Habeas corpus: chimpanzé Cecília chega a santuário GAP no Brasil

A chimpanzé Cecília, libertada por Habeas Corpus, é transferida de zoo argentino para santuário afiliado ao Projeto GAP, em São Paulo. Cecília entra para a história como o primeiro grande primata a ter o direito de viver em um santuário por meio de instrumento jurídico humano.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A chimpanzé Cecília, libertada por Habeas Corpus, é transferida de zoo argentino para santuário afiliado ao Projeto GAP, em São Paulo. Cecília entra para a história como o primeiro grande primata a ter o direito de viver em um santuário por meio de instrumento jurídico humano.

A chimpanzé Cecilia chegou nesta quarta-feira (5) ao Brasil para começar a viver em um santuário natural com dezenas de congêneres, graças a uma ordem judicial inédita que permitiu que deixasse sua jaula, um cárcere solitário em um zoológico da Argentina, onde mostrava sintomas de depressão. Ela é a única sobrevivente de um grupo de quatro chimpanzés que vivia no parque argentino e o primeiro primata não humano a conseguir a liberdade através de um habeas corpus.

Assista ao vídeo / TV TEM

O primata, de 19 anos, passou a manhã no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, esperando que as autoridades finalizassem os trâmites de admissão. No início da tarde, foi colocada em um veículo para ser levada ao Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, onde vivem outros mais de 50 chimpanzés.

“Tudo saiu perfeito. O único contratempo foi a burocracia”, disse à AFP, Miguel Angel Vaudano, subdiretor do santuário, que esperava no aeroporto a chegada de Cecília.

Cecilia é a primeira chimpanzé do mundo a conseguir esse direito através de um habeas corpus, um instrumento jurídico até então usado exclusivamente para humanos, segundo a entidade protetora de primatas GAP.

Assista ao vídeo / Hoje em Dia

A expectativa para a chegada de Cecília era grande no santuário. O fundador e mantenedor do local, Pedro Ynterian, comentou a decisão da vinda da primata a Sorocaba.

"O habeas corpus foi o primeiro passo para que se reconhecesse que os animais precisam de respeito, todos os animais, mas principalmente os primatas. Eles estão no mundo antes de nós. Para mim, são pessoas e trato eles como filhos. Moro com eles quatro dias por semana e sei como sentem, é uma coisa muito diferente do que vai encontrar com outras espécies."

Segundo Ynterian, o processo de vinda para o Brasil só ganhou impulso com a ajuda do secretário de ambiente de Mendoza e com uma nova diretoria no zoo, que bancaram os custos da viagem. Agora, há um processo de transformação do zoológico da província em um ecoparque, no qual não são aceitos novos animais e não há visitação.

A chimpanzé estava triste e sozinha, nos últimos anos, no zoológico de Mendoza (Oeste da Argentina), e ficou ainda mais deprimida quando seus companheiros de cativeiro Charly e Xuxa morreram. O objetivo da transferência é melhorar sua qualidade de vida.

Assista ao vídeo / Jornal da Gazeta

A decisão judicial, proferida em novembro de 2016, cita os argumentos de Pablo Buompadre, presidente da ONG argentina Associação de Funcionários e Advogados pelos Direitos dos Animais (AFADA). “A chimpanzé está vivendo em condições deploráveis, em uma jaula com chão e paredes de cimento, extremamente pequena para um animal dessa espécie”, descreve. Ele cita ainda a ausência de palha e cobertores para proteção.

A juíza Maria Alejandra Maurício destaca, no despacho, o reconhecimento de Cecília 'como um sujeito de direito não humano'. “Não se trata de outorgar aos animais os direitos dos seres humanos, mas de aceitar e entender de uma vez que eles são seres sencientes (com capacidade de sentir algo de forma consciente). Não são os animais, nem os grandes primatas, objeto de exposição como obra de arte criada pelo homem”, afirmou.

O processo correu por mais de um ano na justiça argentina até que a juíza Maria Alejandra Maurício, de Mendoza, concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro.

No Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, Cecilia passará por um período de quarentena e depois será integrada a um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés, que convivem ao ar livre com outros 250 animais, entre felinos, ursos e aves.

Assista ao vídeo / Jornal da Band

O Santuário foi criado em 2000 como parte do Projeto Grandes Primatas (GAP), que no seu site se define como “um movimento internacional” que luta “pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não tortura dos grandes primatas não humanos – chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos, nossos parentes mais próximos no mundo animal”.

Faixa foi colocada no santuário para a recepção de Cecília, em Sorocaba. (Foto: Fernanda Szabadi)Faixa foi colocada no santuário para a recepção de Cecília, em Sorocaba. (Foto: Fernanda Szabadi)

Chegada na nova casa

Na casa nova, Cecilia passou inspecionando quase todos os "cômodos". Enquanto as câmeras das TVs e suas luzes acompanhavam atentamente a ação, as cuidadoras, curiosas e com olhares carinhosos, amontoavam-se no parapeito do recinto para ver e fotografar a chimpanzé estrela.

Após rodar um pouco, Cecilia se sentou perto de uma bandeja com vegetais e de duas garrafas de água, deixados ali para ela. A chimpanzé pegou uma das garrafas, tomou tranquilamente um gole e olhou para cima, para todos que a observavam.

No santuário de Sorocaba há animais vindo de circos, zoológicos e também os "da casa", que nasceram no local. Após a quarentena, Cecilia poderá socializar-se com os animais que vivem em volta do recinto que ela ocupará. Um dos possíveis parceiros é o simpático Billy, chimpanzé de 15 anos de idade, que gosta de fazer bico com a boca e contar com os dedos.

Com informações do ISTOÉ

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

pessoal olha só cubro qualquer valor que vc tiver faço 699,00 avista e se sugir ...
Sábado, 19 Ago 2017, 20:58   
30 ml esra 780 reais .Pode ser pago a vista ou no cartão .Whatsapp (61)98489-...
Sábado, 19 Ago 2017, 20:49   
da uma olhada to fazendo esse fim de semana 799,00 reais veja no site
Sábado, 19 Ago 2017, 19:30   
30 ml 850,00 pagamento a vista ou no cartao de crédito em ate 12 parcelas. Conta...
Sábado, 19 Ago 2017, 19:15   
https://farmaciaonlinetop.com.br/
Sábado, 19 Ago 2017, 15:34   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...