente, o médico alerta que a retirada da próstata deve ser feita para que o tratamento tenha êxito. “Os tratamentos também são semelhantes. Portanto, fazemos a remoção da próstata e quimioterapia para evitar o risco de metástase.

A veterinária Sirlei Manzan acrescenta que o tratamento do câncer de próstata em animais consiste em quimioterapia e remoção cirúrgica da próstata. De acordo com Sirlei, a castração diminuiu a incidência da doença em até 90%, além de ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes.

“Essa é uma alternativa que deve ser avaliada pelos tutores juntamente com o veterinário. Muitos ainda acham que a castração é prejudicial para o cão, sendo que a cirurgia trará benefícios para a saúde dele. Isso sem falar, que a medida é uma importante aliada no controle populacional de cães”, finalizou a veterinária.

Com informações do G1

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...