All for Joomla The Word of Web Design

Animais e plantas são exterminados pelas queimadas no Piauí

Reservas são destruídas e animais que escapam para as cidades terminam capturados e mortos por criminosos. Milhares de animais desabrigados, afugentados pelas labaredas que se espelham pelo Piauí.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Reservas são destruídas e animais que escapam para as cidades terminam capturados e mortos por criminosos.

Os animais são os que mais sofrem com as queimadas. (Foto: Helder Sousa / Cidadeverde.com)Os animais são os que mais sofrem com as queimadas. (Foto: Helder Sousa / Cidadeverde.com)Milhares de animais desabrigados, afugentados pelas labaredas que se espelham pelo Piauí. Uma quantidade variada de espécies de plantas sendo destruídas aos poucos por uma das maiores secas já vistas na região, que é responsável por um número alarmante de incêndios.

Esta é a situação em que se encontra a fauna e a flora piauiense, ameaçadas com o calor e com a despreocupação humana.

No Piauí, do início do ano até agora, houve um aumento de 72% no número de queimadas em relação ao ano passado, quando foram registrados 10.515 focos incendiários. A terceira semana do mês de setembro foi a pior até agora, onde foram registrados mais de 1.500 focos no estado.

Em Teresina estes números aparecem com maior intensidade, sendo que já passam de 700 os casos de fogo em terrenos baldios ou mato de janeiro até ontem, 18 de setembro. Em todo o ano passado a capital registrou apenas 500 casos de queimadas.

Para o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Manoel Borges, a seca é um dos principais fatores para que se tenha desencadeado os problemas das queimadas. "Nós temos vistos os resultados alarmantes do calor que temos passados estes dias. Esta seca cíclica, que acontece entre 20 ou 15 anos, compromete muito a nossa flora. Os lençóis freáticos e poços têm diminuído o volume de modo alarmante. É preciso apresentar programas de convivências com a seca, para que possamos amenizar os problemas", pensa o superintendente.

Manoel Borges acredita que as causas dos incêndios também podem ir além da seca. Para ele a baixa umidade relativa do ar também pode desencadear incêndios e alerta: "Uma mínima bagana de cigarro pode provocar um enorme desastre, por tanto é essencial que a população se conscientize e procure evitar queimar lixo ou outras coisas neste período".

Além dos problemas com a flora, que acaba sendo devastada pelas chamas, Manoel alerta para a situação dos animais, que acabam desabrigados e invadem as áreas urbanizadas. "A gente pede que toda a população colabore, socorrendo os animais que invadirem a zona urbana. Gostaríamos muito de que entrassem em contato conosco, para que pudéssemos fazer o deslocamento dos animais", pede o superintendente.

Com relação aos caçadores que se aproveitam da fuga dos animais para praticar a caça predatória, Manoel Borges é claro: "Nós temos que cobrar deles que respeitem os animais neste período. E queremos que saibam que se forem pegos fazendo caça predatória durante este período serão punidos conforme a lei estabelece. É necessário que eles se coloquem no lugar dos bichos. É como se eles estivessem desesperados com suas famílias, fugindo de suas casas em chamas", sensibiliza.

Para o Corpo de Bombeiros a situação pode demorar um pouco até ser estabilizada. A previsão é de que, nos Cerrados, as queimadas desapareçam em outubro, época em que começa a chover na região. No Semiárido e na região Norte, os incêndios deverão prosseguir até dezembro, já que o calor é mais insistente.

Polícia Ambiental fiscaliza para proteger animais silvestres no Piauí (vídeo).

Assista ao vídeo / TV Meio Norte

Com informações do Portal O Dia

 

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Boa tarde,Vc é irmã de Irene Sposati?
Sábado, 23 Mar 2019, 17:24   
Boa tarde, tenho interesse, de que cidade você ,é?
Sábado, 23 Mar 2019, 14:18   
ANA
Por favor nescessito de ajuda ,mudou um ser na minha rua ,ela sai e deixa o cach...
Quinta, 21 Mar 2019, 23:54   
Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...