All for Joomla The Word of Web Design

Saiba identificar sinais de depressão em cães e gatos

Muito se fala em depressão hoje em dia, mas o que se descobriu há algum tempo é que esse tipo de transtorno mental não é exclusivo dos seres humanos. Estudos provaram que, infelizmente, existe também depressão em animais de estimação, especialmente em cães e gatos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A depressão não é um mal que afeta somente os humanos. Os animais, especialmente cães e gatos, também podem sofrer com a doença. São diversos os fatores que podem levar os pets a entrar em estado de depressão.

Muito se fala em depressão hoje em dia, mas o que se descobriu há algum tempo é que esse tipo de transtorno mental não é exclusivo dos seres humanos. Estudos provaram que, infelizmente, existe também depressão em animais de estimação, especialmente em cães e gatos.

Conforme especialistas, a principal causa da depressão em animais que criamos em casa, normalmente, é a constante ausência dos tutores. Cães que ficam diariamente sozinhos em casa por longos períodos são mais propensos à depressão. Outros fatores, como a chegada de novos animais de estimação em casa ou o nascimento de crianças, são também motivos frequentes da tristeza profunda nos pets.

Fatores que geram ansiedade, insegurança e tédios nos bichinhos, modificando a rotina e o relacionamento entre animal e tutor, também podem despertar o problema.

Quais os riscos da depressão?

Mas, não é só a tristeza profunda que preocupa os especialistas. A depressão em animais de estimação pode causar ainda outros problemas de saúde, como dermatites e perda de peso. E pode ainda ser confundida com outras doenças que também causam apatia, sendo de extrema importância visitar um médico veterinário o quanto antes.

A raça influencia?

No caso dos cães, os estudos comprovam que algumas raças tendem a ser mais propensas à depressão que outras. Poodles, yorkshires e pinchers, por exemplo, são alguns dos cachorros mais suscetíveis ao distúrbio mental, já que apresentam maior grau de dependência humana, requerendo atenção redobrada dos tutores.

Sintomas da depressão em animais

  • Isolamento
  • Tristeza profunda
  • Falta de apetite
  • Rejeição ao toque físico
  • Apatia
  • Automutilação (mordendo e lambendo as patas e o rabo)
  • Falta de ânimo para brincar e interagir

Nos gatos, além dos sintomas clássicos de tristeza já citados, é comum também que apresentem:

  • Comportamento agressivo
  • Miados altos frequentes

Como evitar a depressão em animais?

Para evitar esse transtorno nos animais de estimação, a recomendação dos especialistas é que se mantenha os bichinhos ativos. Os tutores precisam levá-los para passear, fazer exercícios físicos e brincar com eles, pelo menos uma vez por dia. Acostumá-los aos horários do tutor e inseri-los na rotina e na configuração familiar são as melhores formas de afastar a depressão dos pets.

Como tratar a depressão em animais de estimação?

De acordo com especialistas, assim que a doença é diagnosticada, é preciso começar o tratamento. Embora já existam medicamentos florais para pets, destinados ao combate de problemas psicológicos como a depressão, a melhor forma de afastar a doença da vida dos bichinhos é mantendo o animal ativo. Brincadeiras e passeios ao ar livre, bem como as demais recomendações que já foram citadas como prevenção, também ajudam a mudar o humor dos cães.

Para os gatos, é preciso também criar lugares onde eles possam escalar e se esconder, já que isso afasta o estresse e os deixam mais satisfeitos.

Ao perceber sinais de depressão em seu pet, leve-o a um médico veterinário.

A médica-veterinária Fernanda Fragata dá dicas de como identificar os sinais e sintomas da depressão em cães e gatos e como tratá-los (vídeo).

Assista ao vídeo / SP no Ar

Com informações do R7

 

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

ANA
Por favor nescessito de ajuda ,mudou um ser na minha rua ,ela sai e deixa o cach...
Quinta, 21 Mar 2019, 23:54   
Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...