All for Joomla The Word of Web Design

Ursa Marsha é salva do zoo de Teresina e segue para santuário em SP

A Ursa Marsha deixou o Zoobotânico de Teresina e embarcou, na tarde desta sexta-feira (21), com destino ao santuário Rancho dos Gnomos, no município de Joanópolis, em São Paulo. A transferência do animal, que ficou conhecido como a 'ursa mais triste do mundo', teve início por volta das 12h e foi realizada por uma equipe de biólogos, veterinários e ativistas.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Ursinha Marsha, agora Rowena, é retirada de zoo e segue para nova vida em santuário. Operação de resgate é realizada por uma equipe de biólogos, veterinários e ativistas.

A Ursa Marsha deixou o Zoobotânico de Teresina e embarcou, na tarde desta sexta-feira (21), com destino ao santuário Rancho dos Gnomos, no município de Joanópolis, em São Paulo. A transferência do animal, que ficou conhecido como a 'ursa mais triste do mundo', teve início por volta das 12h e foi realizada por uma equipe de biólogos, veterinários e ativistas.

Assista ao vídeo / TV Clube

Para realizar a transferência, foi montada uma operação que contou com uma jaula especial climatizada e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar Marsha. Segundo a proprietária do rancho, Sílvia Pompeu, foram tomados cuidados para que a ursa faça a viagem acordada e sem uso de sedativo.

"Respeitando a idade avançada dela, o clima extremamente quente e a movimentação toda. O anestesista veio para o caso de alguma urgência ele atuar", explicou.

Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, Marsha viaja mais de três horas de estrada até o santuário. Lá ela ficará em um recinto provisório com piscina e caverna até a construção de um lar definitivo através de doações.

"Nossa equipe de veterinários já está em contato com a equipe do Zoobotânico para pegar o prontuário dela e a partir daí elaborar um plano de alimentação e adaptação dela em um novo recinto, um novo espaço, com uma temperatura bem mais amena para ter o restinho de vida dela em uma condição mais confortável", afirmou Marcos Pompeu.

Zoológico

Por mais de duas décadas Marsha foi explorada no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A equipe de funcionários que cuidava da ursa no Zoobotânico acompanhou a transferência emocionada. "Eu cuido dela desde que ela chegou. Tenho muitas lembranças boas dela. Quando ela chegou estava com muitos sinais de maus-tratos do tempo dela no circo e aqui ela era muito bem cuidada", contou Raimundo Rodrigues.

"Ela é muito inteligente. A gente fica triste, porque a gente tinha contato todo dia, era mesmo que ser da família da gente", desabafou o cuidador.

Em novembro do ano passado, a história de Masha ganhou notoriedade no Brasil e no exterior por conta de uma petição online que pedia sua transferência, alegando que a permanência da ursa no Piauí seria prejudicial à saúde devido às altas temperaturas.

Na época, a Justiça permitiu a transferência, mas uma decisão seguinte suspendeu o processo até ter a certeza de que a ursa suportaria a viagem. Em agosto deste ano, especialistas da Associação Brasileira de Zoológicos confirmaram a possibilidade da transferência de Marsha.

Fotos: Jane Haddad/Roseli Pizzigatti Klein/Teresa Britto/Facebook | Marcelo Cardoso/GP1 | Andrê Nascimento/TV Clube

Operação de resgate

A operação de resgate que salvou a ursa Marsha do Zoobotânico de Teresina durou cerca de 3 horas. Na tarde desta sexta-feira a ursa entrou na jaula climatizada que foi preparada para o seu transporte até Joanópolis, onde fica o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Para que a desconfiada ursinha entrasse na jaula foi necessário silêncio total no local e foram usados cenoura e mel para atraí-la, e uma essência floral também foi borrifada para acalmá-la. Em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), Marsha deixa Teresina com destino a Guarulhos, em São Paulo, de onde segue para o Santuário em transporte terrestre.

