All for Joomla The Word of Web Design

Cai resolução que restringia serviços do HVU em Teresina

Estudantes, residentes, técnicos e professores do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam uma mobilização contra a resolução que descentralizava os serviços do HVU e conseguem a revogação de tal medida. De acordo com os manifestantes, a resolução do CONSUN restringia os serviços do hospital, que passava a ser apenas ambulatoriais ou clínicos, prejudicando todo o sistema, afetando também serviços essenciais oferecidos à população.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Movimento de professores e estudantes de medicina veterinária da UFPI consegue revogar resolução de Conselho Universitário e mantém status do HVU.

Estudantes, residentes, técnicos e professores do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam uma mobilização, nesta segunda-feira (25), contra a resolução que descentralizava os serviços do Hospital Veterinário Universitário, HVU. De acordo com os manifestantes, a resolução 008/2018 do Conselho Universitário (CONSUN) restringia os serviços do hospital, que passava a ser apenas ambulatoriais ou clínicos, prejudicando todo o sistema, afetando também serviços essenciais oferecidos à população.  O movimento consegue a revogação de tal medida.

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

O Hospital foi inaugurado em 2003 e funciona dentro da Universidade Federal do Piauí como um hospital-escola, viabilizado as aulas práticas para os estudantes de medicina veterinária da instituição e, por conseguinte, oferecendo atendimento para animais de estimação tutelados pelas famílias, sobretudo as de baixa renda, que podem usufruir de tais serviços veterinários com preços reduzidos.

A resolução altera o regimento interno do HVU desmembrando setores como diagnóstico por imagem, laboratórios, reprodução animal e clínicas de grandes animais. A resolução faz com que esses setores passem a ser subordinados diretamente ao Departamento de Clínica e Ciência Veterinária e ao Centro de Ciências Agrárias. Com a resolução, somente a área clínica e de cirurgias de pequenos animais continuam vinculadas ao Hospital, reduzindo-o à classificação de ambulatório ou clínica.

Na prática, de acordo com o professor de veterinária da UFPI, Francisco Lima, os serviços serão reduzidos. "A resolução fere a legislação federal do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que regulamenta os estabelecimentos médicos veterinários, onde é definido o que é um hospital, uma clínica, um ambulatório ou um consultório, de forma que, se isso permanecer, ele deixa de ser hospital para ser ambulatório", define o professor.

"O Hospital foi fundado há 15 anos, conforme a legislação do Conselho Federal. Agora essa resolução desmembrou o Hospital e não há benefícios. O hospital tem que ter algumas estruturas referentes a clínica de cães e gatos, tem que continuar funcionando como hospital. Defendemos que ele não perca o status de hospital. Para isso, a resolução tem que ser revogada, para que o regimento interno seja democrático", acrescentou o docente.

A descentralização dos serviços pode trazer um prejuízo para tutores de animais que não podem pagar por um atendimento médico particular. Os manifestantes também acreditam que os alunos e residentes podem ser penalizados, porque as aulas práticas que são realizadas dentro do Hospital seriam restringidas.

Além disso, os manifestantes querem a aprovação do novo regimento do Hospital que, segundo eles, está parado desde 2016 nas instâncias superiores da UFPI.

UFPI presta esclarecimentos por meio de nota. Confira abaixo.

A administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sempre defende o que é melhor para a Instituição, não acobertando posições pessoais. No caso do Hospital Veterinário Universitário (HVU), a postura não é diferente. Interessa a administração superior o que é melhor para o HVU, para a formação dos novos Médicos Veterinários e dos residentes.
Nesse sentido, recebeu o pedido de anulação da Resolução 008/2018 do Conselho Universitário (CONSUN) e o encaminhou ao referido Conselho. O conselheiro escolhido para relatar a matéria ouviu as partes e, na reunião extraordinária do CONSUN, realizada na tarde de hoje, 25/06, o relator apresentou seu parecer, propondo:

  1. o encaminhamento do pedido de anulação ao Conselho Diretor, instância superior ao CONSUN;
  2. a suspensão da vigência da Resolução 008/2018 e
  3. a retomada da discussão da proposta de resolução apresentada em 2016.

O CONSUN aprovou, na íntegra, a proposta apresentada pelo relator, abrindo, assim, o caminho para chegarmos a uma nova resolução que venha atender, da forma mais justa e ampla possível, os interesses da instituição e da comunidade acadêmica, que devem estar sempre acima de interesses pessoais ou de grupos.

Com informações do Cidadeverde.com

Anúncio da APIPA | 18/SETEMBRO/2018

URGENTE - Falta RAÇÃO no Abrigo da APIPA

Amigos da APIPA, nosso abrigo passa por situação de emergência, o estoque de RAÇÃO está zerado. Ajude-nos agora, a fome não espera! Sobrevivendo somente de DOAÇÕES e sem recursos para pagar funcionários e custear despesas veterinárias, a Entidade suplica por AJUDA. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818.
VEJA POST NO FACEBOOK

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Essas malditas vão queimar no inferno, e que sofram sendo pisadas e chicotadas p...
Terça, 25 Set 2018, 19:10   
Gostaria de mudar meu habito alimentar para vegetariano
Terça, 25 Set 2018, 10:33   
Ja adotou...o cão..
Se ainda nao..me envie fotos por favor
Domingo, 23 Set 2018, 15:56   
Eu odeio cada vez mais a China e todos os que nela habitam.
Quinta, 20 Set 2018, 15:03   
Meu irmao e minha cunhada querem muito um filhote de poodle.. voces tem?
Terça, 18 Set 2018, 14:05   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...