All for Joomla The Word of Web Design

Polícia conclui caso NEAFA e indicia 2 funcionários e ONG em Maceió

O caso dos cães que estavam no Núcleo de Educação Ambiental São Francisco de Assis (Neafa), ocorrido no fim do ano de 2014, teve um encerramento nesta semana. Nesta sexta-feira (4), a delegada designada para apurar o caso, Talita de Aquino, confirmou à reportagem da TV Gazeta que encerrou o inquérito. Duas pessoas e a ONG foram indiciadas.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Motivação do crime teria sido reduzir despesas da ONG com os animais. No total, 12 cães morreram. Funcionários admitiram usar cemitério ilegal.

Cães mortos por envenenamento no NEAFA, DEZ/2014. (Foto: Alagoas 24 Horas)Cães mortos por envenenamento no NEAFA, DEZ/2014. (Foto: Alagoas 24 Horas)

O caso dos cães que estavam no Núcleo de Educação Ambiental São Francisco de Assis (Neafa), ocorrido no fim do ano de 2014, teve um encerramento nesta semana. Nesta sexta-feira (4), a delegada designada para apurar o caso, Talita de Aquino, confirmou à reportagem da TV Gazeta que encerrou o inquérito. Duas pessoas e a ONG foram indiciadas.

Assista ao vídeo / TV Gazeta

No inquérito entregue à Justiça, na última segunda-feira (31), foram indiciados o gerente informal do Neafa, Erivaldo Emídio da Silva, e a tesoureira, Pallova Weumanny Mendes da Costa. Os dois serão responsabilizados pela morte por envenenamento de 12 cães.

O crime é de maus-tratos, com o agravante da morte dos animais. A motivação do crime teria sido uma tentativa de reduzir às despesas da ONG com os animais.

Durante as investigações, foi identificado também o crime de poluição, já que foi detectada a existência de um cemitério clandestino em um terreno anexo à ONG. Por este delito, a delegada indiciou, além de Pallova e Erivaldo, o próprio Neafa, na figura do seu fundador e curador, Ismar Malta Gatto, e seu filho Davi Nogueira Gatto, representantes legais do Neafa.

Todos os indiciados admitiram a existência e uso do cemitério ilegal, em área urbanizada e residencial, o que configura o crime de perigo para a saúde pública e o meio ambiente. Todos responderão ao processo que já foi instaurado.

O Caso

Em dezembro de 2014, 12 cães foram encontrados mortos por envenenamento dentro da casa onde funciona o Neafa. À época, a assessoria de comunicação da ONG alegou que pedaços de carne estragados teriam sido atirados de fora para dentro do imóvel, contaminando mais de 70 cães e gatos que estavam sob os cuidados da instituição.

Em fevereiro deste ano, uma coletiva foi convocada pelo Neafa, onde um advogado e uma médica veterinária negaram a realização de qualquer ação de maus-tratos com os animais. O motivo da entrevista coletiva foi a denúncia de uma ex-funcionária sobre esse tipo de prática dentro da ONG.

No dia 8 de agosto, ficou constatada, segundo a Polícia Civil, a existência de um cemitério de animais clandestino dentro do imóvel onde funciona o Neafa. "Por meio da análise detalhada de ossos e até mesmo carcaças inteiras, algumas ainda apresentando couro e pelo, a perita identificou que se tratavam de cães e gatos que vinham sendo enterrados há muito tempo no local de forma irregular", diz um texto divulgado pela Polícia Civil.

Com informações do G1

 

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...