All for Joomla The Word of Web Design

Incêndio no Zoobotânico intensifica sofrimento de animais

Animais confinados no Zoobotânico padecem com incêndio dentro do parque. Incêndio foi controlado na manhã de quarta-feira (17).

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Animais confinados no Zoobotânico padecem com incêndio dentro do parque.

Foto: Geísa Chaves / Cidadeverde.comFoto: Geísa Chaves / Cidadeverde.comO fogo no Parque Zoobotânico de Teresina chegou a ser considerado fora de controle na noite desta terça-feira (16). Os bombeiros encerraram o trabalho às 22h30. Porém, já na manhã de quarta-feira (17), o incêndio foi controlado.

Cerca de 50 animais, entre serpentes, lagartos e preguiças, foram resgatados da mata em chamas. Segundo o veterinário Luciano Lucena, os 50 funcionários do parque estão de sobreaviso, assim como o Corpo de Bombeiros.

O parque tem 137 hectares, que estão sendo monitorados a todo instante para evitar o avanço dos focos.

O local mais afetado foi o recinto onde ficam os macacos. O veterinário explica que os animais só não foram atingidos porque o recinto é em forma de ilha e a água barrou a passagem do fogo.

Fotos: Geísa Chaves / Cidadeverde.comFotos: Geísa Chaves / Cidadeverde.com

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

O incêndio, iniciado há quatro dias, é o pior já registrado nas dependências do Zoobotânico nos seus 38 anos de existência.

Maior incêndio da história do Zoobotânico consome 40 hectares

O Parque Zoobotânico de Teresina, pela primeira vez nos seus 37 anos, entrou no sistema de protocolo de emergência, em que os funcionários se preparam para fazer a retirada total dos animais. Isso aconteceu por conta do maior incêndio de sua história. Ao todo, 40 hectares foram perdidos no incêndio que pode ter sido causado criminosamente.

Ainda no domingo (14), sugiram os primeiros focos de incêndio, que se iniciaram longe da área dos animais e logo foram controlados. Na segunda-feira (15), às 15 horas, os focos de incêndio voltaram a aparecer e se intensificaram, fazendo com que o Corpo de Bombeiros fossem acionados.

Para controlar as chamas, os bombeiros precisaram pôr em prática a técnica do contra-fogo, em que parte da mata ainda não tomada pelo fogo - e localizada entre os animais e o local onde o incêndio acontecia - foi retirada e, em seguida, um outro pequeno incêndio foi iniciado no sentido contrário daquele que já acontecia. Com isso, a queimada não se espalha e consome a mata incendiada rapidamente, minimizando os efeitos do fogo.

Macaco-prego, em meio ao caos (calor intenso emanado das chamas), usa sua inteligência e esperteza para pegar suplemento de água. (Fotos: Assis Fernandes / O Dia)Macaco-prego, em meio ao caos (calor intenso emanado das chamas), usa sua inteligência e esperteza para pegar suplemento de água. (Fotos: Assis Fernandes / O Dia)

Terça-feira (16), os resquícios de incêndio do dia anterior deram início novos focos. Das 10 horas da manhã até o início da madrugada de hoje, o Corpo de Bombeiros teve de controlar o fogo no local.

Os funcionários e mais de 50 voluntários do local chegaram a iniciar o protocolo de emergência. Contudo, não foi necessário retirar os animais do local. Ainda assim, pelo menos 50 animais, que se abrigavam na floresta, precisaram ser retirados. Dentre eles lagartos, serpentes e preguiças. Uma paca que ficou ferida devido ao fogo foi levada a uma clínica veterinária.

A mata queimada pertence à floresta estacional semidecidual, caracterizada por resistir a períodos de fortes chuvas intercalados com estiagens intensas. No local ainda há pequenos focos de incêndio, mas os funcionários e voluntários mantém o fogo controlado. Somente este ano, o Parque Zoobotânico já sofreu cinco incêndios.

Com informações do Cidadeverde.com e Portal O Dia

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...