All for Joomla The Word of Web Design

Natal: presentear com animais de estimação NÃO É boa opção

Animais de estimação jamais devem ser usados como presente, pois são vidas que merecem cuidado e respeito. Por mais que a intenção seja boa, você estará indo por um caminho equivocado. Não fomente o comércio cruel que explora vidas inocentes.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Animais de estimação jamais devem ser usados como presente, pois são vidas que merecem cuidado e respeito. Não fomente o comércio cruel que explora vidas inocentes.

Você é apaixonado por animal de estimação e tem a brilhante ideia de presentear uma pessoa querida com um gato ou um cachorro. Calma. Por mais que a intenção seja boa, você estará indo por um caminho equivocado.

Receber um bichinho de estimação de presente requer uma responsabilidade que, muitas vezes, o 'contemplado' não está disposto a oferecer. Os animais não são brinquedos e o abandono deles após datas específicas do ano, como o Natal, sempre aumenta. Alguns dados estatísticos demonstram que entre os meses de dezembro e janeiro o abandono de animais aumenta 60%, em média.

Animais de estimação exigem cuidados especiais

Presentear com um pet não é nada recomendável. Quase sempre, o bichinho de estimação oferecido não é bem aceito pela pessoa que recebe, pois trata-se de uma vida que dependerá de seus tutores enquanto viver. Se a pessoa que recebe é uma criança, complica ainda mais, pois ela não é capaz de assumir todas as responsabilidades, e os tutores acabam sendo sempre os pais, que precisam estar conscientes de seus deveres. Com um tempo médio de vida entre 10 e 15 anos para cães e até 20 anos para gatos, é preciso ter-se a consciência de que animais de estimação não são brinquedos ou objetos para se oferecer como presente.

O lado financeiro também é importante para garantir uma alimentação adequada e os cuidados veterinários necessários. Os animais viram membros da família quando vão morar na casa de alguém. Não são brinquedos, são vidas. É importante ter em mente se a pessoa que vai receber está disposta a dar tempo e se quer e pode arcar com as despesas para cuidar dele. Claro que o laço afetivo está acima da disposição financeira, mas o bichinho precisa ser vacinado, vermifugado, tosado e todos os demais cuidados. E tudo isso tem custo, sendo estas questões motivos comuns de abandono.

Uma pesquisa do Ibope mostrou que os motivos que geram o abandono ou a devolução aos abrigos são inúmeros. Apenas 41% dos tutores afirmam que levariam o animal junto, caso tivessem que se mudar. Outros 14% justificam o abandono alegando motivos facilmente contornáveis, alguns deles como: não ter tempo para cuidar como gostaria; porque o comportamento era inadequado; porque o filho nasceu; porque era muito caro; por não ter com quem deixar o pet na hora de viajar; etc.

Animais de estimação jamais devem ser usados como presente, pois são vidas que merecem cuidado e respeito, diferente de objeto. Quando pretender tutelar animais, sempre opte por adotá-los dos abrigos de animais carentes, em vez de comprá-los. Não fomente o comércio cruel que explora vidas inocentes.

É importante lembrar que animais não são modas ou brinquedos para serem comprados e abandonados depois.

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Mais Dicas

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...