A população de Petrópolis determina por meio de votação, com 68,57% dos votos válidos, o fim da prática medieval que explora cavalos na tração de charretes para transportar turistas na cidade.
A população de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, decidiu pelo fim da 'tração animal' nas charretes no plebiscito realizado neste domingo (7) durante o primeiro turno nas Eleições 2018. Os votos válidos contra o uso dos cavalos na atividade ultrapassada e abusiva representaram 68,57%, enquanto 31,43% votaram a favor, segundo a Justiça Eleitoral.
Dos 170.781 votos válidos, 117.113 foram contra a atividade e 53.668 a favor. Os votos brancos somaram 8.155, enquanto o total de nulos foi de 5.732.
O plebiscito foi convocado pela Câmara de Vereadores e a votação ocorreu nas urnas eletrônicas. Depois de votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, os eleitores tiveram que responder à pergunta:
"Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?".
A votação permitia ao cidadão eleitor duas opções de voto possíveis, digitando 1 (sim = continuidade), ou digitando 2 (não = abolição).
Digitando 1 = SIM, pela continuidade da atividade exploratória (31,43% dos votos válidos)
Digitando 2 = NÃO, pelo fim da prática medieval perversa que escraviza e maltrata os animais (68,57% dos votos válidos)
FIM DA TRAÇÃO ANIMAL Petropolitano, com mais de 63%, votou na... 2!!! Termina assim a tração animal na Cidade de Petrópolis. Um exemplo para o Brasil.
Publicado por Reynaldo Velloso em Domingo, 7 de outubro de 2018
Próximos passos
A Câmara Municipal de Petrópolis informa, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa na sexta-feira (5), que caso o resultado fosse pelo fim da tração animal, caberia à prefeitura regulamentar como a atividade será encerrada. Informou ainda que iria "preparar, de imediato, o competente Decreto Legislativo com o texto aprovado, que obriga o Poder Público a cumpri-lo".
Já a prefeitura informou, também por meio de nota, que aguardava o resultado do plebiscito.
Polêmica
As charretes, também chamadas de 'vitórias', sempre foram alvo de polêmica em Petrópolis, o que levou o vereador Meireles (PP) a pedir o plebiscito. Segundo ele, esta era uma maneira de decidir a questão de forma democrática.
Prática exploratória bárbara e perversa, que coloca inocentes animais em regime de escravidão submetendo-os a trabalhos forçados e maus-tratos. Em Petrópolis, esta atividade criminosa sempre foi alvo de muita polêmica, sendo severamente combatida pelos protetores de animais e gerando inúmeras manifestações populares. (Foto: Gilda Beatriz / Arquivo Pessoal)
A maior parte da população da cidade sempre se posicionou contra a permanência de tal atividade ultrapassada, por entender ser esta uma prática de exploração abusiva que maltrata os animais.
Com informações da Inter TV
Postar comentário