All for Joomla The Word of Web Design

UIPA comemora fim das vaquejadas no Ceará

"Foi uma luta de 20 anos", diz ativista sobre o fim das vaquejadas, no Ceará. O STF proibiu a vaquejada, considerando ser uma prática cruel. A vaquejada agora é ilegal, e os seus organizadores e praticantes podem ser penalizados.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

"Foi uma luta de 20 anos", diz ativista sobre o fim das vaquejadas, no Ceará. O STF proibiu a vaquejada, considerando que é uma prática cruel, que inflige sofrimento aos animais.

A vaquejada é uma prática primitiva e cruel que submete animais ao sofrimento, com objetivo de gerar entretenimento para uma plateia de pessoas ignorantes e sádicas, e é praticada, em larga escala, nas cidades do interior do Nordeste. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (6), derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a prática, no Estado. A vaquejada agora é ilegal, e os seus organizadores e praticantes podem ser penalizados.

Assista ao vídeo / Jornal Nacional

"Foi a grande vitória em uma luta de mais de 20 anos", comemora Geuza Leitão, presidente, no Ceará, da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA). Segundo ela, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Procuradoria-Geral da República, estende a proibição para todos os estados do Brasil. "Agora as entidades que defendem os direitos dos animais vão se mobilizar para fiscalizar e denunciar quem insistir na prática. As denúncias, serão encaminhadas ao Ministério Público para as ações devidas", reforçou.

Os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Ao apresentar seu voto, que desempatou o julgamento, a Ministra Cármen Lúcia reconheceu que a vaquejada faz parte da cultura de alguns estados, mas considerou que a atividade impõe sofrimento aos animais, caracterizando-se como prática criminosa. "Sempre haverá os que defendem que vem de longo tempo, se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida, não somente ao ser humano", disse a ministra.

Repercussão no Piauí

A determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a lei que regulamenta a vaquejada no Ceará, repercutiu no Brasil, sobretudo, nos estados do Nordeste onde a prática existe e tem status de 'esporte' e 'cultura popular', como é o caso do Piauí. O Estado do Piauí possui legislação semelhante a do Ceará, desde 2012, quando foi sancionada a Lei 6.265. Esta lei piauiense segue o mesmo destino, isto é, torna-se inconstitucional, pelo bem dos animais.

A decisão do STF foi duramente criticada pelos praticantes das vaquejadas e organizações que lucram com esta indústria perversa, que gera milhões de reais para enriquecer exploradores de animais, todo ano.

Do outro lado, as entidades protetoras dos animais comemoram a grande vitória, que é o resultado de várias décadas de lutas em defesa do bem-estar animal. "Há muito tempo a gente vem lutando por isso. E, ano passado, chegou ao STF, em Brasília, e nós estivemos lá, para dar entrada, junto com a Federação de Fortaleza, junto com as ONGs", diz Zélia Soares, vice-presidente da Federação de Defesa Animal do Piauí. "Como é possível não praticar maus-tratos, se você pega o animal pela cauda, joga cruelmente no chão, quebrando a sua coluna vertebral?", questiona.

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Foi a grande vitória em uma luta de mais de 20 anos. Agora as entidades que defendem os direitos dos animais vão se mobilizar para fiscalizar e denunciar quem insistir na prática. As denúncias, serão encaminhadas ao Ministério Público para as ações devidas.
Geuza Leitão - presidente da UIPA-CE

Assista ao vídeo / TV O Dia

Com informações do G1 e Cidadeverde.com

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...