All for Joomla The Word of Web Design

Guarda Responsável de Animais

Veja algumas informações úteis para você cuidar melhor de seu pet. Conheça os princípios básicos da Guarda Responsável de Animas de Estimação.
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Veja algumas informações úteis para você cuidar melhor de seu pet. Conheça os princípios básicos da Guarda Responsável de Animas de Estimação.

Antes de tutelar um animal, isto é, ter um pet sob sua guarda, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos disponíveis para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados. Ninguém é obrigado a ter animal de estimação, entretanto, ao fazer esta escolha assume-se as responsabilidades pelos cuidados necessários a seu bem-estar. Este é um princípio básico da Guarda Responsável.

Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Prefira sempre adotar a comprar um animal. Ao adotar um animal, luta-se não só contra o abandono, mas contra o comércio de animais praticado por criadores, que se perfaz à custa de extrema crueldade. É preciso ter consciência de que adquirir um animal de criador implica, necessariamente, patrocinar o abusivo comércio de animais.

Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, tamanho, peculiaridades, espaço físico. Escolha o animal que possua características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço de que dispõe e com os seus próprios hábitos.

Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.

Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Banhe-o, escove e exercite periodicamente. Vacine-o anualmente contra raiva a partir dos 4 (quatro) meses de idade. E contra as demais doenças (vacina V8), a partir dos 60 (sessenta) dias de vida.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado. Não o abandone em caso de doença, de idade avançada, de viagem, de agressividade ou em qualquer outra hipótese.

Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características. Jamais o submeta a maus-tratos, nem sob o pretexto de educá-lo.

Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado. Passear com o animal é importante para que ele se exercite, mantendo-o sempre preso à coleira e à guia para evitar fuga, atropelamento, ataques a outros animais, etc.

Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.

Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle de procriação e não tem contra-indicações. Providencie para que seja o animal, macho ou fêmea, esterilizado a partir dos 5 (cinco) meses de idade, para evitar crias indesejadas que resultam em abandono e em superpopulação de animais.

Dê afeto e atenção ao animal. Proporcione-lhe conforto e espaço adequado. Áreas descampadas, estacionamentos e garagens não são recomendáveis para animais. Amenize-lhe a sensação de frio, por meio de roupas e cobertores. Animais sentem frio tanto quanto os humanos.

Vamos destacar as medidas essenciais para se ter um pet em casa e mantê-lo com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Confira os 9 tópicos descritos abaixo.

  1. Responsabilidade
    Animais não são brinquedos, e os cuidados básicos de abrigo, alimentação e carinho são fundamentais para o bem-estar e saúde dos pets. Portanto, antes de levar um novo amigo para casa, certifique-se de que terá condições físicas, mentais e financeiras de lidar com as exigências implícitas na 'guarda responsável' de animais domésticos.
  2. Escolha certa
    Levar para casa o animal que mais combina com você e a sua família é outro ponto crucial para que o pet possa viver com qualidade e, por isso, é importante que o futuro tutor pesquise e se informe bem sobre as principais características do animal, incluindo personalidade, nível de energia, necessidade de espaço (em função do porte, principalmente) e possíveis complicações de saúde comuns em algumas raças de animais (recomendamos que adote animais dos abrigos - evite comprá-los, para não fomentar o comércio cruel de vidas inocentes).
  3. Alimentação
    Uma dieta de qualidade e água fresca e limpa são itens que jamais podem faltar para um novo cão ou gato. Por isso, marcar uma consulta com um médico veterinário e seguir as suas instruções em relação a uma alimentação adequada e balanceada (de acordo com a idade, a raça e o porte do pet) são medidas essenciais.
  4. Higiene
    O ambiente em que o animal de estimação vive ou circula deve estar sempre limpo, sendo que quesitos como conforto e abrigo das mudanças climáticas (sol, chuva, vento, etc.) também devem ser levados em consideração. A frequência de banhos recomendada pelo veterinário também deve ser seguida para evitar problemas desenvolvidos em função do acumulo de sujeiras – e lembrar-se de recolher as necessidades feitas pelo pet nas ruas também é importante, já que os cuidados com a higiene não devem ser restritos ao ambiente do lar.
  5. Consulte sempre um veterinário
    Assim como os humanos necessitam de check-ups para manter a saúde em dia, os animais também precisam de consultas periódicas com um médico veterinário para garantir o bem-estar e o corpo saudável – e cabe ao tutor do pet providenciar esses cuidados.
  6. Identificação
    Embora possa parecer uma garantia pouco segura, o uso de plaquinhas de identificação no pescoço de cães e gatos é essencial para evitar problemas e surpresas em relação ao sumiço de animais de estimação. A colocação de microchips sob a pele do animal (que levam todos os dados do animal e de seu tutor) também é recomendada, facilitando a descoberta da localização do pet em casos de perda.
  7. Castração
    Caso a criação de diferentes filhotes não seja do desejo do tutor, a castração é a melhor opção. Esta providência pode ajudar a prevenir uma série de doenças e problemas bastante graves para a vida de cães e gatos, incluindo a piometra (inflamação do colo do útero), no caso de cadelas, e o câncer de mama. Além disso, a castração também pode auxiliar a diminuir e controlar alguns comportamentos agressivos ou instintivos de cachorros e gatos não-castrados, como a marcação de território e brigas entre pets.
  8. Diversão
    Cuidar da saúde dos animais não envolve, apenas, visitas ao veterinário, sendo importante lembrar que brincar e se divertir com o animal (dando-lhe atenção, carinhos e passando momentos de lazer ao seu lado) também é fundamental para a saúde física e mental do pet, pois ajuda o bichinho a se manter saudável e mais sociável.
  9. Cuidado
    Ressaltando a necessidade de muita atenção e cuidado com os bichinhos de estimação, destacamos a importância de seguir os preceitos da 'guarda responsável' na hora de levar um novo amigo para casa – lembrando que todo o carinho dado ao animal será retribuído alegremente, e que toda a família deve estar de acordo com essa adição e comprometida a trabalhar em harmonia para ajudar a cuidar do pet como ele merece. Lembre-se que o animal adotado passa a ser também um membro de sua família.

