All for Joomla The Word of Web Design

O que a posição de dormir diz sobre o cão

Neste artigo vamos mostrar-lhe as formas de dormir mais comuns dos cachorros e o seu possível significado. Vale lembrar que o sono dos cachorros é imprescindível para que eles desfrutem de bem-estar e saúde. E é dever do tutor respeitar todos os momentos em que eles estão descansando, sem incomodá-los sob nenhum pretexto.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Neste artigo vamos mostrar-lhe as formas de dormir mais comuns dos cachorros e o seu possível significado.

Provavelmente você já conhece perfeitamente as posturas preferidas que o seu cachorro usa na hora de dormir/descansar. Mas, o que significam as posições dos cachorros dormindo? Vale lembrar que o sono dos cachorros é imprescindível para que desfrutem de bem-estar e saúde. Por isso, deve-se respeitar todos os momentos em que eles estão descansando, sem incomodá-los sob nenhum pretexto.

Cachorro dormindo de barriga para cima

Dormindo de barriga para cima. (Foto: Getty Images)Dormindo de barriga para cima. (Foto: Getty Images)

Esta postura é muito engraçada. Por vezes até nos questionamos se o cachorro está realmente numa posição confortável dormindo deste jeito. Ao expor as partes mais vulneráveis, o cachorro expressa inconscientemente o seu bem-estar e falta de preocupação. Também pode ser utilizada por cachorros nervosos ou excitados. Cachorros que se sentem muito confortáveis onde estão, costumam adotar esta posição.

A 'bolinha' - por que o cachorro dorme enrolado?

Dormindo enrolado. (Foto: Pinterest)Dormindo enrolado. (Foto: Pinterest)

Esta posição é ternurenta para qualquer amante de animais. Podemos observar o cachorro em forma de ovinho e, em alguma ocasiões, até enrolado na própria cauda. É especialmente frequente em filhotes, mas também em cachorros adultos que gostam de se aninhar. Quando faz muito frio é muito comum os cachorros adotarem esta posição para preservar a temperatura corporal.

Cachorro dormindo de barriga para baixo

Dormindo de barriga para baixo. (Foto: Blythe Donham)Dormindo de barriga para baixo. (Foto: Blythe Donham)

Esta posição é muito característica dos cachorros filhotes. Geralmente, podemos observar o cachorro adotando esta postura depois de uma atividade física intensa, como se caísse rendido de barriga para baixo.

Para além disso, esta posição é muito comum em cachorros braquicéfalos, que a utilizam para respirar melhor e resfriar o corpo diretamente em contacto com o chão. Alguns exemplos são o bulldog francês, o pug, bulldog inglês, entre outros.

Dormindo de lado

Dormindo de lado. (Foto: Semana On)Dormindo de lado. (Foto: Semana On)

Esta é uma das melhores posições que o cachorro pode adotar para dormir, já que lhe permite relaxar completamente. Significa que o cachorro se sente confortável e despreocupado com tudo o que o rodeia. Esta postura permite também que o cão alcance etapas mais profundas (e reparadoras) do sono.

Postura convencional

Dormindo na postura convencional. (Foto: Pinterest)Dormindo na postura convencional. (Foto: Pinterest)

Esta postura combina a "barriga para baixo" e "a bolinha" e é especialmente frequente em períodos de descanso curtos. Geralmente, os cachorros adotam esta posição quando estão relaxados e alerta ao mesmo tempo. Por exemplo, quando estão sozinhos em casa ou depois de comer.

Outras posições

Foto: PinterestFoto: Pinterest

Existem muitas posições que os cachorros podem adotar enquanto dormem, inclusive, alguns cachorros movem-se bastante durante o sono. É importante destacar que nem todas as posições têm um significado concreto, já que cada cachorro encontra a sua 'postura ideal' com a qual se acostuma e repete diariamente.

Horas de sono do cão

As horas de sono são muito importantes para o cachorro, já que lhe permitem recarregar energia, assimilar tudo o que aprendeu durante o dia e proporcionam o bem-estar que ele necessita. Por isso, é indispensável que você deixe o seu cachorro descansar à vontade, especialmente se estamos falando de um filhote. Interromper as horas de sono de um cachorro pode provocar-lhe ansiedade, que pode comprometer a sua aprendizagem e até desencadear distúrbios comportamentais, entre outros problemas de ordem física e mental a médio e longo prazo.

Você deve garantir que o seu cachorro durma as horas necessárias e que o tempo de sono dele não seja afetado por ruídos ou movimentos que o incomode. Assim, é recomendável que ele tenha uma cama num lugar tranquilo para que possa descansar sem interrupções.

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do PeritoAnimal

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Tenho um Rotweiler e um Pastor - caso tenha interesse. 9.9902-7821.
Quarta, 20 Mar 2019, 16:45   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...