All for Joomla The Word of Web Design

Universidade em Teresina é acusada de experimentos cruéis em cães vivos

A Uninovafapi é acusada de praticar abusos contra cães ao submetê-los a experimentos cruéis. As denúncias são feitas por estudantes e ex-alunos da instituição nas redes sociais. "Eu mesma tive que me retirar de uma aula prática, por conta de dois cachorros que seriam mortos na nossa frente", denuncia uma aluna. "Parem de usar os animais como cobaias!", protesta outra aluna.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A Uninovafapi é acusada de praticar abusos contra cães ao submetê-los a experimentos cruéis. As denúncias são feitas por alunos nas redes sociais da instituição.

A Uninovafapi está sendo bombardeada por acusações de maus-tratos contra cães por utilizá-los em experimentos para um projeto em aulas de anatomia. As denúncias são feitas por estudantes e ex-alunos da instituição nas redes sociais. "Eu mesma tive que me retirar de uma aula prática, por conta de dois cachorros que seriam mortos na nossa frente", denuncia uma aluna. "Parem de usar os animais como cobaias!", protesta outra aluna.

Nesta sexta-feira (24), a Centro Universitário Uninovafapi divulgou em suas redes sociais o cancelamento de um projeto de pesquisa intitulado 'Avaliação Clínica, Toxicológica e Patológica de Cães com Leishmaniose Visceral Tratada com Telurana RF09'. Em nota a instituição explicou que mantinha seis cães, provindos do Centro de Zoonozes de Teresina, diagnosticados com calazar. Os testes aos quais os animais seriam submetidos tinham como objetivo descobrir a cura do calazar.

A decisão ocorreu após inúmeras manifestações de alunos e populares na redes sociais da instituição. “Tendo em vista a manifestação por meio das redes sociais, após deliberação, a direção do Uninovafapi decidiu cancelar o projeto. Não serão realizados procedimentos de nenhuma natureza com os animais”, esclareceu em nota.

Ainda conforme a instituição, o projeto ainda não havia sido iniciado e, portanto, os animais ainda não tinham sido submetidos a nenhum tipo de procedimento, explicou em nota. A faculdade disse ainda, através desta nota, que tomará as devidas providências legais com objetivo de manter o bem-estar dos cães e enfatiza papel social e ambiental da instituição.

Nota emitida pela Uninovafapi

Por meio desta publicação, buscamos esclarecer a situação sobre o projeto intitulado "Avaliação Clínica, Toxicológica e Patológica de Cães com Leishmaniose Visceral Tratada com Telurana RF09". O mesmo ainda não havia sido iniciado e, por conseguinte, os animais ainda não haviam sido submetidos a nenhum tipo de procedimento.

Temos 06 cães, provindos do Centro de Zoonozes de Teresina, diagnosticados com calazar e que estavam sendo mantidos em um ambiente adequado para sua proteção. Tendo em vista a manifestação por meio das redes sociais, após deliberação, a direção do Uninovafapi decidiu cancelar o projeto. Não serão realizados procedimentos de nenhuma natureza com os animais na Instituição.

A partir deste momento, as providências legais serão tomadas visando o bem-estar dos cães. Agradecemos a todos que interagiram, e garantimos que permaneceremos atentos ao nosso papel social e ambiental.

A reportagem do portal OitoMeia entrou em contato com a assessoria da Uninovafapi para que pudesse esclarecer melhor o assunto, no entanto, a instituição disse que não iria se pronunciar. E que valeria apenas o que foi divulgado em nota nas redes sociais. “Nosso pronunciamento é o que está na nota”, limitou-se a informar. A reportagem também falou com a assessoria da Uespi, já que a instituição também estaria envolvida no projeto. Informou que ainda vai se pronunciar sobre o assunto.

Críticas nas redes sociais

A nota publicada pela Uninovafapi desencadeou discussão entre os alunos e internautas. Muitos aproveitaram a ocasião para fazer denúncias, relatando casos de abusos contra cães cometidos pela instituição em sala de aula. “Infelizmente eu tive que participar dessas aulas e ver cães presos, bonitos e saudáveis por vários dias às vezes esperando seu dia. É ridícula essa situação e altamente traumatizante também, ao menos pra mim como aluna”, protestou uma. Uma ex-estudante da faculdade lamentou nos comentários: “Meu Deus! Nunca imaginei que uma instituição desse porte teria a capacidade de usar de um ser tão indefeso como os cães para tamanha crueldade. Juro que me envergonho de ter me formado por uma instituição dessa!”.

Repúdio dos Protetores de Patinhas

Entre as várias entidades que protegem os animais em Teresina, a ONG 'Protetores de Patinhas' também utilizou de suas redes sociais para criticar e divulgar uma nota de repúdio ao uso de animais vivos em experimentos. “Esses animais serão utilizados vivos, irão sofrer experimentos como se não sentissem dor, logo em seguida serão eutanasiados, sabe Deus de que forma. Estamos falando de vidas, animais não são peças descartáveis, estamos falando de dor e sofrimento. Art. 32 leis de crimes ambientais: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. ISSO É CRIME! A Uninovafapi precisa parar”, diz postagem da entidade (íntegra abaixo).

 

NOTA DE REPÚDIO ⚠️ O uso de animais como cobaias para pesquisas científicas ou fins didáticos em universidades é de...

Publicado por Protetores de Patinhas em Quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Como denunciar a crueldade

Com informações do OitoMeia

Anúncio da APIPA | 03/NOVEMBRO/2018

Ajude agora! Falta JORNAL no abrigo da APIPA

Amigos, estamos sem jornal no nosso abrigo. Precisamos, com urgência, deste item de primeira necessidade. Ajude-nos agora, sem jornal não há vida digna no abrigo. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818..
Confira Post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Gostaria de adotar um filhote de poodle...
Desde já agradeço.
Quinta, 8 Nov 2018, 16:07   
Boa noite! Estou doando um rotiwiller, de 8 anos em perfeita saúde, pois minha f...
Domingo, 4 Nov 2018, 22:07   
Minha vizinha mantém um cachorro preso 34 horas por dia ele faz barulhos ensurde...
Domingo, 4 Nov 2018, 6:34   
Oi onde eu encontro vocês em Sorocaba
Pois tenho uma denuncia a fazer perto de...
Sexta, 2 Nov 2018, 20:37   
Queria um filhote de gato que seja macho. pode ser qualquer raça.
Sexta, 2 Nov 2018, 17:05   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...