All for Joomla The Word of Web Design

Marsha: 21 de setembro ursa deixa Teresina em voo da FAB

Encarceramento de Marsha no zoo de Teresina aproxima-se de seu fim. Ursinha, que sempre vivenciou padecimento físico e mental por conta da impiedosa escravidão e aprisionamento impostos por humanos sádicos, experimenta agora os últimos momentos das agruras desta terrível exploração.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Encarceramento de Marsha no zoo de Teresina aproxima-se de seu fim. Ursinha, que sempre vivenciou padecimento físico e mental por conta da impiedosa escravidão e aprisionamento impostos por humanos sádicos, experimenta agora os últimos momentos das agruras desta terrível exploração.

Finalmente, estamos prestes a conhecer um novo capítulo na vida da ursa Marsha. A despedida do Piauí acontece na próxima sexta-feira, dia 21, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O traslado contará com equipes do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos e da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA).

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Ativistas importantes como a piauiense Carolina Mourão (presidente da CBPA) e a atriz Alexia Dechamps vão participar desta ação história, que pode também contar com a presença, ainda não confirmada, da nossa ilustre ativista Luisa Mell, conhecida nacionalmente por sua incansável luta em defesa dos animais.

"A equipe será formada por veterinários, biólogos e por todos nós da sociedade civil organizada. Foram anos de batalha para a conquista do entendimento de que a ursa tem a necessidade biológica de sair, embora sejamos gratos ao Piauí pelo acolhimento durante os últimos anos, desde que a ursa foi retirada de uma situação terrível de um circo, onde ela era obrigada a pedalar no picadeiro e ficar numa grade quase do tamanho dela", disse Carolina Mourão, presidente da CBPA.

"A gente é grato ao Piauí, mas sobre as altas temperaturas, nada podemos fazer. Como surgiu a possibilidade dela ser transferida, entramos nesse período de tentativa. No início, o Governo do Piauí não entendeu essa necessidade da ursa, mas isso foi superado. Está chegando a hora. É um momento de vanguarda pro Brasil ambiental, animalista e pro próprio Piauí. Realmente é um alinhamento inédito entre sociedade, governo zoológico, santuário e estamos chegando para concluir a missão", acrescenta Mourão.

Questões envolvendo a transferência da ursa já se arrastam por quase dois anos, sendo motivo de mobilizações nacional e internacional com grande repercussão nas redes sociais.

"Não sei descrever esse momento de felicidade que eu e todos que se preocupam com os animais estávamos esperando. Que bom que conseguimos, principalmente, nesse momento onde os termômetros em Teresina estão marcando mais de 40º. A transferência é uma grande vitória na defesa dos direitos dos animais", comemora Juliana Paz, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PI.

Detalhes do transporte

Após cerca de um ano e meio de negociações envolvendo diversos profissionais, políticos, artistas e ativistas do Piauí, São Paulo, Brasília e outros estados, Marsha finalmente será transferida para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, São Paulo.

O santuário há 27 anos faz um trabalho muito conhecido em todo o país especialmente por resgatar e manter grandes felinos, entre outras espécies. O local é rodeado por floresta nativa e tem temperaturas consideravelmente mais baixas do que o Piauí, o que será um grande alívio para Marsha.

Toda a logística de transferência da ursa do Piauí para São Paulo tem envolvido dezenas de profissionais e ativistas. Uma equipe de pelo menos 10 pessoas estará diretamente envolvida acompanhando a ursa do Piauí até São Paulo.

O documento que permite o transporte de Marsha foi conseguido na última quinta-feira (6), véspera de um feriado prolongado. Imediatamente, a equipe do santuário iniciou todo o processo de encaixar as agendas dos profissionais envolvidos, especialmente a de um médico-veterinário experiente e de confiança do Rancho dos Gnomos que acompanhará tudo de perto.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está apoiando o traslado de Marsha disponibilizando um avião de carga e toda sua tripulação. A Porto Seguros, como fez em outros resgates envolvendo o Rancho dos Gnomos, dará todo o apoio logístico por terra (do aeroporto até os locais de saída e de destino). O Instituto Luisa Mell fez uma generosa doação para adaptação de um recinto que servirá como primeira casa de Marsha dentro do Rancho dos Gnomos.

O data do transporte está definida para a próxima sexta-feira, 21 de setembro. Como é possível imaginar, não é algo que pode ser programado de um dia para outro porque envolve muitas variáveis e tudo precisa ser feito da melhor forma visando o bem-estar de Marsha.

Outros detalhes do transporte de Marsha deverão ser anunciados nos próximos dias.

Com informações do Bicharada e Vista-se

Anúncio da APIPA | 22/JANEIRO/2019

Ajude agora! Falta RAÇÃO para GATOS no Abrigo da APIPA

Amigo da APIPA, nosso abrigo está sem estoque de RAÇÃO para GATOS (quase ZERADO) e precisamos alimentar mais de 230 bichanos (adultos e filhotes). Ajude esses inocentes para que o alimento não lhes falte, fazendo a sua doação de RAÇÃO para GATOS agora, pois a fome não espera! Informações com Isabel (86) 99951-0201 e Jane (86) 99924-1818.
Veja post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Bom dia, Luciana. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 9:00   
Bom dia, Aline. Infelizmente não temos mais vaga.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:59   
Bom dia, Alexandre! Temos sim. Venha nos visitar e conhecer o nosso abrigo.
Quinta, 21 Fev 2019, 8:53   
Bom dia, eu nao moro no Brasil e ja estou proximo a viajar para o exterior,???
...
Quinta, 14 Fev 2019, 15:42   
Vcs estão tendo filhote de 6 meses medio porte ou grande porte, pode ser médio p...
Quarta, 13 Fev 2019, 8:49   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...