All for Joomla The Word of Web Design

Instituto resgata 1,7 mil cães de raça explorados por canil em SP

Fábrica de filhotes que explorava 1,7 mil cães de raça é fechada pela Polícia Ambiental de SP. Canil operava de forma clandestina e animais eram mantidos em situação deplorável. Instituto Luisa Mell resgata todos os inocentes torturados no local.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Fábrica de filhotes que explorava 1,7 mil cães de raça é fechada pela Polícia Ambiental de SP. Canil operava de forma clandestina e animais eram mantidos em situação deplorável. Luisa Mell resgata todos os inocentes torturados no local.

A Polícia Militar Ambiental encontrou um formo de incineração de animais no canil que foi fechado por suspeita de maus-tratos na quarta-feira (3), em Piedade (SP). Animais que morriam e aqueles que nasciam com alguma deficiência física eram incinerados no formo. Segundo informações da corporação, mais de 1,7 mil cães de diversas raças, como shih-tzu, maltês e spitz alemão, eram mantidos em situação degradante no local.

Assista ao vídeo / TV Tem

Em entrevista à TV TEM, o tenente da Polícia Ambiental André Manoel afirmou que o canil Céu Azul não tinha autorização para realizar a cremação de animais. "Foi constatado ao fundo um espaço que era utilizado para incineração de animais que vinham a óbito e não foi apresentado essa autorização", disse o tenente da Polícia Ambiental.

Ainda segundo o policial, outros danos ambientais foram constatados no canil. "Foi verificado que existe o despejo irregular de esgoto não tratado, que passa ao fundo da propriedade. Não foi apresentada autorização para captação de águas, onde haveria necessidade de uma outorga."

Dos 1,7 mil cães encontrados no canil, 46 foram resgatados por uma ONG de proteção animal até a manhã de quinta-feira (14). Os animais, alguns deles muito debilitados, foram levados para uma clínica veterinária de Sorocaba (SP) e devem passar por exames. O resgate de todos os cães durou 5 dias, terminando neste domingo (17).

Ainda segundo a Polícia Ambiental, a dona do canil pode ser multada em R$ 3 mil por cada cachorro que apresentar sinais de maus-tratos.

Instituto Luisa Mell

Todos os 1.700 cachorrinhos explorados e abusados no canil clandestino foram doados ao Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais, após acordo firmado entre a ativista Luisa Mell e a criminosa, dona da fábrica de filhotes. Assim, todos os animais foram resgatados e salvos da situação degradante e imoral em que se encontravam, durante os 5 dias de uma mega operação que contou com a participação de ativistas e voluntários. Para acomodar tantos cachorros de uma só vez, a ativista teve que alugar dois imóveis para abrigar os inocentes maltratados, pois já não havia espaço disponível em seu instituto.

Assista ao vídeo / TV Tem

Em rede social, Luisa Mell manifesta a sua repulsa contra a situação de horror que presenciou e pede ajuda para cuidar dos bichinhos resgatados. "Meu coração está despedaçado... não é evidente que ela pede socorro? Não é visível seu sofrimento? É justo submeter animais a tantos maus-tratos e torná-los prisioneiros para obter lucro? Eu não entendo este mundo... mas lutarei sempre para mudá-lo! Nunca imaginei resgatar 1.500 [ao término do resgate o número foi atualizado para 1.700 cães] animais de uma vez! Provavelmente é o maior resgate que já foi feito! Aluguei dois lugares para acomodá-los! Preciso muito da ajuda de todos vocês que se importam!", lamenta indignada a ativista, em post no Instagram.

Mais informações

Assista ao vídeo / Central Luisa Mell

Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais

CNPJ: 21.877.796/0001-35

  • Banco do Brasil - Agência 1817-1 Conta Corrente 120.000-3
  • Bradesco - Agência 1974 Conta Corrente 288-7
  • Itau - Agência 0772 Conta Corrente 09021-3
Instituto Luisa Mell resgata mais de 1,7 mil cães em São Paulo. (Fotos: Polícia Militar Ambiental)

Clandestinidade

A Prefeitura de Piedade informou que o canil Céu Azul não tinha registro municipal. Além deste, a cidade tem pelo menos outros três criadores particulares.

Segundo a assessoria da prefeitura, o único canil legalizado na cidade é o municipal. No entanto, segundo a prefeitura, não é correto afirmar que os outros canis sejam "clandestinos". A prefeitura informou ainda que esses locais são isentos de licença de funcionamento pela Vigilância Sanitária, porém passível de registro e fiscalização do Órgão.

Ainda em nota, a prefeitura disse que de 2017 até o momento não tinha conhecimento do funcionamento do espaço, e que não havia recebido nenhuma denúncia.

O canil Céu Azul está registrado no nome de Nena Miyazaki, com abertura de inscrição estadual em junho de 2008 e tendo como atividade principal a criação de animais de estimação. A reportagem tentou entrar em contato com a empresária, mas ela não foi encontrada para comentar o assunto.

Entenda o caso

O canil Céu Azul funciona em um sítio na Zona Rural de Piedade, no bairro Goiabas, SP. A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima sobre a situação irregular do estabelecimento e, na quarta-feira (13), enviou uma equipe até o local para fazer a averiguação.

Assim, a Polícia Militar Ambiental conseguiu confirmar a denúncia e entrou com o pedido de fechamento do canil. Foi constatado que o local funcionava clandestinamente, com instalações inadequadas, falta de higiene e organização. As baias apresentavam tamanhos improvisados, medicamentos vencidos e o local não possuía um veterinário responsável.

O canil ainda não atendia o código sanitário vigente e demais legislações estaduais e municipais. Mais de 1,7 mil cães, de diversas raças, foram encontrados no local e eram mantidos para reprodução e comercialização (fábrica de filhotes).

Diante da situação, a Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância Sanitária, lavrou auto de infração e de interdição do canil devido as irregularidades constatadas pela Polícia Militar Ambiental.

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações da TV Tem

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Brasil

Comentários

ANA
Por favor nescessito de ajuda ,mudou um ser na minha rua ,ela sai e deixa o cach...
Quinta, 21 Mar 2019, 23:54   
Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...