All for Joomla The Word of Web Design

Ingestão de lixo causa morte de tartaruga no litoral do Piauí

Na tarde do dia 09 de janeiro a equipe do Tartarugas do Delta foi informada sobre a ocorrência de um encalhe de tartaruga verde (Chelonia mydas) viva juvenil com 35,9 cm de carapaça (casco) na praia de Atalaia, município de Luís Correia (PI).

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Na tarde do dia 09 de janeiro a equipe do Tartarugas do Delta foi informada sobre a ocorrência de um encalhe de tartaruga verde (Chelonia mydas) viva juvenil com 35,9 cm de carapaça (casco) na praia de Atalaia, município de Luís Correia (PI). "A informação foi repassada pelo nosso colaborador Ivan que trabalha próximo ao local da ocorrência e realizou os primeiros procedimentos de reanimação, ou seja, deixou o animal com a parte posterior mais elevada para facilitar a saída de água que provavelmente tenha ingerido, quando trazida pela maré", informa o Tartarugas do Delta.

Tartaruga aparece encalhada depois de ingerir uma boa quantidade de lixo, na Praia de Atalaia. (Foto: Tartarugas do Delta)Tartaruga aparece encalhada depois de ingerir uma boa quantidade de lixo, na Praia de Atalaia. (Foto: Tartarugas do Delta)

Ao chegar no local a equipe reforçou a informação para as pessoas que acompanharam a ocorrência (principalmente turístas), sobre a importância de manter o animal fora da água, aplicar as técnicas de animação e observar o comportamento do animal.

Após a aplicação das técnicas de reanimação a tartaruga não apresentou melhora em seu comportamento natatório e chegou a óbito 24 horas depois.

Na proposta de justificar a causa mortis, foi realizada a necropsia e observada a presença de fecaloma (endurecimento das fezes) provocada pela ingestão de lixo.

Essa é mais uma tartarugas que morre por causa da ingestão de resíduos. Dados como esses são registrados em todo litoral brasileiro diariamente.

Como alternativa para contribuir com a redução dessas ocorrências, o Tartarugas do Delta vai intensificar ações educativas em 2013 através de campanhas de limpeza de praia e palestras nas escola. E mesmo sabendo que é um processo lento, ainda sim, acreditamos que a educação ambiental é uma das principais ferramentas para trabalhar a conservação.


Clique nas imagens para ampliá-las

O Projeto Tartarugas do Delta realiza ações de conservação de tartarugas marinhas na região da APA Delta do Parnaíba, através do monitoramento de praia e ações de educação ambiental. A equipe é composta por biólogos, estudantes, voluntários e representantes da comunidade (pescadores e surfistas) que contribuem com os levantamentos de dados sobre as tartarugas marinhas.

Desde 2011, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras e tem como representante jurídico, a Comissão Ilha Ativa (CIA), instituição sem fins lucrativos.

Campanha educativa sobre a temporada reprodutiva da tartaruga no Piauí

A equipe do Projeto Tartarugas do Delta está colocando cartazes educativos sobre o comportamento reprodutivo da tartaruga marinha nos estabelecimentos comerciais e placas sinalizadoras distribuídas em diferentes trechos do litoral piauiense.


Clique nas imagens para ampliá-las

Segundo a Coordenadora Técnica do projeto, Werlanne Magalhães, a proposta é repassar informações sobre as etapas do processo de desova para que os turistas e comunidade local tenham conhecimento sobre a ocorrência de desovas no litoral piauiense que iniciam nesse período de janeiro e se estende até os meses de julho/agosto.

"É importante a comunidade receber essa informação para que possa contribuir no trabalho de conservação realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental", pontuou Werlanne Magalhães.

Com informações do Tartarugas do Delta

 

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...