All for Joomla The Word of Web Design

Terapia comportamental para cães

Os cães, assim como os humanos, precisam de parâmetros bem estabelecidos de comportamento e coexistência. A terapia comportamental pode ajudar a moldar um caráter sociável, amigável e adaptável. Isso é ainda mais importante nos primeiros cinco meses de vida, pois permite o desenvolvimento de um estilo de vida agradável, tanto para o animal quanto para o seu tutor.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A causas mais comuns dos problemas comportamentais de um cão, além do acúmulo de estresse, originam-se de condutas erradas dos próprios tutores no dia a dia. Tais problemas podem ser resolvidos com a ajuda de um profissional terapeuta, especialista em comportamento animal.

Os cães, assim como os humanos, precisam de parâmetros bem estabelecidos de comportamento e coexistência. A terapia comportamental pode ajudar a moldar um caráter sociável, amigável e adaptável. Isso é ainda mais importante nos primeiros cinco meses de vida, pois permite o desenvolvimento de um estilo de vida agradável, tanto para o animal quanto para o seu tutor.

Alguns cães têm comportamentos socialmente inaceitáveis ou indesejáveis, tanto para o tutor quanto para o meio ambiente.

Essas atitudes são expressas com agressividade, ansiedade, sinais de ameaça, reações exageradas ou incapacidade de conter emoções. Pode até mesmo machucar pessoas, outros animais ou a eles próprios.

Na verdade, muitos desses problemas derivam de uma situação constante de estresse por parte do cão. Suas reações são o resultado do tutor não saber como lidar com a situação. Por causa disso, muitos dos problemas são resolvidos simplesmente com terapias de redução de estresse.

Problemas comportamentais

Problemas comportamentais em cães podem ter duas causas:

  1. Orgânica: isto é, qualquer problema físico que cause desconforto ou dor.
  2. Não orgânica: quando o comportamento do animal deriva de causas não físicas. Por exemplo, se o cão teve um estágio de filhote difícil ou traumático.

Como esses problemas se manifestam?

  • Agressividade. Este tipo de comportamento inadequado requer tratamento especializado e urgente, porque pode prejudicar outros animais ou seres humanos.
  • Medos e fobias. Pode ser de pessoas, objetos, sons, outros cães ou animais. O ideal é que o tutor acompanhe o processo de apoio e superação desses medos.
  • Comportamento destrutivo.
  • latidos excessivos.
  • Ansiedade de separação. Neste caso, a terapia é importante para dar ao animal de estimação confiança suficiente para manter a calma, enquanto ele está sozinho em casa.
  • Excitação e hiperatividade. Essa manifestação é muito cansativa, tanto para o cão quanto para os que moram com ele. O cão está em constante estado de atividade e tensão, e não relaxa.

A terapia comportamental para cães é importante para o bem-estar do animal e do tutor. Se o comportamento é muito ruim, ainda há, infelizmente, aqueles que optam pelo abandono, maus-tratos ou pela morte de seu animal de estimação (práticas criminosas, condenáveis do ponto de vista ético e legal).

Objetivo da terapia comportamental

O compromisso e constância do tutor é o mais importante desse plano de trabalho. Se não estamos dispostos a treinar nosso animal de estimação em bons hábitos, é difícil ajudá-lo a melhorar seu comportamento. Especialmente importante é o componente emocional. Deve haver compreensão, empatia e paciência por parte do tutor durante o processo.

Recomenda-se iniciar o treinamento comportamental quando o animal ainda é um filhote, antes dos cinco meses de vida. O objetivo da terapia comportamental não é que o cão seja obediente, mas sim que uma melhoria na relação do cão com seu tutor ocorra. Compartilhar a vida cotidiana deve ser uma experiência de prazer e alegria para ambos.

Avaliação

Na visita ao especialista da clínica veterinária, o profissional faz uma série de perguntas ao tutor e às pessoas mais próximas do cão. As perguntas são do tipo: circunstâncias em que o animal nasceu, número de cães na ninhada, e como era a mãe.

Todas as questões são destinadas a analisar a origem do problema de comportamento anormal do cão, para então fazer um tratamento eficaz.

O que é feito em uma terapia comportamental?

Isso depende da causa do comportamento inadequado que você deseja eliminar. No entanto, existem dicas gerais que são importantes para a vida de qualquer cão. A saber:

  1. Ter estabelecido rotinas
    Isso significa ter horários bem estabelecidos para alimentação, suas necessidades, brincadeiras, caminhadas e descanso. Atender a essas necessidades básicas de maneira ordenada, ajudará ao animal a ter uma vida mais organizada e pacífica.
  2. Exercício físico diário
    Este ponto é especialmente importante em cães domésticos. Como vimos, o acúmulo de estresse está entre as causas mais comuns de comportamentos indesejados em cães. E a melhor maneira de se livrar do estresse diário é praticando atividades físicas, como uma boa caminhada e até mesmo correr junto com seu cão (dependendo da raça e nível de atividade dele).

O sedentarismo acarreta riscos significativos para o cão, como é o caso da obesidade e de algumas doenças associadas. Qualquer que seja a raça do animal, todos os cães precisam de algum exercício diário.

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações de Meus Animais

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

ANA
Por favor nescessito de ajuda ,mudou um ser na minha rua ,ela sai e deixa o cach...
Quinta, 21 Mar 2019, 23:54   
Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...