All for Joomla The Word of Web Design

Picadas de moscas em orelha de cachorro

No verão as infestações por moscas são mais frequentes, podendo tornar-se um grande problema de incômodo para as pessoas e animais, tendo como consequência, transmissão de algumas doenças.

5 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 5.00 (1 Voto)

No verão as infestações por moscas são mais frequentes, podendo tornar-se um grande problema de incômodo para as pessoas e animais, tendo como consequência, transmissão de algumas doenças.

O verão está quase chegando, no nosso Hemisfério Sul. Como consequência, os dias mais quentes causam um aumento considerável no número de moscas no ambiente. Não é incomum, por exemplo, observarmos os cachorros incomodados com as moscas que ficam rodeando-os. As moscas que se alimentam de sangue picam as pontas das orelhas dos cachorros, mais comumente.

As raças pastor alemão e boxer são as mais afetadas. Como a pele dessa região é mais fina, esse é o local de escolha das moscas. Os gatos são menos propensos a esse tipo de problema.

Os ferimentos caracterizam-se por crostas negras de sangue coagulado na ponta das orelhas e, algumas vezes, no dorso do nariz do animal. Como as picadas são doloridas, o cachorro fica incomodado e chacoalha a cabeça com força para se livrar das moscas, fazendo com que o sangramento local aumente. Outros tipos de moscas também podem depositar ovos no animal, fazendo com que apareçam posteriormente larvas de miíase ou berne.

O tratamento desse tipo de lesão deve ser orientado pelo médico veterinário e consiste, basicamente, em limpeza local com soro fisiológico, sabonete antisséptico e uso de pomadas ou sprays antibióticos para tratar qualquer infecção local que já tenha se instalado. O mais importante para esse problema é a prevenção, em que o uso de medicamentos e repelentes deve ser usado com a finalidade de não deixar que as moscas entrem em contato com os cachorros.

Existem produtos naturais à base de Óleo de Citronela que podem ser usados tanto no ambiente quanto nos cachorros. Lembrando que, devido ao olfato aguçado dos cães, a diluição a ser usada no cachorro deve ser diferente da usada no ambiente. Alguns produtos comerciais à base de Permetrina também são eficientes como repelente. Lembrando que todos os produtos devem ser usados somente após orientação do medico veterinário.

Todo material que possa atrair moscas, tais como lixo, folhas, fezes e urina, deve ser removido do ambiente diariamente. É importante, também, que o animal esteja sempre limpo, sem resíduos de sujeira, fezes e urina. Com todos esses cuidados, os cachorros estarão protegidos contra as picadas das moscas neste verão.

Assista ao vídeo / Dica do Veterinário

Com informações do Blog Pet Care

Classificação Geral (1)

5 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • Ulisses Dias Filho

    Os repelentes pra humanos servem também pra uso no cachorro ?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Ulisses Dias Filho

    Os repelentes que nós humanos usamos servem também pra uso no cachorro ?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Isabel

    Tudo otimo mais quando a gente pesquisa na internet e pra ter um resultado e cadê o nome da pomada cicatrizante se era pra consultar um veterinario eu não teria pesquisado na internet.
    igualmente obrigado.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • APIPA


    respondendo para  Isabel

    Senhora Isabel, somente um médico veterinário pode prescrever medicamentos para tratar enfermidades em animais. Considerando-se que cada caso representa uma situação diferente, a orientação de um profissional torne-se imprescindível para garantir um tratamento eficiente e seguro para os animais. Clique no link abaixo para conhecer os perigos que envolvem a automedicação em animais de estimação.
    perigos da automedicação em cães e gatos

    de Teresina - State of Piauí, Brazil
    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:

Mais Dicas

Comentários

Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Tenho um Rotweiler e um Pastor - caso tenha interesse. 9.9902-7821.
Quarta, 20 Mar 2019, 16:45   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...