All for Joomla The Word of Web Design

Entidade (GADA) é denunciada por maus-tratos e desvio de dinheiro

Depois de denúncia recebida pela FIA, Força Integrada Azul, Ministério Público abre Inquérito Civil contra as diretoras Roberta Escrivão e Ana Maria Diniz para investigar desvio de dinheiro público e maus-tratos aos animais.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Roberta Escrivão em recente pronunciamento na Câmara questionando os atrasos no repasse de verba do convênio que mantém com a prefeitura. (Foto: Divulgação / Guia Rio Claro)Roberta Escrivão em recente pronunciamento na Câmara questionando os atrasos no repasse de verba do convênio que mantém com a prefeitura. (Foto: Divulgação / Guia Rio Claro)O GADA, Grupo de Apoio e Defesa aos Animais, está na mira do promotor Gilberto Porto depois de ser formalizada denúncia de maus-tratos reiterados e desvio de verbas públicas destinadas por convênio à entidade. Depois de denúncia recebida pela FIA, Força Integrada Azul, Ministério Público abre Inquérito Civil contra as diretoras Roberta Escrivão e Ana Maria Diniz.

Segundo a denúncia, as representantes Roberta Escrivão de Campos e Ana Maria Diniz Hoppmann Schittler praticam maus-tratos reiteradamente aos animais abrigados, relegando-os à própria sorte em condições precárias de saúde, alimentação, higiene, e acomodação, em número elevado e sem critérios de separação, o que acarreta a morte diária de cães em lutas no local.

Segundo o promotor, os representantes também noticiam o desvio irregular de verbas públicas referente a valores mensais oriundos das Prefeituras Municipais de Rio Claro e de Itirapina, bem como da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, sem qualquer fiscalização dos poderes públicos, contribuindo para a manutenção deste quadro.

Foto mostrando condições inadequadas encaminhada pelo Ministério Público. (Foto: Divulgação / Guia Rio Claro) [i]Clique para ampliar - Mais imagens[/i]Foto mostrando condições inadequadas encaminhada pelo Ministério Público. (Foto: Divulgação / Guia Rio Claro) Clique para ampliar - Mais imagensO descaso com os animais soltos na cidade não é de hoje. Há vários anos o serviço de apreensão e coleta de animais abandonados foi desativado no município, o que abriu espaço para que entidades de caráter civil passassem a prestar esses serviços de forma precária.

Segundo as denúncias encaminhadas pela FIA, "o GADA recebe do Poder Público de Rio Claro e Itirapina recursos da ordem de R$14.000,00 mensais, sem falar das doações advindas da própria comunidade e dos recursos oriundos de sua Clínica Veterinária (que ultrapassariam os R$ 20.000,00 mensais). Portanto, o GADA teria verba suficiente para cuidar dos animais lá abrigados, sendo inadmissível que os mesmos estejam abrigados nas condições apontadas pela denúncia anônima, o que configura verdadeiros maus-tratos."

Em seu despacho, o promotor lembra que todos os animais são tutelados pelo Estado, motivo suficiente para que a responsabilidade apurada pelo Inquérito Civil ora instaurado contra o GADA também tenha consequências junto ao poder público municipal, seja pelo repasse sem fiscalização ou pela sua ausência frente a um problema de Saúde Pública. Por esse motivo, o Inquérito cita como corresponsáveis o prefeito e o secretário de Saúde. imagem4 imagem5

Assista ao vídeo / TV Claret

Fotos encaminhadas ao Ministério Público foram anexadas ao inquérito que foi aberto. MP vai apurar as denúncias contra o Gada de Rio Claro (Grupo de Apoio e Defesa dos Animais). As denúncias apontam maus-tratos aos animais e desvio de verbas públicas. A portaria do Ministério Público foi encaminada à TV Claret pelo promotor Gilberto Porto que declarou que existem fortes índicios de irregularidades. O ducumento tem como denunciantes o Coordenador da Força Integrada Azul Cláudio dos Santos Silva e o médico veterinário contratado pelo GADA André Luiz Caperucci. Em contato com a Ex-presidente do Gada Roberta Escrivão dos Santos, uma das citadas na denúncia, informou por telefone que as contas do grupo foram todas aprovadas pelo Tribunal de Contas e que inclusive são assinadas também pelo veterinário citado acima e que os cuidados dos animais ficam a cargo deste profissional. Ela informou ainda que as portas do Gada estão abertas para averiguação do Ministério Público. (Rede Claret - 04/07/2012)

O outro lado

Por telefone, Roberta Escrivão afirma que está à disposição do Ministério Público, inclusive com todos os dados fiscais que comprovariam a legalidade no uso do dinheiro público e das doações feitas por particulares, bem como sobre os valores obtidos pelos serviços prestados na clínica veterinária. Segundo Escrivão, o controle dos valores da clínica é feito pelo próprio veterinário que fez a denúncia.

Ciente do problema jurídico em que está se metendo, Escrivão levanta a possibilidade de tais afirmações terem caráter político, já que o veterinário que fez as denúncias trabalha no GADA há dois anos e questiona: "por que só agora esse profissional fez essas acusações?". Segundo ela, os empréstimos pessoais feitos por ela para manter a entidade deverão convencer o promotor que o GADA é uma entidade deficitária. "Desde já, abro meu sigilo bancário para a promotoria", afirma Roberta.

Com informações do Guia Rio Claro

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...