All for Joomla The Word of Web Design

Zooantroponoses: doenças que humanos transmitem aos animais

Nós, seres humanos, também podemos transmitir enfermidades para o nosso animalzinho de estimação? Sim, podemos! O homem pode transmitir doenças para os animais em um processo inverso de transmissão, cujo termo científico é Zooantroponose ou Zoonose Reversa.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Humanos podem transmitir doenças para os animais em um processo denominado de Zoonose Reversa ou Zooantroponose.

É muito comum ouvirmos sobre as doenças que podem ser transmitidas por cachorros aos seres humanos. E o inverso? Nós, seres humanos, também podemos transmitir enfermidades para o nosso animalzinho de estimação? Sim, podemos! O homem pode transmitir doenças para os animais em um processo inverso de transmissão, cujo termo científico é Zooantroponose ou Zoonose Reversa.

Todo tutor quer ver o seu melhor amigo de quatro patas sempre bem e, por isso, também é importante que saibam quais doenças podem transmitir para esses animais que tanto amam.

Doenças que o homem pode transmitir para os cães

O processo denominado Zooantroponose ou Zoonose Reversa ocorre quando uma infecção é transmitida aos animais a partir do homem como reservatório primário.

Porém, segundo estudiosos, tem sido muito frequente a ocorrência de seres humanos que transmitem patógenos para os animais em geral. Em um estudo publicado no ano de 2000, evidenciou-se a transmissão de parasitas humanos para os animais, sendo que agentes parasitários mais citados foram a Giardia duodenalis (protozoário causador de infecção intestinal), o Staphylococcus aureus (bactéria causadora de infecções), Ascaris lumbricoides e o vírus influenza A (causador de um tipo de gripe).

Os humanos podem passar gripe para os cães?

É raro, mas, sim, é verdade que os humanos podem passar gripe para os cachorros. Existem poucos relatos científicos de humanos que tenham passado viroses para cachorros e, quando isso acontece, geralmente os cãezinhos estão com a imunidade baixa por algum motivo ou vivem em locais com pouca ventilação. Existe um estudo que relata a possibilidade de a gripe ser transmitida do homem para o animal e, além de adoecer o bichinho, os animais infectados pelo vírus podem contribuir para o desenvolvimento de outros tipos de vírus influenza humano.

Para evitar passar as enfermidades ao pet, é necessário manter os cuidados de higiene normais.

Se o seu bichinho for infectado, ele apresentará sintomas muito parecidos com os nossos, como espirros, tosse, febre e mal-estar. Lembre-se que o veterinário deve ser consultado o mais breve possível!

As doenças contagiosas mais comuns (transmissíveis de humanos aos cães)

Sim, existem diversas patologias que podem ser transmitidas por humanos aos cães. A famosa gripe é uma das patologias mais comuns, com o vírus da Influenza A. Vermes como lombrigas e solitárias também são facilmente passadas aos animais domésticos.

Sabia que aquela dorzinha de barriga que seu cão às vezes tem pode ter sido transmitida por você? Na verdade, essa pergunta é bem simples de ser respondida. Sabe quando você morde um pedaço de alimento e dá parte dele para seu amigão – que está doido por um pedacinho. Então, é neste momento que ele pode contrair a Giardia duodenalis, que causa problemas intestinais e a Ascaris lumbricoides, que causa lombrigas.

Quanto à gripe, nem precisamos mencionar como seu amigão pode facilmente acabar contraindo o vírus.

A importância da vacinação

E é exatamente por isso que é importante manter a carteirinha de vacinação do seu cão sempre em dia. Existem diversas outras vacinas além da de raiva, e quem realmente quer ver seu amigão com saúde irá tirar um tempinho para pesquisar mais sobre o assunto e saber quais vacinais são essenciais para ele.

Bom, aqui nós damos uma lista bem básica das principais vacinas que os cães precisam tomar, independentemente da idade, do tamanho e da raça.

  • Raiva
  • Pneumonia (Pneumodog)
  • V8 ou V10 (costumam deixar os cães amuadinhos por uns dias) – são importantes contra vírus perigosos como Hepatite, Parvovirose, Cinomose e Leptospirose
  • Giárdia

Lembrando que esta é uma lista básica, válida para o Brasil. Claro que existem outras vacinas que podem ser tomadas pelos cães, mas é importante saber quais são as doenças que acometem os caninos, por região.

Por exemplo, as vacinas que devem ser tomadas no Canadá podem variar e ser um pouco diferentes do que as aplicadas no Brasil. Agora, uma coisa é certa: somente a vacina de raiva não basta para proteger seu cão. Confira mais informações sobre vacinas em cães.

Outros medicamentos essenciais para a manutenção da saúde do cão

Existem outros medicamentos, como os vermífugos, que devem ser tomados anualmente ou semestralmente, dependendo da raça, do porte e da localidade do cão. Se seu cão mora em uma fazenda ou frequenta locais com grama e mato alto, atenção redobrada! Ele pode pegar vermes, lombrigas e o temido carrapato!

Cuide do seu amigão, inclusive quando você mesmo estiver doente, e mantenha a carteirinha de vacinação dele sempre em dia!

Com informações do Clube Para Cachorros e Sobrecachorros.com

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...