All for Joomla The Word of Web Design

Orangotangos de espécie ameaçada morrem em incêndios na Indonésia

Incêndios em uma floresta da Indonésia podem ter provocado a morte de um terço dos raros orangotangos de Sumatra que vivem no local, alertaram ambientalistas nesta quarta-feira (28). Segundo eles, o número de animais mortos pode chegar a 100 e todos os demais podem morrer até o final deste ano.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Fogo reduz floresta que abriga maior população de orangotangos de Sumatra. Número de animais na região caiu de 3 mil para apenas 200 em 30 anos.

O vídeo-documentário 'Green: morte das florestas' mostra a orangotango 'Green' recebendo cuidados de veterinário em parque da Indonésia. (Imagem: Al Jazeera)O vídeo-documentário 'Green: morte das florestas' mostra a orangotango 'Green' recebendo cuidados de veterinário em parque da Indonésia. (Imagem: Al Jazeera)

Incêndios em uma floresta da Indonésia podem ter provocado a morte de um terço dos raros orangotangos de Sumatra que vivem no local, alertaram ambientalistas nesta quarta-feira (28). Segundo eles, o número de animais mortos pode chegar a 100 e todos os demais podem morrer até o final deste ano.

A floresta Tripa, na província de Aceh, é lar da maior população dos orangotangos da Sumatra, espécie extremamente ameaçada. Apenas cerca de 200 ainda estão vivos - na década de 1990, este número era de 3 mil. Já a população mundial da espécie é estimada em 6,6 mil, de acordo com ambientalistas.

Foto do início de março mostra um orangotango da Indonésia sendo examinado por veterinários. Ambientalistas acreditam que o fogo pode ter matado um terço dos orangotangos de Sumatra, uma espécie rara. (Foto: AP Photo / Binsar Bakkara)Foto do início de março mostra um orangotango da Indonésia sendo examinado por veterinários. Ambientalistas acreditam que o fogo pode ter matado um terço dos orangotangos de Sumatra, uma espécie rara. (Foto: AP Photo / Binsar Bakkara)

Imagens de dezembro mostram que sobraram apenas 12 mil hectares dos 60 mil originais da floresta de Tripa, disse Graham Usher, da Fundação do Ecossistema Sustentável. Segundo ele, o restante foi desmatado e degradado conforme companhias produtoras de óleo de palma avançam pela floresta - apenas entre 19 e 25 de março, 92 pontos de fogo foram registrados em plantações de palma na região.

"Se ocorrer uma seca prolongada e o fogo continuar, então orangotangos, tigres e ursos que vivem na floresta vão ser exterminados antes do fim de 2012", disse ele em conferência de imprensa.

Ian Sengleton, diretor de conservação ambiental do Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra, concorda: "Não faltam anos, mas apenas poucos meses ou semanas até que esta criatura desapareça. Nós estamos assistindo a uma tragédia global".

Vídeo mostra últimos dias de primata atingido por fogo na Indonésia

Um orangotango fêmea foi resgatado após incêndio em floresta de Sumatra. Gravemente ferida, 'Green' teve que ser sacrificada por veterinários.

Um ensaio visual sobre o desmatamento na Indonésia vivida por um orangotango morrendo cujo habitat foi destruído. (Imagem: Al Jazeera)Um ensaio visual sobre o desmatamento na Indonésia vivida por um orangotango morrendo cujo habitat foi destruído. (Imagem: Al Jazeera)

Um vídeo-documentário exibido pela rede de televisão “Al Jazeera” resume em menos de uma hora os três últimos dias de vida de um orangotango ferido gravemente em incêndio que atingiu uma região de floresta da Indonésia.

De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, a primata batizada de “Green” sobreviveu a uma queimada na Ilha de Sumatra e foi encontrada próximo a um rio.

Assista ao vídeo / Al Jazeera

Ela foi resgatada por agentes ambientais e levada para tratamento em uma reserva florestal. O vídeo, de 48 minutos, mostra imagens intercaladas do animal em uma cama, recebendo tratamentos, com fotos de árvores cortadas no país asiático.

A gravação termina com um barulho de tiro. O orangotango foi sacrificado por tratadores devido a uma hemorragia cerebral, que deixou paralisado o lado esquerdo de seu corpo.

Desmatamento

De acordo com a organização ambiental WWF, o desmatamento tem afetado o país de maneira intensa devido ao aumento da produção de óleo de palma – o país é um dos maiores produtores.

A Indonésia perdeu metade de sua área de florestas nos últimos 50 anos, o que significa uma ameaça à rara espécie primata. Segundo o Banco Mundial, o país é o terceiro maior emissor de CO2 do mundo.

A população de orangotangos na vida selvagem é calculada entre 50 mil e 60 mil espécimes, que são constantemente encontrados em situações de conflito ou de risco próximo a vilas ou cidades.

Com informações do G1

 

Anúncio da APIPA | 09/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo, nosso abrigo passa por situação de emergência. O estoque de RAÇÃO para GATOS está ZERADO e precisamos alimentar 182 bichanos todos os dias. Ajude-nos agora, pois a fome não espera! Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Mundo

Comentários

Gostaria de fazer a doação de uma cachorro. Como faço.
Quarta, 16 Jan 2019, 21:29   
- boa noite
Me mudei recentemente numa casa no Eden, casa do lado tem dois c...
Terça, 15 Jan 2019, 21:09   
ola ,bom dia!
meu nome e Regina Flora ,residente da rua Amalia Fernandes Rodrig...
Quarta, 9 Jan 2019, 8:33   
Senhor Ennio campeão eu quero adotar este dálmata
Terça, 8 Jan 2019, 6:39   
Que tipo devtrataneto
Domingo, 6 Jan 2019, 7:44   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...