All for Joomla The Word of Web Design

Campanha antirrábica 2018 em Teresina começa no próximo sábado

A vacinação no perímetro urbano de Teresina terá 2 etapas, começando neste sábado (3) pelas zonas Norte e Leste, das 8h às 17h. A campanha será concluída no sábado seguinte (10), quando serão vacinados os cães e gatos das zonas Sul e Sudeste.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

A vacinação no perímetro urbano de Teresina terá 2 etapas, começando neste sábado (3) pelas zonas Norte e Leste, das 8h às 17h. A campanha será concluída no sábado seguinte (10), quando serão vacinados os cães e gatos das zonas Sul e Sudeste.

Começa no próximo sábado (3) a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Teresina. Nesta primeira etapa, que abrange as zonas Norte e Leste da capital, 133 postos de vacinação estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos a partir dos três meses de idade.

Assista ao vídeo / TV Cidade Verde

Assim como foi feito no ano passado, os dias foram divididos por questões de logística, sendo que as zonas Sul e Sudeste serão contempladas no sábado seguinte, 10 de novembro. “Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Oriana Bezerra alerta para que os animais sejam levados ao posto de vacinação por pessoas adultas que tenham a capacidade de contê-los no momento da vacina. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte. Por isso fazemos essa ressalva”, esclarece a gerente.

A gerente orienta ainda que seja dada preferência aos horários em que o Sol não esteja muito quente, para evitar estresse ou um possível dano à saúde dos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, então se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”.

Os postos de vacinação cão funcionar das 8h às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foram imunizados 122.446 animais. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, finaliza Oriana.

Locais de vacinação das zonas Norte e Leste

2ª Etapa - sábado, 10 de novembro

Animais das zonas Sul e Sudeste de Teresina devem ser vacinados no próximo sábado, 10 de novembro. Ao todo, 129 postos estarão imunizando cães e gatos durante todo o dia nas duas regiões da cidade.

Locais de vacinação das zonas Sul e Sudeste

Raiva

A raiva é uma zoonose causada por um vírus, podendo ser transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.

Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, pois são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás, morcegos, entre outros.

O último caso de raiva constatado num ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina no município foi em 2011, em um cão proveniente do interior do Estado, cujo tutor é residente de Teresina.

ADOTE UM ANIMAL CARENTE!

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Com informações do Portal PMT

Anúncio da APIPA | 03/NOVEMBRO/2018

Ajude agora! Falta JORNAL no abrigo da APIPA

Amigos, estamos sem jornal no nosso abrigo. Precisamos, com urgência, deste item de primeira necessidade. Ajude-nos agora, sem jornal não há vida digna no abrigo. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818..
Confira Post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • NENHUM COMENTÁRIO POSTADO
    SEJA O PRIMEIRO!

Últimas No Piauí

Comentários

Australia is faring somewhat better, and also this in no http://focoeconomico.or...
Quarta, 14 Nov 2018, 8:25   
Gostaria de adotar um filhote de poodle...
Desde já agradeço.
Quinta, 8 Nov 2018, 16:07   
Boa noite! Estou doando um rotiwiller, de 8 anos em perfeita saúde, pois minha f...
Domingo, 4 Nov 2018, 22:07   
Minha vizinha mantém um cachorro preso 34 horas por dia ele faz barulhos ensurde...
Domingo, 4 Nov 2018, 6:34   
Oi onde eu encontro vocês em Sorocaba
Pois tenho uma denuncia a fazer perto de...
Sexta, 2 Nov 2018, 20:37   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...