All for Joomla The Word of Web Design

Cães e gatos precisam ser vacinados contra tosse e gripe

Você sabia que doenças respiratórias também são comuns em pets nesse período, quando as chuvas ainda ocorrem com certa frequência? A incidência de tosse e gripe nos pets cresce principalmente no outono e inverno. Daí a importância de imunizá-los para prevenir as doenças do trato respiratório.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A incidência de tosse e gripe nos pets cresce principalmente no outono e inverno. Daí a importância de imunizá-los para prevenir as doenças do trato respiratório.

Na semana passada foi um corre-corre aos postos de saúde em busca da vacinação contra a Influenza A, que protege os humanos contra a gripe. Mas, você sabia que doenças respiratórias também são comuns em pets nesse período, quando as chuvas ainda ocorrem com certa frequência? Senão, é bom ficar atento aos sinais que seu bichinho pode apresentar, como tosse e gripe.

Na verdade, doenças respiratórias nos pets são comuns. Contudo, neste período, eles adoecem muito mais. O veterinário Selmar Moreira, especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, explica que a Rinotraqueíte Felina, doença infecciosa do trato respiratório causada pelo herpesvírus felino tipo 1 - FeHV-1 (comparado à gripe em humanos) e Traqueobronquite Infecciosa Canina ou 'Tosse dos Canis' (comparado à tosse em humanos) são as doenças mais comuns.

O veterinário diz que a doença em gatos é mais delicada, pois os animais perdem o apetite e ficam muito fracos.

"O gato tem as estruturas da cabeça muito próximas umas das outras, o que facilita a passagem do vírus. Quando fica gripado há uma diminuição do olfato ou incapacidade de sentir o cheiro e ele não come, pois não consegue sentir o cheiro. O tratamento tem que ser mais intenso e o animal pode ser internado, tratado com antibiótico, pois pode haver infecção secundária nos olhos, boca e ouvido e é preciso tratar tudo", explica o especialista.

Os sintomas mais comuns da Rinotraqueíte Infecciosa Felina são espirros, desconforto nasal, febre, secreção nasal, conjuntivite, otite e inflamação na boca.

Já nos cães, a Traqueobronquite Infecciosa Canina manifesta-se através de tosse seca, tanto que é conhecida como "Tosse dos Canis".

"A tosse seca e intensa é o sinal mais evidente. Ela é uma doença viral que acomete o aparelho respiratório superior, próximo à garganta. O animal vai se movimentar e começa a tossir. Vai brincar ou fazer qualquer coisa e começa a tossir. É muito ruim e pode provocar infecções bacterianas secundárias", alerta Selmar Moreira.

A prevenção indicada é vacinar o pet

Para prevenir doenças respiratórias nos pets, a orientação é vaciná-los. Em cães, a imunização pode ser realizada a partir dos três primeiros meses de vida. Nos gatos, a vacina pode ser dada mais cedo. Após as primeiras doses é preciso apenas um reforço anual da vacina.

"A programação da vacina sempre é feita pelo veterinário, que vai saber o tempo entre uma vacina e outra e se o animal está apto a ser vacinado. Antes de imunizá-los, fazemos um questionamento ao tutor e exames físicos no animal, o que não ocorre quando a pessoa busca o balcão de uma loja para vaciná-los", alerta o veterinário, que orienta os tutores a não levarem os pets para locais com grande aglomeração de animais.

"O vírus se espalha rapidamente. Em hotéis, alojamentos e canis, por exemplo, eles ficam muito próximos para se aquecer devido à chuva e podem passar a doença. Se precisar deixar o animal em algum destes locais, sempre é necessário vaciná-los antes", acrescenta.

IMPORTANTE: animais já acometidos com a doença não devem ser imunizados, pois precisam ser submetidos a outro tratamento entes de receber a vacina. Além da imunização contra gripe, também é fundamental estar em dia com outras vacinas, como a antirrábica, V8 ou V10 (polivalente), contra giárdia e leptospirose.

"Se o animal já estiver doente é feito outro tratamento e depois programa-se a vacinação, pois o pet tem que estar saudável. Se ele já está debilitado, a vacina não é recomendada no primeiro momento", explica Moreira.

Essas doenças podem ser fatais?

O veterinário diz que o risco de morte é menor em cães. Já nos gatos o risco é muito maior, pois o animal deixa comer e fica debilitado.

Ouça o áudio (Rádio Cidade Verde)

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do Bicharada

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...