All for Joomla The Word of Web Design

OAB-PI solicita imediata interdição do Zoobotânico de Teresina

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) ajuizou nesta quarta-feira (9) uma ação civil pública contra o Parque Zoobotânico de Teresina e solicitou a imediata interdição do local, após receber denúncias de maus-tratos aos animais, como confinamento em ambientes inóspitos e uso de remédios vencidos, entre outros.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

OAB-PI pede interdição do Zoo, após denúncias de maus-tratos aos animais, como confinamento em ambientes inóspitos e uso de remédios vencidos, entre outros.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) ajuizou nesta quarta-feira (9) uma ação civil pública contra o Parque Zoobotânico de Teresina e solicitou a imediata interdição do local. O procedimento foi motivado pelas denúncias sobre o funcionamento irregular do parque, como a utilização de medicamentos vencidos e atos de crueldade a animais, que estariam morrendo por falta de tratamento nos ferimentos.

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da OAB-PI, protocolou a ação junto à Justiça Federal. No documento, a entidade solicita a urgência adequação do parque e imediato fechamento do local, enquanto as medidas cabíveis não forem adotadas.

"Enquanto as irregularidades não forem solucionadas, esperamos que os órgãos competentes ajam em tempo hábil. Os animais estão em 2ª e 3ª plano e não podemos permitir que isso aconteça. É preciso que a legislação ambiental seja cumprida", declarou a coordenadora do Núcleo e membro da Comissão, Juliana Paz.

Ao G1, Juliana Paz revelou que as denúncias eram investigadas há mais de um ano pela Ordem e inclusive recebeu provas com fotos, que foram anexadas à ação. Tudo está sendo apurado.

Coordenadora do Núcleo e membro da Comissão, Juliana Paz. Medicamentos dados aos animais estariam vencidos. (Imagens: Ellyo Teixeira / G1 / OAB)Coordenadora do Núcleo e membro da Comissão, Juliana Paz. Medicamentos dados aos animais estariam vencidos. (Imagens: Ellyo Teixeira / G1 / OAB)

"Hoje o local funciona preocupado com o aumento de público e para passar uma imagem aos visitantes, só que na prática é tudo muito diferente. Somente este ano já foram pelo menos 10 denúncias de ONGs contra o parque", disse.

Ao todo 15 irregularidades foram listas na ação, entra elas: a inadequação do tamanho dos recintos, animais enterrados em locais inapropriados, inadequação do armazenamento dos medicamentos, instalação elétrica antiga e desencapada e a inexistência de comprovante do parque com a Filiação dos Zoológicos e Aquários do Brasil.

O G1 procurou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas não obteve retorno sobre o caso. Já o coordenador do Zoobotânico, Renato Uchôa, informou que não recebeu nenhuma documentação da Ordem dos Advogados e que só vai se posicionar após ser notificado oficialmente.

Condeno a cultura da diversão através da dor. Enquanto muitos se divertem, os animais estão presos. Para nós, zoológico nem deveria existir.
Isabel Moura

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Ativista condena existência de zoológicos e apoia interdição

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) é a favor da interdição e contra a existência de zoológicos e quaisquer outras formas de exploração animal com finalidade de entretenimento humano.

Após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) pedir a interdição do Parque Zoobotânico de Teresina, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) se manifestou favorável ao pedido e disse condenar a existência de zoológicos.

Isabel Moura, uma das fundadoras da APIPA, falou ter ficado revoltada com as denúncias de maus-tratos a animais que são confinados no parque. "Condeno a cultura da diversão através da dor. Enquanto muitos se divertem, os animais estão presos. Para nós, zoológico nem deveria existir".

"Infelizmente, não temos condições de lutar contra uma cultura que existe há anos. As pessoas acham bonito levar os filhos para visitar os animais presos. Como não temos condições de mudar de forma imediata, a única alternativa é convencer, aos poucos, a população dos prejuízos para os animais ao ficarem isolados de seu habitat natural", lamentou a protetora.

Com informações do G1

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Tenho um Rotweiler e um Pastor - caso tenha interesse. 9.9902-7821.
Quarta, 20 Mar 2019, 16:45   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...