Para o fundador do santuário, Marcos Pompeu, o processo de resgate foi um sucesso. “É um processo que nós já realizamos há anos. Nós temos 27 anos trabalhando com resgate de animais. Nesse caso, toda essa logística de acoplar a nossa carreta ao recinto dela. Deu tudo certo, foi um sucesso. Ela entrou na carreta já de pronto sem sedação e agora é o procedimento de embarque, na aeronave e embarcar para São Paulo fazendo a viagem de volta. Nós temos toda uma preparação tanto a nível energético como a nível físico dela. Nós utilizamos a alimentação que ela mais gosta, então isso funcionou também e foi perfeito”, afirmou.

Questionado sobre as melhorias que o santuário irá trazer para a Ursa, Marcos destacou que o clima ameno da serra trará qualidade de vida a Marsha. “Eu acho que o clima é o maior ponto. O outro ponto é que ela vai estar em meio às montanhas, Serra da Mantiqueira, um local arejado. Então só isso basta para ser o motivo da transferência. Então a gente acredita que a Marsha vai ter um finzinho de vida em uma qualidade melhor em se tratando de vida”.

Para a presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, o resgate da Ursa Marsha foi um marco histórico mundial. “É um evento mundial de importância mundial, não somente nacional. O mundo inteiro está observando se a gente é capaz desse ato de solidariedade, de colaboração entre sociedade, estado, governo, rede social, zoológico e santuário. É um alinhamento raro, muito difícil, que o Piauí conquistou na frente de outros estados. Então a gente passa a administrar uma crise como uma oportunidade, inclusive para o próprio governo e para quem achava que isso seria ruim para o Piauí. Não, uma transferência dessa é uma excelente notícia, é um ato mesmo ambiental, é um observatório mundial essa situação. Então parabéns Piauí, parabéns a todos vocês da rede social, cada um que clicou, que balançou, que compartilhou, que torceu. Sem vocês isso não teria acontecido”, relatou emocionada.

Um novo nome

A partir do momento em que a Ursa Marsha, que ficou conhecida nacionalmente como a ursa mais triste do mundo, entrou na carreta de resgate do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, já recebeu um novo nome: Rowena.

Segundo uma das fundadoras do santuário, Silvia Pompeu, o nome significa “energia de luz”. “O nome dela a partir de agora que entrou na carreta do rancho é Rowena. Não é mais Marsha porque a gente está oferecendo para ela uma vida nova, é tudo novo para ela, é uma nova etapa da vida dela. O nome Marsha é agregado a todo sofrimento que ela passou em circo, todos esses anos. Hoje ela se chama Rowena”.

A ativista Luisa Mell

Luisa Mell é uma das mais notáveis ativistas da causa animal no Brasil, fundadora do Instituto Luisa Mell, uma organização que atua no resgate e assistência a animais vítimas de maus-tratos. Juntamente com a atriz Alexia Dechamps e a ativista piauiense Carolina Mourão, Mell acompanha e participa do resgate da Ursa Marsha em Teresina, ocasião em que falou da emoção de compartilhar deste momento.

“É uma grande emoção, mas eu fico muito apreensiva porque a gente tem uma lógica que a primeira parte foi concluída com muito sucesso. Ela realmente entendeu que a gente veio ajudar. Eu sempre acho que os animais entendem tudo. Agora a gente tem uma viagem longa, primeiro até São Paulo, depois até Joanópolis, então eu só vou comemorar quando ela tiver no recinto que o Instituto Luisa Mell construiu, graças a todo mundo que me ajuda e a gente pode ajudar também outras ONGs e outros animais”, finaliza.

Assista a um resumo da história da ursa Marsha (Rowena) em 9 minutos, por Vegflix (vídeo).

Assista ao vídeo / Vegflix

Com informações da TV Clube e GP1

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

ANA
Por favor nescessito de ajuda ,mudou um ser na minha rua ,ela sai e deixa o cach...
Quinta, 21 Mar 2019, 23:54   
Oi queria saber se vcs resgata animais que estão sendo maltratados,minha visinha...
Quinta, 21 Mar 2019, 14:56   
Bom dia, você é de qual cidade? Tenho interesse!
Quinta, 21 Mar 2019, 10:31   
Me ajudem por favor.
Quinta, 21 Mar 2019, 0:30   
Olá Boa noite! Eu tenho um cãozinho e ele ta fomitando demais... Queria a ajuda ...
Quinta, 21 Mar 2019, 0:29   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...