All for Joomla The Word of Web Design

Desfazendo 7 mitos sobre a castração de cães e gatos

Estamos no mês da conscientização internacional da castração de cães e gatos, e para esclarecer algumas questões vamos desfazer 7 mitos sobre este polêmico assunto. Com o conhecimento adequado sendo multiplicado, teremos maiores chances de transformar a dura realidade de animais abandonados, assim evoluindo para um país mais justo e ético no tratamento de seus pets.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Estamos no mês da conscientização internacional da castração de cães e gatos, e para esclarecer algumas questões vamos desfazer 7 mitos sobre este polêmico assunto.

Com o conhecimento adequado sendo multiplicado, teremos maiores chances de transformar a dura realidade de fome, sede, doenças e sobrevivência em condições insalubres nas ruas vividas por cães e gatos, assim evoluindo para um país justo e ético no tratamento de seus animais.

MITO 1 / Cães e Gatos precisam ter filhotes antes de serem castrados

Não existe nenhuma fundamentação científica que diga que cadelas e gatas precisam ter filhotes ao menos uma vez em suas vidas, seja por questões comportamentais, seja por questões de saúde.

A VERDADE
A castração de fêmeas antes do primeiro cio acarreta em ganhos significativos para sua saúde futura.

MITO 2 / Cirurgias de esterilização são caras

Embora seja possível encontrar locais em que a castração é feita a preços bastante altos, a cirurgia na prática é bastante barata, o que possibilita inclusive a realização dos mutirões. Em São Paulo, assim como em outras cidades do país, é possível conseguir castrações gratuitas através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Alguns municípios mantêm parcerias com hospitais veterinários disponibilizando castrações cirúrgicas para cães e gatos gratuitamente ou a preços reduzidos.

A VERDADE
Cirurgias de esterilização previnem gastos extremamente altos no futuro como, por exemplo, para tratamento de câncer e outras doenças associadas a glândulas mamárias e órgãos reprodutivos.

MITO 3 / Animais castrados ficam preguiçosos e ganham peso demais

Em alguns casos específicos, as cirurgias de esterilização podem sim causar pequenas alterações no metabolismo dos animais, porém isto não é nada que não seja rapidamente contornado com a mudança na dieta, como também a manutenção na prática de passeios, brincadeiras e outros tipos de atividades físicas, que são essenciais para a saúde de todos os cães e gatos.

A VERDADE
Animais com sobrepeso chegam nessas condições por falta de atenção e cuidado dos seus tutores. É preciso ter atenção na quantidade, no tipo de alimentação e na prática de exercícios.

MITO 4 / Cirurgias de castração são perigosas

As cirurgias de esterilização são procedimentos simples com baixíssimos índices de complicações ou óbito. Os animais passam por pouco desconforto posterior, e há cuidados e técnicas desenvolvidas especificamente para estas cirurgias.

A VERDADE
A realização de exames pré-operatórios, semelhantes aos feitos em humanos, minimizam em quase 100% as chances de risco ou complicação.

MITO 5 / Animais que vivem nas ruas não têm nada a ver com as crias do meu pet

A existência de animais nas ruas está intimamente associada ao abandono, que acontece por diferentes razões. Mesmo que você seja um(a) tutor(a) exemplar, o destino das crias do seu pet é sempre incerto, considerando-se que não há lares para todos os filhotes que nascem, pois até mesmo aqueles que já foram adotados estão sujeitos ao abandono. Os abrigos de animais vivem superlotados e o número de cães e gatos esperando por adoção só cresce. É importante lembrar que um filhote que seu pet gera é uma adoção a menos para os animais carentes que já esperam por um tutor nos abrigos e lares temporários.

A VERDADE
Ninguém precisa de que seu novo cão ou gato seja um filhote, e a adoção de animais resgatados é urgente em nosso país.

MITO 6 / Animais sem filhotes não são felizes ou realizados em sua natureza

O fato de ter ou não uma cria não altera em nada o bem-estar de gatas e cadelas. Sua felicidade depende dos cuidados recebidos, da qualidade do ambiente habitado, da prática de exercícios e brincadeiras e da interação com outros animais e pessoas.

A VERDADE
Pensar na felicidade de um animal como a felicidade de uma pessoa é incorrer num erro básico de antropomorfização que faz, por inúmeras vezes, mal aos animais.

MITO 7 / Animais castrados são menos saudáveis

Animais castrados têm menos chances de desenvolver alguns tipos de câncer, têm menos propensão a fugir e assim se envolver em acidentes. Eles também brigam menos e contraem menos doenças como a piometra e a FIV (Virus da Imunodeficiência Felina).

A VERDADE
Na atual realidade brasileira, castrar seu animal é a melhor coisa a se fazer para ele e todos os outros cães e gatos.

Apoie o Dia Mundial da Esterilização 2018

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do Fórum Animal

Anúncio da APIPA | 12/DEZEMBRO/2018

Compre Pedigree e Whiskas no Carvalho e ajude a APIPA ganhar RAÇÃO

Amigo da APIPA, comprando produtos da Pedigree e Whiskas no Carvalho Supermercado, você estará ajudando a JSB a doar rações para o nosso abrigo. Campanha é válida de 13 a 16 de dezembro. Participe!
Confira Post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Meu genro encontrou uma mae cm filhotes Ele trouxe para cuidar, so k minha filha...
Domingo, 9 Dez 2018, 19:50   
OLÁ,
Há um ano apareceu em casa uma gata que deu cria de 5 gatinhos acabamos ca...
Sábado, 8 Dez 2018, 20:12   
Ruan Pablo, há alguns filhotes disponíveis para adoção. Pedimos que compareça ao...
Sábado, 8 Dez 2018, 13:13   
Boa Tarde,
Gostaria de saber se nesta instituição possui cãozinhos filhotes?
Sexta, 7 Dez 2018, 14:22   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...