Nas localidades rurais de Teresina a vacinação antirrábica vai dividir-se em duas etapas, iniciando neste sábado (24) e sendo concluída no sábado seguinte, 1º de dezembro. A vacina é o único meio de prevenção contra a raiva, que é uma zoonose fatal.
A etapa rural de vacinação contra raiva em cães e gatos em Teresina inicia neste sábado, 24, nos povoados das zonas Norte e Leste. No dia 1º de dezembro é a vez dos povoados das zonas Sul e Sudeste. A etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatos foi concluída no dia 10 de novembro. Foram vacinados 115.189 animais, ultrapassando a meta de 113.714, ou seja, 101,3% de cobertura.
“Todos os responsáveis por animais, principalmente de sítios, solicitamos que as pessoas prendam esses animais para que no momento que as equipes de vacinação passarem por essas propriedades os animais recebam a vacina, para proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente se tratando de zona rural, onde também temos animais silvestres, que habitam naturalmente essas localidades”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo responsável é residente de Teresina.
Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.
CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.
Com informações do Portal PMT
Postar comentário