All for Joomla The Word of Web Design

Decadência moral: PEC da vaquejada é aprovada em primeiro turno

Deputados aprovam 'PEC da Vaquejada' em primeiro turno, nesta quarta-feira (10). Falta uma votação (segundo turno) para que esses corruptos inescrupulosos, em nefasto e covarde ato, legalizem de vez a vaquejada - prática brutal que tortura animais, para entretenimento e deleite de sádicos.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Deputados aprovam 'PEC da Vaquejada', em primeiro turno. Falta uma votação (segundo turno) para que esses corruptos inescrupulosos, em nefasto e covarde ato, legalizem de vez a vaquejada - prática brutal que tortura animais, para entretenimento e deleite de sádicos.

A Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a prática da vaquejada. A decisão ocorreu em primeiro turno nesta quarta-feira (10), estabelecendo que “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”.

A prática consiste em torturar o boi, soltando-o na arena enquanto dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubá-lo pelo rabo.

A atividade foi aprovada por 366 votos a favor e obteve 50 contra, além de 6 abstenções. Pelo fato da PEC necessitar de uma mudança na Constituição, era necessário no mínimo 308 fotos a favor da aprovação da medida.

Para que a proposta seja posta em prática é necessário que ela passe ainda por uma segunda votação na Câmara, em segundo turno, pois já foi aprovada no Senado.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou uma lei cearense que permitia a vaquejada pelo fato da prática impor sofrimento aos animais, ferindo os princípios da Constituição Brasileira de preservação do meio ambiente.

Em contraposição, o Congresso aprovou um mês depois da decisão do Supremo, uma lei que faz com que a vaquejada se torne uma manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial. Em novembro do ano passado, o presidente Michel Temer sancionou a lei.

Logo, se for aprovada novamente a PEC na Câmara, levará à promulgação e a vaquejada passará a ser aceita na Constituição, tornando uma prática de tortura algo respaldado por lei.

O deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), contrário à medida, questionou a atitude do Congresso de alterar a Constituição após a decisão do STF. Ele afirma que a prática gera maus-tratos aos animais. “Não tem cabimento você ter dois vaqueiros que correm atrás de um boi assustado, puxam o rabo dele e o jogam para virar de cabeça para baixo. Isso não é cultura, isso não é esporte”, afirma.

Já o deputado Ricardo Izar (PP-SP) afirma que se houvesse o fim da vaquejada, a parte da sociedade que depende financeiramente da prática iria se adaptar. Ele ressaltou ainda o fato de outros países proibirem práticas de maus-tratos a animais como a vaquejada. “Dizem que é questão cultural, mas a tourada na Espanha era questão cultural e está acabando. Porque a Espanha pode evoluir e o Brasil não?”, indagou.

Com informações da ANDA

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...