Confira, abaixo, vídeo da bióloga Luiza Cervenka sobre campanha lançada pelo CRMV-SP contra o abandono de animais (QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA). Também conscientiza tutores de animais acerca da GUARDA RESPONSÁVEL e alerta para os problemas decorrentes do abandono.

Assista ao vídeo (por Luiza Cervenka)

Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

CNPJ: 10.216.609/0001-56 | APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI)
Teresina, PI - CEP 64073-167 - (86) 98846-8020 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - MAPA
Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados.

Anúncio da APIPA | 03/NOVEMBRO/2018

Ajude agora! Falta JORNAL no abrigo da APIPA

Amigos, estamos sem jornal no nosso abrigo. Precisamos, com urgência, deste item de primeira necessidade. Ajude-nos agora, sem jornal não há vida digna no abrigo. Mais informações com Isabel Moura (86) 99951-0201 e Jane Haddad (86) 99924-1818..
Confira Post no Facebook

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

termos e condições.
  • Jose Rafael Santos

    Boa tarde, gostaria de saber como faço para registrar o meu papagaio !

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa

    Bom dia..minha gatinha teve 6 filhotinhos..a coisa mais linda..dois pretinhos ..um branco..dois branco com cinza..um branco...Estou doando se alguem tiver interesse...fico agradecida

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • lyeldaglinialinharesfagundes

    me ajude por favor meu cachorro betoven foi atropelado e esta muito mal e ele esta precisando ser internado mais nao temos condicoes financeiras de custiar o tratamento meu amado cachorrinho porfavor nao deixe ele morrrer a mingua eu nao aguento ver meu bincho sofrer tanto a moto passou por cima das costela dele e ele esta se tremendo sdemais me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • evanildes martins aguiar

    Oi me chamo evanildes sou apaixonada por cães queria adotar um como faço?já tenho um,mad morro de vontade de ter outro.moro no bairro macaúba.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • benilda

    gostaria muito de adota um cachorro de porte medio ja crio um o nome dele e mamute e dostaria de ter outro comigo casa com espaso para dar amor e carinho

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • fabiana

    Eu queria adotar um cachorro tbm de porte medio+ tenho uma duvida se quando a gente adota precisa paga alguma coisa e

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • aline reis

    Oi me chamo aline tenho 30 anos,gostaria de adotar um gato, e um cachorro de porte medio? Moro no dirceu e tenho outro cão que tem 11 anos de vida. O animal é castrado?

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa


    respondendo para  aline reis

    Aline Reis tenho 6 gatinhos ..lindos...so tem dez dias de vida...todos com olhos azuis..se vc tiver interesse e so me passar um contato...estou doando...

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • W. Portela


    respondendo para  aline reis

    Aline, faça uma visita ao abrigo da APIPA para conhecer cães e gatos carentes que esperam por adoção. Veja o endereço:

    APIPA - Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais
    Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à NOVAFAPI) - Teresina-PI - CEP: 64073-167 - Fones: (86) 3081-9670 / 8846-8020 Email: apipa10@apipa10.org - CNPJ: 10.216.609/0001-56
    Horário de visitação: das 14 às 16 horas, todos os dias.

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Rogerio lima


    respondendo para  W. Portela

    Oi bom dia...sou novo morador nesta capital e gosto muitissimo de animais ....quero tambem adotar alguns e gostaria de saber qual o procedimento...quero conhecer melhor a APIPA e saber se fica aberto todos os dias inclusive domingo...moro no bairro bom principio ..zona sudeste....gostaria de saber como chegar até o local ...De antemão agradeço.rogerio.fer.lima@hotmail.com

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:
  • Luisa


    respondendo para  Rogerio lima

    Bom dia Rogerio tenho 6 gatinhos filhotes...dez dias de vida...se vc tiver interesse..me responda ou repasse um contato

    Selecionar e copiar URL:
    Compartilhar nas redes:

Mais Recentes

Comentários

Australia is faring somewhat better, and also this in no http://focoeconomico.or...
Quarta, 14 Nov 2018, 8:25   
Gostaria de adotar um filhote de poodle...
Desde já agradeço.
Quinta, 8 Nov 2018, 16:07   
Boa noite! Estou doando um rotiwiller, de 8 anos em perfeita saúde, pois minha f...
Domingo, 4 Nov 2018, 22:07   
Minha vizinha mantém um cachorro preso 34 horas por dia ele faz barulhos ensurde...
Domingo, 4 Nov 2018, 6:34   
Oi onde eu encontro vocês em Sorocaba
Pois tenho uma denuncia a fazer perto de...
Sexta, 2 Nov 2018, 20:37   
Parceiros Colaboradores
  • Restaurante Tomato
  • Pet House
  • Pet of Dreams
  • Criar Centro Veterinário
  • JC Adestrador
  • Clin Pet Veterinária

Newsletter

Assine a nossa Newsletter para receber os informativos da APIPA.
Cadastre-se agora. É gratuito!

Seja um sócio da APIPA

Associando-se à APIPA você vai estar praticando uma importante ação em benefício dos animais desprotegidos.

Seja um voluntário da APIPA

Venha colocar em prática as suas habilidades e o seu talento, em benefício dos animais carentes. Saiba como...